Skip to content

Moeda e Belo Vale em um único dia: Dicas para um Bate e Volta

A cidade de Moeda faz parte da Estrada Real e está localizada a aproximadamente 63km de Belo Horizonte (BH). A curta distância entre as duas cidades contribui para fazermos uma viagem bate e volta. Além da beleza natural que nos possibilita o ecoturismo, Moeda também é procurada por quem busca turismo cultural e radical.

Encontre hospedagens em Belo Horizonte!

Este texto faz parte de uma série de publicações de blogueiros de viagem com o tema “Viagens bate e volta”. Às vezes vale a pena dar aquela esticada em uma cidade vizinha. Sobre destinos em outros estados, confira também o post do blog Pelo mundo com Manu sobre 5 destinos para bate-volta a partir de Vitória.

Cidade de Moeda em Minas Gerais.

Visitei Moeda em Outubro de 2018 com meu namorado e uma amiga. Foi uma viagem que me trouxe belas surpresas! Além de Moeda fui até Belo Vale, que fica a cerca  de 14km de Moeda, não foi planejado ir a Belo Vale, mas como vi que ia dar tempo resolvi esticar um pouco. Vou contar pra vocês como foi esse dia e dar dicas para você aproveitar melhor esse passeio.

Como Chegar

O principal acesso a cidade de Moeda saindo de BH é pela BR 040 e a rodovia Paulo Alves do Carmo. Consegui chegar com a ajuda do google maps sem dificuldades. Assim que saímos da BR 040 começamos a descer a serra e a paisagem mudou completamente, é nítida a mudança de clima. A estrada é muito bonita, com muitas árvores e montanhas em volta.

Chegando em Moeda, parei no Centro da cidade para fazer um lanche e tirar umas fotos. O clima é típico de cidade de interior, as pessoas nos cumprimentaram, puxaram conversa e nos deram dicas para aproveitar a cidade.

Moeda

Visitei a Estação Ferroviária  de Moeda que foi inaugurada em 1919. A cidade foi se desenvolvendo ao redor da Estação. Hoje a Estação está desativada. Dizem que foi transformada em biblioteca. Como fui em um sábado ela estava fechada, não deu para confirmar essa informação.

Estação de trem de Moeda-MG
Estação Ferroviária  de Moeda, inaugurada em 1919.

 

Resolvemos visitar a Cachoeira do Paiolinho que fica  em uma propriedade privada a uma distância de 15km do Centro. Para chegar até ela seguimos sentido Pessegueiro até o Vale das Cachoeiras, fomos pedindo informações e não tivemos dificuldades de chegar; todos conhecem essa cachoeira. No caminho para cachoeira passamos por um Pontilhão. Tive que parar e tirar umas fotos.

 

Pontilhão em Moeda- MG
Pontilhão em Moeda.

 

Rio Paraopeba em Moeda Minas Gerais
Rio Paraopeba

Também passamos por essa linda Igreja.

A cachoeira do Paiolinho é uma das mais visitadas da cidade e é realmente bem bonita, o poço na sua maior parte é raso, mais dá pra nadar um pouquinho e se refrescar bastante.

Cachoeira do Paiolinho em Moeda em MG
Cachoeira do Paiolinho.

Quando fui, a entrada para Cachoeira do Paiolinho era R$ 10,00, com pagamento somente em dinheiro. Eles também tem uma área de Camping e uma estrutura com restaurante e banheiros. Não é nada muito grande, mas é limpo e a comida servida é a tipica comida mineira.

Cachoeira do Paiolinho em Moeda
Vista de cima da Cachoeira.

Encontre hospedagens em Moeda!

Belo Vale

Ficamos a parte da manhã na cachoeira e a tarde resolvemos partir para Belo Vale, pois eu queria visitar a Fazenda Boa Esperança e o Museu dos Escravos. Deu tempo de visitar os dois e digo que essa parte do passeio foi  bem cultural. A Fazenda Boa Esperança foi construída por mão de obra escrava no período de 1760 a 1822. A história que contam é que o dono da fazenda era famoso por ser cruel e maltratar os escravos. Também falam que Dom Pedro II se hospedou na propriedade quando visitou Minas.

Fazenda Boa Esperança em Belo Vale Minas Gerais
Fazenda Boa Esperança em Belo Vale.

A fazenda é grandiosa e possui muitos cômodos. Ela foi tombada pelo IEPHA como patrimônio cultural. Na época a fazenda estava sendo reformada e ganhando acessibilidade para pessoas com deficiência e pessoas com dificuldade de locomoção. Não foi cobrado taxa de visitação. Para saber mais sobre a fazenda clique aqui.

Fazenda Boa Esperança
Olha a vista que temos da varanda da Fazenda-Sensacional!

Após visitar a fazenda partimos para o Museu dos Escravos. No museu temos acesso a muitas peças referentes a escravatura brasileira e a violência em que os escravos eram submetidos. Confesso que é de doer o coração ver toda a dor e sofrimento que os escravos sofreram. A entrada no museu custou R$ 5,00 e ele funciona de terça a sexta de 07h às 16h, e sábado, domingo e feriado de 09h às 17h.

Falando de outros destinos bate e volta no Brasil, recomendamos que confira também o post do blog Uma senhora viagem sobre o que fazer em Cunha (SP): bate e volta de Paraty (RJ).

Pelourinho do Museu dos escravos em Belo Vale
Pátio na parte de atrás do museu rodeado pela senzala e ao centro um pelourinho ou “tronco” onde os escravos eram castigados.

Encontre hospedagens em Belo Vale!

Esse bate e volta foi mais proveitoso do que eu imaginava. Consegui conhecer duas cidades em um único dia. Deixo esse roteiro para você que queira ir conhecer Moeda. Programe-se para dar um pulinho até Belo Vale e conhecer a Fazenda Boa Esperança e O Museu dos Escravos, você não vai se arrepender.

Encontre passeios em Belo Horizonte!

 

 

Já pensou em fazer uma viagem bate e volta fora do país? Confira o post do blog Um olhar novo sobre Bate-volta a partir de Lisboa: 10 destinos.

Não viaje sem seguro viagem!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

LEIA TAMBÉM

O que fazer em BH em dias de chuva

3 Lugares para conhecer em Belo Horizonte

Roteiro de 2 dias em Belo Horizonte

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!



Booking.com

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.