Os Atrativos Naturais do Caraça: Roteiro de 1 dia
O Caraça tem muitas belezas, já falei do Santuário do Caraça e todas as opções que o seu Centro Histórico oferece, resolvi escrever sobre os atrativos naturais do Caraça. São muitas opções de trilhas, cachoeiras e caminhadas. Também não posso deixar de mencionar a flora e fauna local. Vou falar sobre um roteiro que você consegue fazer em um dia, tranquilamente e curtindo cada local visitado. Se você quiser saber como chegar e informações sobre o Santuário do Caraça é só clicar aqui, onde eu já contei como fazer. Agora vamos embarcar nas belezas naturais que o Caraça oferece!
Hospede-se no Santuário do Caraça!!
Alugue um carro para viajar por Minas Gerais!
Flora e fauna
Assim que cheguei no Santuário, percebi que tinha muitos passarinhos que chamamos aqui de canarinhos. Eles são amarelinhos e se exibem sem reservas. Em frente ao centro de informações tinha uma árvore lotada deles. Nunca tinha visto tantos pássaros juntos e interagindo tão tranquilamente com os turistas. É lindo de ver.
É impressionante como nós temos a capacidade de deixar passar despercebido as pequenas belezas. Estava na entrada do Santuário e diante de todas aquelas belezas quase que esse lindo cacto passa desapercebido. Temos que nos treinar a ver as belezas da vida sejam elas grandes ou pequenas.
Ao longo da subida para o Santuário encontramos várias dessas flores, a estrada ficou mais colorida com elas.
Ao longo das trilhas também podemos observar a belezas das flores e plantas do Caraça.
Nunca tinha visto essa planta, ao longo da trilha podemos ver várias delas. Elas destacam em meio à vegetação.
Sou apaixonada por frutas, principalmente essas que encontramos nas árvores frutíferas dos quintais de casa. Quando cheguei no Caraça me deparei com muitas árvores frutíferas. Já fiquei encantada, me senti em casa. Eu encontrei um pequeno pé de ameixas amarelas, que eu juro que tinha as maiores ameixas que já vi na vida. Meus olhos brilharam, mas eu não conseguia pegar pois estavam bem altas, a decepção foi grande. Meu namorado se compadeceu da minha agonia e fez um malabarismos para pegá-las para mim.
Gente esse foi o buquê mais lindo que eu já recebi (e gostoso também), eu fiquei como uma criança que acaba de ganhar um doce. Olha o tamanho do meu sorriso.
O tanque
Perguntei para uma funcionária do Caraça se tinha mais algum atrativo na parte em que estávamos, que era a parte de trás do Santuário. Ela me informou que tinha um tanque, mais acima, que era legal conhecer. Eu humildemente achei que seria um lugar onde teria um criatório de peixes, algo pequeno. Para minha surpresa o tanque era um lago enorme e lindo. Aprendi a não subestimar as falas mineiras, a maioria está tão acostumada com grandezas, que um grande lago vira um tanque.
Banho do Imperador
O Banho do Imperador era o local onde os meninos que moravam no colégio interno do Caraça tomavam banho. Dizem que quando o Imperador Dom Pedro II visitou o Santuário e que ele também tomou banho ali, sendo esse o motivo do atual nome do local. Chegar no lugar é muito fácil, não dá 15 minutos de caminhadas saindo do Centro histórico.
Posso dizer que se trata de um rio, de águas cristalinas, com muitas árvores ao redor. Possui uns poços ótimos para se refrescar e nadar, mas no dia em que visitei o Banho do Imperador, o nível de água estava bem baixo por causa do período de seca.
A prainha
Chegar na Prainha é muito fácil. Saindo do Centro Histórico é uma caminhada de 1km, o caminho é plano sem dificuldades. No início da trilha, você irá encontrar essa placa com as distâncias, nível de dificuldade e tempo de caminhada para as trilhas.
A trilha que pegamos é a mesma que vai para a Cascatinha, ela começa no estacionamento de visitantes. Você segue a trilha e entra na segunda entrada a direita. Fique tranquilo pois você não corre o risco de se perder, as trilhas são muito bem sinalizadas.
A prainha é literalmente um lugar com uma areia bem fininha, que margeia o Ribeirão do Caraça. É um lugar muito gostoso para ficar e relaxar, eu gostei muito de lá.
Cascatinha
A Cascatinha está a 2km do Centro Histórico. A trilha é de fácil acesso e nos proporciona uma vista bem bonita durante todo o trajeto.
Esse roteiro é bem tranquilo. Você não precisa ser expert em trilhas para fazer, fiz ela com minha mãe, avó e namorado e nenhum deles tiveram dificuldades.
A Cascatinha possui 4 quedas e 4 piscinas naturais, a água tem uma cor amarelada, que dependendo da época fica mas clara ou mais escura, mas é límpida e transparente. Ela é uma das cachoeiras mais visitadas devido ao fácil acesso, no tempo em que fiquei por lá chegaram vários grupos diferentes.
Fiquei surpresa ao chegar na Cascatinha, eu jurava que seria uma cachoeira pequena com uma única queda, mais uma vez o Caraça subestima suas belezas e dá um nome no diminutivo para uma grande cachoeira. De longe conseguimos ver as duas quedas de cima. Quando chegamos nela só vemos as duas de baixo, para você ter noção do tamanho dela. É um lindo lugar para conhecer e tomar um bom banho de cachoeira.
Aconselho a levar água pois na trilha não tem lugar para reabastecer. Você pode levar seu lanche e aproveitar para fazer um piquenique. A Prainha é ideal para isso. Não é permitido fazer churrasco em nenhum local do Caraça devido ao risco de incêndio. Vá com roupas leves e preferencialmente tênis para caminhada.
Aproveite o dia no Caraça e se divirta com tudo que ele tem a oferecer!
Encontre passeios em Belo Horizonte!
Encontre hotéis em Belo Horizonte!
Encontre ofertas de passagens aéreas!
LEIA TAMBÉM
Santuário do Caraça: uma das 7 maravilhas da Estrada Real
Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com.
Escolha seus passeios com Civitatis.
Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.
Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo