Cataratas do Iguaçu com meus pais

Viajar é um privilégio. Mas deveria ser mais que isso, todo mundo deveria poder viajar mais, conhecer mais lugares, ter mais chances. Eu amo viajar, viajo sempre. E confesso que já a muito tempo queria levar meus pais para um lugar bacana, mas não conseguia conciliar tudo: dinheiro + tempo +disponibilidade deles… Enfim, eram muitos termos na equação e não conseguia nunca fazer acontecer.

Finalmente, após um ano morando fora do país, consegui voltar ao Brasil. E meu marido gringo e lindo propôs que a gente fosse conhecer as cataratas do Iguaçu. Eu topei na hora, claro. O ponto era que eu finalmente iria estar com minha família após um ano e ele achou que seria uma boa ideia levar meus pais, assim passaríamos tempo juntos, O que?!! Amor juntou a fome e a vontade de comer numa viagem maravilhosa!

parque nacional das cataratas
A gente no comecinho das passarelas para as cataratas

Fizemos muitas coisas em Foz, como contei no post sobre o Marco das Três Fronteiras e em outros que estão por vir. Hoje vou contar um pouco sobre como foi a visita ao Parque Nacional das Cataratas.

Enquanto estava no Brasil, nas semanas em que o Amor ainda não tinha chegado (fiquei três semanas, mas ele só pode ir na terceira), começamos a planejar seriamente o passeio. Ele me deu o orçamento e disse que era pra eu resolver tudo. Ótimo, planejar viagem é uma delícia mesmo! Assim, depois de comprar as passagens, resolvi sobre o hotel em que ficaríamos (optei pelo Hotel Colonial, perto do Parque das Aves, do Parque das Cataratas, do passeio de helicóptero e a cerca de 15 km da Argentina). Foi uma ótima opção, pois era perto das atividades que queríamos fazer e um lugar bem agradável de estar.

Mirante no parque nacional das cataratas do iguaçu
Minha mãe em um dos muitos mirantes no Parque Nacional das Cataratas

Principais arranjos feitos, hora de ver a principal atração, o nome da viagem: O Parque Nacional das Cataratas. Pesquisei na internet e até tentei comprar o passaporte das 3 maravilhas. Entretanto, apesar de aparentemente vantajoso, à época da compra (outubro de 2019) o site estava desabilitado. Fui então ao site oficial do Parque e consegui comprar os 4 tickets. O site não é complicado, existem diferentes preços se você é morador, brasileiro, doador de sangue, idoso…  nosso caso comprei 2 entradas de adulto (inteiras) e 2 de idoso. Também contribui com o “fundo Iguaçu” (R$2,00 por pessoa) e pagamos no final R$139,65.

Valores pagos pelos diferentes tipos de ingresso

Mantive os ingressos no email e de posse do celular, no dia da visita, chegamos lá às 9h00 da manhã, bem na hora em que o parque abre. A essa hora já existe bastante movimento. Logo o pessoal que vende o Macuco Safari (que a Tábata fez) já vem te abordar. Nem foi tão chato assim , porque quem tem o ingresso pela web vai direto para uma fila menor, onde eles imprimem as entradas. É necessário apresentar os documentos.

onibus do parque nacional das cataratas
Já dentro do ônibus do parque

Com os ingressos em mãos, seguimos para  a fila dos ônibus que te levam às atrações do Parque (se você for ao Macuco Safari desce primeiro, se não segue). A chatice aconteceu nessa hora: o preço do ingresso mudou dias antes de irmos (ou seja, dias depois que comprei) e o sistema não aceitava nossos ingressos. Tive que voltar ao guichê (sem enfrentar fila) e mudar. O problema é que se não tivesse aceitado contribuir com o Fundo Iguaçu, teria que pagar mais R$2,00 que foi o valor que o ingresso aumentou. Mas peraí, como assim? Pois é… A moça só revalidou, tirando a contribuição e movendo o valor para o valor do ingresso. Ia ser bem revoltante ter que pagar mais, um absurdo. Enfim, tentei deixar essa chateação de lado e curtir o dia.

Garganta do diabo.À esquerda da foto se vê o elevador
À esquerda da foto se vê o elevador

Era um dia nublado. Para nós foi perfeito, porque com sol o calor nesta época do ano pode chegar a 40 graus e não seria muito divertido. Descemos do ônibus direto nas passarelas que vão pelas cataratas, o lugar é bem acessível. Existem algumas escadas, mas é possível descer mais à frente e ir de elevador diretamente até a Garganta do Diabo. Nós andamos por todas as passarelas, foi super tranquilo.

Meus pais foram fotografando e apreciando tudo. No caminho vimos tucanos, quatis e outros pássaros. Além das quedas d´água, lindas de viver!

Nós com meu pai em um dos mirantes

Não era alta temporada ou nada assim, mas o parque estava bem cheio. Não tenho ideia como é em temporada, mas não me arrependi de ter ido nessa época.

parque nacional das cataratas do iguaçu
Parque das Cataratas. Um pouco cheio mesmo fora de temporada

Meus pais não têm nenhuma limitação de mobilidade, podem andar tranquilamente. Mas acho que mesmo se tivessem, haveria maneiras. Vi pessoas de muletas e com mobilidade reduzida passeando por lá.

garganta do diabo cataratas do iguaçu
Minha mãe e eu curtindo a parte “molhada” do parque

O ponto alto foi a Garganta do Diabo. A gente já estava achando pouca água para o que esperávamos, mas afinal de contas não era temporada e tals… mas… tchanan! Não subestime o poder das cataratas. Todo mundo acaba se rendendo à boa capa de chuva quando chega lá. A menos que você esteja com um super calor e queira se molhar.

unicornio nas cataratas do iguaçu
Até o baladeiro se protegeu
parque nacional das cataratas
Adivinha quem preferiu molhar? Mas justiça feita, ele cedeu o casaco pra minha mãe

O vídeo abaixo foi orgulhosamente meu pai quem gravou “pro blog, que você precisa de material” , assim ele disse!

O parque também conta com lojas de souvenir e praça de alimentação, além de banheiros bem limpos e uma estrutura de ônibus que funciona muito bem. Visitamos o parque das 9h00 até as 12h00. Acabamos não fazendo o passeio do Macuco Safari, infelizmente… Fica pra próxima, haha! Mas fizemos mais coisas bem legais e eu vou contando por aqui, então aguarde!

Espero que você também se anime a levar seus pais para uma aventura! Eu sou super grata ao Amor por ter proporcionado momentos tão inesquecíveis como esses!

passagens aéreas baratas
Pesquise passagens aéreas e viaje pelo Brasil!

Confira opções de passeios em Foz do Iguaçu!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Escolha seus passeios com TourOn.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

Física de formação, maluca de coração, apaixonada por Deus e por viagens. Viajou uns 21 países (e alguns revisitou), além de conhecer vários encantos de Minas (sua terra natal) e do Brasil. Visitou mais lugares que imaginava e menos do que gostaria, mantendo assim a sede de viajar, porque o mundo é grande, a vida curta e a grana mais curta ainda!