Carnaval no Rio: blocos de rua
Flavio Barreto é irmão de Denise, redatora do blog Chicas Lokas na Estrada e a seu pedido, escreveu sobre os blocos de Carnaval no Rio de Janeiro. Ele costuma frequentar os principais blocos da cidade durante a festa. Vamos conferir as dicas de um folião experiente!
Como bom brasileiro e carioca sei que o ano só começa depois do Carnaval que é uma das nossas maiores manifestações culturais, talvez até a maior do país. É um período diferente, onde quase tudo de inimaginável pode acontecer pelas ruas e ao redor do Brasil testemunhamos grandes festas pelos estados, cada uma com sua particularidades, mas gostaria de compartilhar a experiência como carioca de uma das poucas unanimidades do carnaval: o bloco de rua.
A festa na cidade do Rio é maravilhosa e, em tempos de carnaval com 50 dias, temos o privilégio de desfrutar dos desfiles de escolas de samba, coretos nos bairros da cidade que resgatam momentos de festas passadas, mas o bloco de rua deve ser tratado como verdadeiro patrimônio, não apenas pela tradição, mas também pelo alcance.
Encontre hotéis no Rio de Janeiro!
A minha experiência de folião e acredito de boa parte dos leitores é nômade, pulando de bairro em bairro seguindo uma infinidade de blocos, com temáticas variadas e propostas de diversão única. Estar nas ruas da cidade é uma experiência de mistura de cores e estilos bastante desafiadora e divertida.
Pegue sua fantasia, seu cooler, se preferir economizar e vá para as ruas, opte pelo transporte público, se possível oriente-se pelos aplicativos disponíveis que mostram todos os horários possíveis de blocos com os respectivos bairros.
Começando a mistura têm os blocos de Anitta e Ludmilla que animam milhares de pessoas que atravessam a cidade para pular ao som das três.
Podemos passear pelo tradicional Cordão do Bola Preta em um dia de sábado de Carnaval e testemunhar algumas centenas de milhares de pessoas sendo levadas pela Primeiro de Março sem cerimônia pelo maior bloco do mundo (me desculpe o Galo da Madrugada).
Ou simplesmente ser embalado ao som dos Beatles quando o empolgante Bloco Sargento Pimenta entra em cena e toca os maiores sucessos de uma das grandes bandas da história em ritmo de marchinha.
Também podemos viver uma experiência mais circense com a cada vez mais tradicional Orquestra Voadora, que a cada ano levanta mais foliões com apresentações acrobáticas e bem ousadas.
Para quem curte o sertanejo tem o Chora me Liga que toca os modões que fazem sucesso nas rádios e arrasta milhares de pessoas na famosa terra do samba. Também tem o som do Afro Reggae e Bangalafumenga, que dispensam apresentações, o bloco Toca Raul que faz uma releitura dos grandes sucessos do “Maluco Beleza” e traz um pouco de rock pra folia.
Os tradicionais Carmelitas, Cordão do Boitatá e Banda de Ipanema levam mais umas centenas de milhares de pessoas para os seus respectivos bairros. Também recomendo a experiência de caminhar pelas ruas da Lapa, mesmo em tempos de caos, uma alternativa tradicional e divertida para encontrar os amigos e conhecer novas pessoas, uma espécie de “Babel” da folia, com várias línguas e vários estilos multicoloridos, como o Bar das Quengas que atrai muita gente, com destaque para o público LGBTIA+.
Em diversos locais da cidades também temos blocos divertidos, por exemplo, a Marcha Nerd que atrai o público geek e nerd para a Tijuca, movida por temas de abertura de desenhos, animes e músicas de programas infantis.
E o encerramento da festa no domingo seguinte à quarta-feira de cinzas feito pelo Monobloco que levanta os foliões que ainda tem energia ao som de sucessos de diversos cantores e sambas enredo, um fechamento digno para uma grande festa.
Enfim, apenas quis compartilhar um pouco da minha experiência de folião, mas o importante é se divertir do jeito que mais gostar, como carioca sempres serei um entusiasta do carnaval, espero que gostem das dicas e que possamos nos esbarrar pela cidade… Aproveitem a folia, se beber não dirijam e me chamem, que todos tenham uma boa festa!!!
Para ver a programação do Carnaval no Rio de Janeiro, baixe o aplicativo Blocos de Rua – Carnaval(Android) ou Blocos de Rua – Carnaval (IOS)!
Confira aqui alguns passeios guiados gratuitos no Rio de Janeiro:
- Free tour pelo Centro Histórico e Lapa
- Free tour pelo bairro de Santa Teresa
- Free tour por Copacabana e Ipanema
- Free tour da herança africana + samba da Pedra do Sal
Encontre mais opções de passeios no Rio de Janeiro!
Encontre ofertas de passagens aéreas!
Faça cotação de seguro viagem!
LEIA TAMBÉM
O que fazer no Centro do Rio de Janeiro
Festas tradicionais do Rio de Janeiro
15 curiosidades sobre os cariocas
Gostou? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com e Hostelworld
Escolha seus passeios com Civitatis
Pesquise passagens aéreas com Skyscanner
Encontre seu chip internacional com Easysim4u
Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem