Skip to content

Para apreciar o Rio: Tour ecológico do Pão de Açúcar

Pão de Açúcar: reconhecido internacionalmente pela sua forma peculiar, atrai turistas do mundo inteiro. Para além do clássico passeio de bondinho para chegar ao topo tanto do Morro da Urca quanto do Morro do Pão de Açúcar, aqueles que visitam estes espaços podem optar pelo Tour Ecológico.

Tive a oportunidade de participar do Tour Ecológico no Pão de Açúcar com outras blogueiras da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) da célula Rio de Janeiro em julho de 2019. Numa manhã ensolarada, fomos recebidas pelo guia Thales que nos acompanhou durante todo o passeio.

Thales dando as primeiras instruções

Algumas instruções, crachás de identificação, garrafas de água de brinde… Logo fomos direcionadas para o embarque no bondinho.

Eu e minha garrafinha bem no início do tour

O diferencial é que da sala em que somos recepcionados, embarcamos direto sem filas!

Vista a partir do bondinho

O que este tour tem de tão diferente? Para além das experiências que já são proporcionadas aos turistas que optam pelo tradicional ingresso para visitação ao Pão de Açúcar, neste tour os visitantes aprendem sobre peculiaridades da fauna e flora presentes no local.

Segundo o guia Thales, atualmente existem apenas 12% da Mata Atlântica original e muito do que ainda existe está em unidades de conservação como os Morros do Pão de Açúcar e da Urca.

Apesar de ser uma unidade de conservação que recebe mais de um milhão de visitantes durante o ano, os Morros do Pão de Açúcar e da Urca receberam um selo de preservação ecológica de reconhecimento internacional.

Nos Morros da Urca e do Pão de Açúcar, avistamos alguns animais como o pássaro tiê-sangue e uns calangos bombados!

Um tiê-sangue em meio às plantas
Um calango bem nutrido

Além disso, o guia Thales constantemete chamava nossa atenção para as plantas nativas do local como as paineiras e o pau-brasil.

Paineira

Uma curiosidade é que a árvore que dá nome ao nosso país, tem crescimento lento e atinge o seu maior tamanho apenas aos 50 anos.

Thales frente a um pau-brasil jovem de 12 anos

Lembra do filme Bee Movie? Na trama, o mundo chega à beira de um colapso quando as abelhas param de trabalhar. No tour ecológico, entendemos o enredo desta animação faz todo sentido. Aprendemos sobre estes seres tão pequeninos, mas tão importantes para a vida no planeta. Através da polinização, as abelhas atuam diretamente na reprodução das plantas.

Para aqueles que não sabem, as abelhas nativas não possuem ferrão. Aquelas conhecidas nossas que são perigosas, são abelhas africanizadas. Tivemos acesso a um meliponário (coleção de colmeias de abelhas sem ferrão) no Morro da Urca.

abelhas
Abelhas nativas entrando e saindo da colmeia

Se na sua casa aparecer uma colmeia de abelhas nativas, não tenha medo. Elas só ajudam ao meio ambiente e não irão te machucar!

Para os supersticiosos, durante o tour ecológico, os visitantes são estimulados a atravessar a “Árvore dos desejos” no Morro da Urca. Funciona assim: você faz um pedido e passa pelos troncos desta árvore. Dizem que funciona para desejos que o dinheiro não pode comprar.

Árvore dos desejos

O melhor foi saber que tudo desde o funcionamento dos bondinhos ao descarte dos resíduos é feito numa perspectiva de preservação do meio ambiente. por lá utiliza-se energia elétrica e solar e faz-se compostagem do lixo orgânico descartado. O adubo produzido a partir do lixo é usado com as mudas plantadas com o objetivo de reflorestamento.

Mudas de plantas nativas para reflorestamento

Gostou da ideia? O Tour Ecológico está disponível de terça a sábado às 10h. A duração é de aproximadamente 2 horas, mas depois disso os visitantes podem aproveitar o tempo nos morros da Urca e Pão de Açúcar como quiserem. O passeio é oferecido em português e inglês e custa 220 reais no caso de ingressos adquiridos na bilheteria. Este valor pode variar: 198 reais (inteira comprada pelo site), 110 reais (meia-entrada adquirida na bilheteria) e 99 reais (meia-entrada adquirida pelo site). Adquira ingressos para o Tour Ecológico, reservando no site Bondinho do Pão de Açúcar!

Para terminar, uma curiosidade:

A primeira pessoa a  escalar o Pão de Açúcar foi uma mulher chamada Henrietta Carstairs. Ela realizou a façanha em 1817 e fincou a bandeira do Reino Unido no topo.

Este passeio foi uma cortesia oferecida por Bondinho. Cabe mencionar que todo conteúdo expressa nossas reais opiniões.

Confira também os posts de outros blogueiros que participaram da ação:
Viajar correndoTour ecológico do Pão de Açúcar: como foi viver essa experiência
DespachadasEcoturismo no Rio de Janeiro
Até onde um puder irPão de Açúcar: tour ecológico
Dani TurismoO que fazer no Bondinho do Pão de Açúcar
Viajando com Daniela CascardoTour Ecológico do Pão de Açúcar
Turista Full Time – Tour Ecológico do Pão de Açúcar
Let’s Fly Away – Bondinho do Pão de Açúcar no Rio: Tour Ecológico
Olívia Garimpando por Aí – Bondinho do Pão de Açúcar: Tour Ecológico
Fora da Toca – Tour Ecológico no Pão de Açúcar
Travel Tips Brasil – Tour Ecológico no Pão de Açúcar
Nathalia Tosto – Tour Ecológico no Pão de Açúcar

Venha para o Tour Ecológico do Pão de Açúcar!

Você pode conhecer o Cristo e o Pão de Açúcar em um só dia. Reserve ingressos para o Tour para o Corcovado e Pão de Açúcar!

Confira aqui alguns passeios guiados gratuitos no Rio de Janeiro:

Veja opções de hotéis no Rio de Janeiro!

Veja mais passeios no Rio de Janeiro!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

LEIA TAMBÉM

Visita à Fortaleza de São João na Urca

7 razões para ir a Copacabana

4 dicas para passar o dia no Leme

Dicas para aproveitar Madureira

15 curiosidades sobre os cariocas



Booking.com

 

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com e Hostelworld

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com Viaje Conectado ou Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

 

seguro viagem
Já pensou na hipótese de extravio de mala? Ou ficar doente em uma viagem? Contrate um seguro viagem! Evite transtornos em sua viagem!

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

passagens aéreas oferta
Aproveite e comece a organizar sua próxima viagem! Marque a história em seu pequeno universo.

 

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.