Skip to content

Circuito Turístico Lagoa da Pampulha

Que tal conhecer o mais famoso cartão postal de Belo Horizonte?! O circuito turístico da Lagoa da Pampulha  além de ser um lugar com lindas paisagens,  também possui uma das obras mais famosas do arquiteto Oscar Niemeyer a Igreja São Francisco de Assis, popularmente chamada pelos mineiros como  Igrejinha da Pampulha. Além da Igrejinha temos o Museu de Arte Moderna, o Estádio Mineirão, Mineirinho e a nossa famosa Lagoa da Pampulha. Venha  conhecer esse Circuito com a gente!

Encontre hotéis e pousadas em Belo Horizonte!

Lagoa da Pampulha

A Lagoa da Pampulha é o principal  cartão postal de Belo Horizonte (BH). A Lagoa  já fez parte do lazer de muitas famílias de BH, ela recebia banhistas e esportistas até a década de 80. Infelizmente ela começou a ser poluída e  ficou imprópria para banho, mas  continua linda e possui ao seu redor um circuito turístico de grande valor. É um lugar especial, onde as famílias ainda vão para passear e curtir o final de semana.

Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte
Olha que vista linda da Lagoa da Pampulha!

Lagoa da Pampulha, cartão postal de Belo Horizonte

 Igrejinha da Pampulha

A Igrejinha da Pampulha foi construída em 1945 e foi considerada uma inovação arquitetônica naquela época. Somente em 1959 ela foi consagrada como templo religioso. Além de ser uma das obras mais famosas  do Oscar Niemeyer  ela também possui quatorze painéis de Cândido Portinari que retratam a Via Sacra. O templo passou por uma grande reforma e a pouco tempo voltou a estar aberta ao público. Visitada por pessoas do mundo inteiro, ela recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

 

Igreja São Francisco de Assis
Uma das obras mais famosas  do Oscar Niemeyer: Igreja São Francisco de Assis

 

Visitei a igreja em um sábado de manhã de outubro de 2019 para enfim conhecer por dentro a Igreja São Francisco de Assis, muito conhecida  como Igrejinha da Pampulha. Pasmem, nasci e me criei em BH e nunca entrei na Igrejinha. Nem sei dizer o porquê, embora acredito  que  visamos sempre conhecer lugares longe e de outras cidades, acabando por esquecer das belezas que estão do nosso lado, em nossa “própria casa”. Infelizmente não foi dessa vez que consegui entrar na igreja, fui na parte da manhã e ela estava fechada. Só consegui ver pela faixada que é de vidro e confesso que ela é linda! A parte de trás da igreja é toda decorada com cerâmicas de cor azul e branco formando desenhos abstratos. Eu realmente achei a igreja uma obra de arte, merece a fama mundial que possui.

Igrejinha da Pampulha em BH
A parte de trás da Igrejinha da Pampulha.
Igrejinha São Francisco de Assis e Lagoa da Pampulha
Em frente a Igrejinha está a Lagoa da Pampulha, que deixe o local mais lindo ainda.

 

A Igrejinha e suas imediações passaram por uma reforma que durou dois anos e somente esse mês voltou a ser aberta ao público novamente.  Os jardins também foram revitalizados tornando o cenário perfeito.

Os jardins da Igrejinha da Pampulha
Os jardins revitalizados ajudam a tornar o local mais bonito.

Igreja São Francisco de Assis

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 3000 – Pampulha

 Museu de Arte da Pampulha

O Museu foi inaugurado em 1957 e faz parte do conjunto Arquitetônico da Pampulha. O museu também foi projetado pelo  arquiteto Oscar Niemeyer e a princípio foi criado para ser um cassino. Com a proibição do jogo no país, o edifício foi adaptado para ser o Museu de Arte. O Museu possui um  grande acervo, exposições e diversas programações culturais.

Museu de Arte da Pampulha

 

Apesar de ser um museu de arte, pra mim  os jardins são a grande estrela do museu. O paisagismo é maravilhoso e ainda possui a Lagoa da Pampulha o margeando. Não é à toa que muitas pessoas vão ao museu para fazer ensaios fotográficos. Até mesmo nós já fizemos umas fotos lá para o nosso blog. Contei como foi aqui.

Museu de Arte da Pampulha

Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 – Jardim Atlântico | Pampulha

Horário de Funcionamento: De terça a domingo de 9h as 18h.

Entrada: Gratuita

  Mineirão 

O Estádio Governador Magalhães Pinto mais conhecido como Mineirão ” O Gigante da Pampulha”, não é só cenário de jogos de futebol. É também muito visitado pelos turistas e moradores de BH. Há pouco tempo a esplanada do Mineirão ganhou um lindo letreiro, que vale a pena ser visitado.

Letreiro I amineiro na esplanada do mineirão.
Foi colocado em um lugar estratégico: Mineirão estrelando ao fundo!

 

O Estádio possui uma grande esplanada que é palco de shows, atividades culturais e atividades de lazer. Aos finais de semana ela fica lotada de pessoas, que vão pedalar, andar de skate, patins etc.

Esplanada do Mineirão
Família andando de bicicleta na esplanada do Mineirão!

 

A esplanda possui um lindo mural de verdadeiras obras de arte urbana. Não tem como não parar pra tirar umas fotos.

Arte urbana na esplanada do Mineirão em Belo Horizonte
Me apaixonei por essa cacheada!
Mural de grafite no Mineirão em BH
Se liga na mensagem!

 

O Circuito Turístico da Lagoa da Pampulha é uma ótima pedida para quem vêm a BH, possui lugares lindos e tem atrações para todos os gostos. Não é por acaso que possui obras tombadas como Patrimônio da Humanidade! Não deixe de conhecer esse circuito.

Mineirinho e Mineirão
Lagoa da Pampulha e ao fundo o Mineirinho é o Mineirão!

Encontre passeios em Belo Horizonte!

LEIA TAMBÉM

O que fazer em BH em dias de chuva

3 Lugares para conhecer em Belo Horizonte

4 Razões para visitar o Parque Municipal de BH

Roteiro de 2 dias em Belo Horizonte

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!



Booking.com

 

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

 

 

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.