Road trip de New Hampshire a Quebéc City

Bom, quando escrevi o post sobre os destinos dos  nossos sonhos, ainda não tinha nem meu Green Card em mãos.  Pois é, mudei para os EUA, me casei, tô aqui faz um ano e finalmente, chegou o documento. Sem ele eu não podia sair dos Estados Unidos. Até poderia, mas não poderia voltar. Acontece também que para visitar o Canadá, cuja fronteira fica a menos de 4 horas de carro daqui de New Hampshire, seria impossível por terra sem um visto especial. Sim, o ETA que o governo canadense oferece também a brasileiros só se aplica para viagens aéreas. Para entrar no país de carro ou barco, somente o ETA não basta (você consegue entrar por 24 horas se for um caso especial, como um cruzeiro que passa pelo Canadá, por exemplo). A melhor forma no meu caso é apresentar o green card, tanto para entrar no Canadá quanto para retornar aos EUA.

====>Para ajudar, clique neste link aqui se quiser tentar um ETA para o Canadá (é chato de achar às vezes porque algumas agências cobram extra. Este é o link do governdo do Canadá!). O link para o outro visto é este aqui, só clicar. As páginas estão em inglês e francês. Dependendo do navegador de internet que você usa, você consegue clicar e traduzir diretamente (não é perfeito, mas ajuda se você não fala a língua). O ETA custa 7 dólares canadenses e o visto formal custa 100 dólares canadenses. Se você achar mais caro que isso, preste atenção porque não deve ser o site direto <=====

Então, eu dizia… Meu green card chegou numa quarta-feira. E aí perguntei pro Amor: “E agora?!”. Ele: “E agora te levo pra Quebéc no fim de semana!”. E eu, que neeeeem gosto de viajar, quase pulei de alegria. Quando morava no Brasil nunca imaginava o Canadá como um destino de viagem. Achava que ia ser muito igual aos EUA e que, oras, o que faria lá? Além disso sempre dizia que nunca moraria nos EUA. Mas a gente cospe pra cima e o cuspe volta na testa. Tô eu aqui, casada, com green card e agora, doida pelo Canadá, haha.

Vamos à viagem, então. Nossa saga começou na sexta-feira, último final de semana de setembro de 2019, de tarde. Entramos no carro super-animados e subimos daqui de New Hampshire até Vermont. De Vermont entramos no Canadá por Quebéc. Decidimos fazer essa rota por Vermont por ser um caminho com mais coisas para ver e fazer. Caso algo desse errado e eu não pudesse entrar no Canadá, vai que… aí fizemos essa rota.

Mapa da viagem pela estrada de NH até Quebéc City, no Canadá
Mapa da viagem pela estrada de NH até Quebéc City, no Canadá -clique no mapa para abrir
aluguel de carro estados unidos
Alugue um carro para sua próxima road trip!

Pros apaixonados pelo outono, sim, é lindo! Ouvi de algumas pessoas que elas amariam ir dirigindo daqui da região de New England até o Canadá. Sempre sou grata no meu coração por conseguir ver o outono. Quem sonha em fazer a viagem pode e deve fazer! Vale super a pena.

kiddy size ice cream usa
Parada para sorvete na viagem. Esse é o menor tamanho de todos… EUA e seus exageros

Pelo caminho, cidadezinhas, árvores alaranjadas, uma estação de esqui, sorvete… Vale a pena sim, principalmente sem pressa. Ir pela estrada apreciando a paisagem, as cores , os cheiros. Parar só porque viu algo bacana e ficar imaginando se vai mesmo ver um alce. É que tem tanta placa avisando deles que você acha que vai ver um com toda a certeza (esqueci de tirar a foto da placa…).

chegada a Québec
Placa de boas vindas já na chegada a Québec (“Bonjour”). Foto tirada de dentro do carro… cheio de sujeira no para-brisa!

Enfim, chegamos a Quebéc! A fronteira é supertranquila. Só não esqueça de providenciar seu visto Canadense se for fazer a viagem de carro. Com o visto de residente, problema zero. Eles perguntam coisas básicas, assim como na imigração do aeroporto, perguntam sobre drogas e armas, produtos agropecuários etc. O normal de perguntar. Checam seu passaporte, seu visto e pronto. Você segue. Foi uma alegria imensa finalmente poder pisar no Canadá, um sonho recente, mas um sonho. Ah, sim… primeira coisa que você nota é que o sistema métrico é o metro – então, não mais milhas, mas quilômetros, vivaaa! E a língua da sinalização é… francês. É, não dá pra abraçar o mundo com as pernas.

Dinossauros gigantes do Le Madrid, Québec

Já quando escureceu, paramos nesse posto aí, o Le Madrid – Quebéc. A graça do lugar são esses dinossauros imensos, que encantam crianças e adultos. Paramos para comer e finalmente, experimentar o poutine legitimamente canadense. Mas não pense que é algo especial não, dou a receita aqui: batata frita, queijo coalho e um banho de caldo knorr sabor carne (gravy é isso, caldo de carne…). Destaque para o dispenser de gravy. Seria ketchup em qualquer lugar, mas estamos falando do Canadá 😉

canadian poutine
Poutine Canadense

Quebéc City será um post a parte, porque merece um post todinho para ela. Só digo que é mágica, que vale muito a pena visitar e que valeu toda a expectativa que tive para visitar. Por enquanto uma foto!

citadelle Québec city
Muralha da antiga Québec City

A viagem de volta foi na segunda-feira, um pouco antes do almoço. Com tudo mais tranquilo. Sabendo que a fronteira não seria problema, voltamos por outra rota, a que vai pelo estado americano no Maine. Essa rota inclui mais floresta, mais mato. Tem vários lugarejos sim, mas é bem mais natureza que a gente vê. E é simplesmente um caminho lindo de se fazer!

Road map from quebec to nh
Caminho de volta de Quebec até NH. O tempo pode variar… nesse caso, tinha obra na estrada quando peguei o mapa

Passada a imigração para os Estados Unidos, você vê muitas árvores coloridas de laranja, vermelho e amarelo (ainda um pouco de verde, estamos no começo do outono). Um espetáculo que enche os olhos e o coração! E passando por essa estrada, vimos um rio, o Kennebec River e vimos no mapa que existia uma cachoeira ali por perto. E falando de cachoeira e tals, vimos uma casa toda em madeira que era na verdade um restaurante. Lindíssimo! Viramos um pro outro e dissemos: é , tô com fome! haha.. E era verdade, estávamos com fome porque já era hora do almoço e paramos por lá.

Estrada no Maine, pertinnho da fronteira com Québec
Hawk´s Nest Lodge, no Maine, quase fronteira com o Canadá
Hawk´s Nest Lodge, no Maine, quase fronteira com o Canadá, vista da janela.

O lugar é lindinho por dentro, todo de madeira e tem um menu bem variado, com opções de sopas, sanduíches, saladas e mais. O atendimento foi muito bacana e descobrimos que a Moxi Falls, maior queda d´água única do Maine era ali pertinho. Uns 3 km pela estrada e depois uma caminhada de mais 1, 5 km até a cachoeira. Claaarooo que fomos! Terminado o almoço fomos até o começo da caminhada de carro. Foi a maior surpresa desse dia, encontrar essa cachoeira e a trilha…

trilha para moxie falls
Trilha para Moxie Falls
Trilha leve até Moxi Falls
Trilha leve até Moxie Falls
Moxi falls , Maine
Moxie Falls, 30 metros de queda d´água

A caminhada é super leve, por um bosque. A cachoeira, uau! Cena de quadro, daqueles que a gente via na casa da avó quando era pequeno. Essas fotos não têm filtro algum, foram tiradas do meu Samsung e do Iphone do Amor.

Moxie Falls
A cachoeira e nós!

Após essa parada, rumamos novamente para a estrada pra New Hampshire. Sempre um prazer passas por essas estradas. De quebra, fomos ouvindo 100 Anos de Solidão, do Gabriel Garcia Maruqez (#ficaadica!).

Moxie falls look out
Um dos mirantes da Moxie falls

Foi uma viagem inesquecível, maravilhosa e altamente recomendada. Se você tiver a chance de fazer road trips aqui pelos EUA, considere firmemente ir ao Canadá de carro. Você não vai se arrepender!

passagens aéreas

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog.

Escolha seus passeios com TourOn.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo com o cupom de descontos CHICASLOKAS

Física de formação, maluca de coração, apaixonada por Deus e por viagens. Viajou uns 21 países (e alguns revisitou), além de conhecer vários encantos de Minas (sua terra natal) e do Brasil. Visitou mais lugares que imaginava e menos do que gostaria, mantendo assim a sede de viajar, porque o mundo é grande, a vida curta e a grana mais curta ainda!