Skip to content

Carnaval no Rio: blocos de rua

bloco carnaval rio

Flavio Barreto é irmão de Denise, redatora do blog Chicas Lokas na Estrada e a seu pedido, escreveu sobre os blocos de Carnaval no Rio de Janeiro. Ele costuma frequentar os principais blocos da cidade durante a festa. Vamos conferir as dicas de um folião experiente!

carnaval carioca

Como bom brasileiro e carioca sei que o ano só começa depois do Carnaval que é uma das nossas maiores manifestações culturais, talvez até a maior do país. É um período diferente, onde quase tudo de inimaginável pode acontecer pelas ruas e ao redor do Brasil testemunhamos grandes festas pelos estados, cada uma com sua particularidades, mas gostaria de compartilhar a experiência como carioca de uma das poucas unanimidades do carnaval: o bloco de rua.

A festa na cidade do Rio é maravilhosa e, em tempos de carnaval com 50 dias, temos o privilégio de desfrutar dos desfiles de escolas de samba, coretos nos bairros da cidade que resgatam momentos de festas passadas, mas o bloco de rua deve ser tratado como verdadeiro patrimônio, não apenas pela tradição, mas também pelo alcance.

Encontre hotéis no Rio de Janeiro!

bloco carnaval de rua
Bloco Comuna que Pariu

A minha experiência de folião e acredito de boa parte dos leitores é nômade, pulando de bairro em bairro seguindo uma infinidade de blocos, com temáticas variadas e propostas de diversão única. Estar nas ruas da cidade é uma experiência de mistura de cores e estilos bastante desafiadora e divertida.

Pegue sua fantasia, seu cooler, se preferir economizar e vá para as ruas, opte pelo transporte público, se possível oriente-se pelos aplicativos disponíveis que mostram todos os horários possíveis de blocos com os respectivos bairros.

carnaval rio
Caminhando pelas ruas do Centro do Rio durante o Carnaval

Começando a mistura têm os blocos de Anitta e Ludmilla que animam milhares de pessoas que atravessam a cidade para pular ao som das três.

Podemos passear pelo tradicional Cordão do Bola Preta em um dia de sábado de Carnaval e testemunhar algumas centenas de milhares de pessoas sendo levadas pela Primeiro de Março sem cerimônia pelo maior bloco do mundo (me desculpe o Galo da Madrugada).

cordão do bola preta
Cordão do Bola Preta

Ou simplesmente ser embalado ao som dos Beatles quando o empolgante Bloco Sargento Pimenta entra em cena e toca os maiores sucessos de uma das grandes bandas da história em ritmo de marchinha.

Também podemos viver uma experiência mais circense com a cada vez mais tradicional Orquestra Voadora, que a cada ano levanta mais foliões com apresentações acrobáticas e bem ousadas.

carnaval bloco rio
Bloco Orquestra Voadora

Para quem curte o sertanejo tem o Chora me Liga que toca os modões que fazem sucesso nas rádios e arrasta milhares de pessoas na famosa terra do samba. Também tem o som do Afro Reggae e Bangalafumenga, que dispensam apresentações, o bloco Toca Raul que faz uma releitura dos grandes sucessos do “Maluco Beleza” e traz um pouco de rock pra folia.

carnaval rio
A caminho do Bloco Toca Rua

Os tradicionais Carmelitas, Cordão do Boitatá e Banda de Ipanema levam mais umas centenas de milhares de pessoas para os seus respectivos bairros. Também recomendo a experiência de caminhar pelas ruas da Lapa, mesmo em tempos de caos, uma alternativa tradicional e divertida para encontrar os amigos e conhecer novas pessoas, uma espécie de “Babel” da folia, com várias línguas e vários estilos multicoloridos, como o Bar das Quengas que atrai muita gente, com destaque para o público LGBTIA+.

bloco carnaval rio
Bloco Banda das Quengas

Em diversos locais da cidades também temos blocos divertidos, por exemplo, a Marcha Nerd que atrai o público geek e nerd para a Tijuca, movida por temas de abertura de desenhos, animes e músicas de programas infantis.

marcha nerd carnaval
Marcha Nerd

E o encerramento da festa no domingo seguinte à quarta-feira de cinzas feito pelo Monobloco que levanta os foliões que ainda tem energia ao som de sucessos de diversos cantores e sambas enredo, um fechamento digno para uma grande festa.

monobloco carnaval
Monobloco

Enfim, apenas quis compartilhar um pouco da minha experiência de folião, mas o importante é se divertir do jeito que mais gostar, como carioca sempres serei um entusiasta do carnaval, espero que gostem das dicas e que possamos nos esbarrar pela cidade… Aproveitem a folia, se beber não dirijam e me chamem, que todos tenham uma boa festa!!!

carnaval rio de janeiro
Partiu Carnaval carioca!

Para ver a programação do Carnaval no Rio de Janeiro, baixe o aplicativo Blocos de Rua – Carnaval(Android) ou Blocos de Rua – Carnaval (IOS)!

Confira aqui alguns passeios guiados gratuitos no Rio de Janeiro:

Encontre mais opções de passeios no Rio de Janeiro!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Faça cotação de seguro viagem!

LEIA TAMBÉM

O que fazer no Centro do Rio de Janeiro

Festas tradicionais do Rio de Janeiro

7 razões para ir a Copacabana

15 curiosidades sobre os cariocas

Gostou? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Booking.com

 

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

 

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com e Hostelworld

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

 

Banner Parceiro