Skip to content

Só no Rio de Janeiro: 15 curiosidades sobre os cariocas

Há uma canção que diz “Cariocas não gostam de dias nublados”. Esta parte é verdade, mas há muito mais sobre cariocas. Neste post, vou revelar curiosidades sobre os cariocas; alguns pontos que fazem parte da cultura da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Digo isso, porque os pontos citados aqui vão muito além dos limites da cidade. Poderia dizer que estou falando da cultura Fluminense, por quê não? Vamos às carioquices!!

Encontre hotéis no Rio de Janeiro!

1 – Cariocas dão dois beijinhos

Quando um carioca encontra alguém, costuma cumprimentar com dois beijinhos no rosto. Quando viajamos para outros estados, sempre sentimos a diferença.

carioca beijinhos rio de janeiro

2 – A frase “Vamos marcar” não significa que vai haver um encontro

Quando um amigo carioca diz a frase “Vamos marcar”, na verdade quer dizer “Qualquer dia, se dermos sorte, nos encontraremos novamente”. Não vai haver um encontro se iniciando após esta frase. Não sei dizer o porquê…

Se você é carioca, deixo um conselho: pare de dizer “Vamos marcar” e marque um encontro com pessoas queridas. Se o ano de 2020 ensinou alguma lição, esta é que o futuro é imprevisível.

carioca rio de janeiro amigas
Um encontro com uma amiga no Forte de Copacabana. Não houve “Vamos marcar”.

3 – Se a festa está marcada para um determinado horário, começará mais de uma hora depois

Se a festa estiver marcada para iniciar às 19h, possivelmente esta será a hora em que muitos cariocas vão sair de casa ou começar a escolher a roupa. Não leve a mal aquele seu amigo(a) carioca que sempre chega tarde nas festas e encontros da turma.

carioca atrasado rio de janeiro

4 – Cariocas vão de chinelo a quase todos lugares

Você vai ver que  cariocas calçam chinelos para ir a quase todos os lugares. Da praia ao shopping, usamos este calçado sem restrições. Não temos cerimônia quanto a isso, afinal chinelos são os melhores calçados já inventados!

chinelo rio de janeiro carioca

Encontre os chinelos ideais pra você!

5 – Cariocas podem usar muitos palavrões para falar com pessoas queridas

Não estou dizendo que todos façam isso, mas é possível ver um carioca reencontrando um amigo e dizendo algo como “Seu filho da ****” e depois dando um caloroso abraço. Já vi muitos amigos do meu irmão agindo assim. Pode causar estranhamento, mas há muito carinho envolvido nisso. Vai entender?!?

carioca rio de janeiro amigos

6 – Pessoas que usam ônibus ou trem no mesmo horário, costumam criar laços

A cidade é imensa! O trajeto entre alguns bairros pode durar mais de uma hora. Diante disso, muitas pessoas que vão trabalhar ou estudar no mesmo horário costumam passar um tempo significativo juntas. É muito comum ter amigos do trem ou do ônibus.

É comum que passageiros se reúnam no trem ou no ônibus para jogar cartas, por exemplo. Por vezes até celebram datas de aniversário!

trem rio de janeiro homem aranha
Fazendo amigos superpoderosos no trem!

7 – Os vendedores ambulantes estão sempre preparados

Imagine um lindo dia de sol. De repente o clima muda e começa a chover. Sempre aparece um vendedor ambulante, também conhecido como camelô, vendendo guarda-chuvas. De onde eles vêm? Do que se alimentam? Onde vivem? Eles sempre estão sempre preparados para ofertar o que o público precisa.

Não se espante se alterarem os preços de acordo com a lei de oferta-procura. Certa vez, fui a um show na Praça da Apoteose que é um lugar aberto. O tempo estava nublado e alguns vendedores ambulantes vendiam capas de chuva por 10 reais. Com o início de uma chuva torrencial, os preços subiram para 20 reais. Eu e muitos outros não tivemos escolha diante do novo cenário…

carioca camelô
Vendedores ambulantes no Centro do Rio de Janeiro – Foto de Diário do Rio

Essa regra vale para qualquer necessidade! Se está calor, vai ter alguém vendendo água. Se está com fome, vai aparecer alguém vendendo algum salgadinho. Se for de manhã, há alguém vendendo café. A lista é infinita…

8 – 20ºC é considerado frio no Rio de Janeiro

Se a temperatura chegar a 20ºC ou menos, você já vai observar alguns cariocas usando seus mais potentes trajes de inverno. Se a temperatura estiver perto de 15ºC, você vai ver muitos “batendo o queixo”! Sim, cariocas exageram quando o assunto é frio…

carioca frio
No inverno carioca, homem veste sobretudo e touca no trem do ramal Japeri

9 – Você pode encontrar de tudo no trem

Andar de trem no Rio de Janeiro é uma experiência antropológica! Você vai encontrar produtos inimagináveis neste meio de transporte: acessórios para telefones celulares, doces, artesanato… Além disso, ainda é possível assistir a apresentações de artistas. Bem, nada disso atualmente é legalizado, mas ouso dizer que faz parte da cultura carioca.

trem santa cruz rio de janeiro pantera negra
Artista se apresentando no trem do ramal Santa Cruz

10 – Costumamos colocar condimentos na pizza

Cariocas costumam colocar ketchup, mostarda e maionese na pizza. Surpreendeu-me descobrir que em outros estados não faziam isso também…

pizza rio de janeiro
Pizza no estilo carioca com ketchup, mostarda e maionese

11 – Há cariocas que passam meses (ou anos) sem ir à praia

Como eu disse, a cidade é enorme. Nem todos os moradores moram perto da praia como muitas novelas deram a entender. Isso quer dizer que muitas pessoas devido à distância não vão à praia com tanta frequência assim. Algumas famílias passam tanto tempo sem ir à praia que, quando isto ocorre, há um grande preparativo para passar muitas horas por lá.

rio de janeiro carioca praia
Um dia qualquer na Praia de Copacabana

12 – Muitos cariocas nunca visitaram o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor

O Pão de Açúcar e o Cristo Redentor são cartões postais conhecidos mundialmente. Muitos turistas vêm à cidade para conhecer estes pontos turísticos. Muitos cariocas nunca visitaram estas atrações por diversos motivos: distância, preço da entrada… Infelizmente, as famosas atrações não são facilmente acessadas por todos os moradores do Rio de Janeiro.

 

 

carioca pão de açúcar
Durante o tour ecológico pelo Pão de Açúcar

Saiba como fazer um tour no Pão de Açúcar e no Cristo Redentor em um dia!

13 – Cariocas “raiz” já comeram churrasquinho na Uruguaiana, batata de Marechal e/ou biscoito Globo e mate na praia

Alguns quitutes são tradição em determinadas ocasiões. Para um dia na praia, o recomendado é provar o tradicional biscoito Globo acompanhado de mate geladinho.

biscoito globo mate rio de janeiro
A dobradinha mate e biscoito Globo

Depois de um exaustivo dia de trabalho, há aqueles que preferem ter uma happy hour comendo um churrasquinho nos arredores da Rua Uruguaiana no Centro do Rio.

carioca churrasquinho Uruguaiana
Churrasquinho vendido na Uruguaiana. Foto de Portal G1

No subúrbio, a tradicional batata frita de Marechal Hermes tem muitos fãs!! Se você já passou pelo bairro, sabe que a batata de Marechal é irresistível.

batata frita carioca marechal
Batata frita de Marechal Hermes

14 – Cariocas transformam situações inusitadas em festa

Ônibus lotado em um engarrafamento, horas no trem… Essas situações podem se transformar num tipo de festa para cariocas. Muitas vezes acontecimentos do cotidiano que poderiam tão somente estressar se transformam em momentos divertidos. Devo dizer que amo esta característica nestas personagens da Região Metropolitana do Rio.

Um pouco de história: O samba foi proibido por muito tempo. Durante os anos 30, Paulo da Portela e alguns amigos costumavam voltar para casa no bairro de Oswaldo Cruz de trem. Partindo da estação Central do Brasil, o grupo cantava e tocava suas canções do trem, pois neste espaço não havia repressão. Para comemorar o Dia Nacional do Samba (02 de dezembro), todos os anos dezenas de sambistas fazem o mesmo trajeto em referência às tradições.

trem do samba rio de janeiro carioca
Trem do Samba

15 – Cariocas tratam os outros como se conhecessem há anos

Devo dizer que esta característica é uma das que mais me fascina. Pouco tempo se passa desde que uma conversa se inicia, estão todos engajados em um bate-papo que parece um diálogo de amigos de longa data! Chamamos o garçom pelo nome, podemos ir sozinhos a uma festa de rua e encontrar companhia… Assim é o carioca!

carioca carnaval
Fantasiado de Branca de Neve, meu irmão, Flávio, se divertindo na companhia de pessoas recém-conhecidas em um bloco de rua no Rio de Janeiro.

Confira aqui alguns passeios guiados gratuitos no Rio de Janeiro:

Confira mais opções de passeios no Rio de Janeiro!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

LEIA TAMBÉM

7 razões para ir a Copacabana

4 dicas para passar o dia no Leme

Dicas para aproveitar Madureira



Booking.com

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais na Magazine Chicaslokas!

Gostou do nosso conteúdo? Ajude a manter este blog fazendo uma contribuição em qualquer valor através da nossa chave PIX: chicaslokasbrasil@gmail.com   (Denise Barreto da Silva)

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Srguro Viagem


Banner Parceiro

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

 

 

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.