O que é seguro viagem? 5 motivos para não viajar sem ter um!
Se você está organizando uma viagem, provavelmente você deve ter ouvido falar de seguro viagem. Neste post, vamos tentar esclarecer algumas possíveis dúvidas sobre esse tema.
O que é seguro viagem?
No decorrer de sua viagem, este seguro garante cobertura para gastos com despesas médicas de urgência e emergência. Além disso, o seguro viagem cobre algumas outras eventualidades, como extravio de bagagem, traslado médico, traslado de corpo e até indenização em caso de acidentes que resultem em invalidez permanente ou morte do segurado.
No ato de contratação, a seguradora lhe fornece os contato da empresa para que você possa contactá-la caso necessite durante sua viagem.
Por que contratar um seguro viagem?
Para além da máxima “Melhor prevenir do que remediar”, listamos alguns motivos incontestáveis para contratação de um seguro viagem!
1 – Em alguns países é obrigatório contratar seguro viagem
Muitos países exigem que os viajantes contratem um seguro viagem. É importantíssimo consultar se estas regras se aplicam ao seu destino. Em viagens para Venezuela, Equador, Cuba e Austrália, é obrigatório a contratação de um seguro.
Em caso de viagens para países signatários do Tratado de Schengen que estabelece a livre circulação entre as nações participantes, é obrigatório a contratação de um seguro viagem que cubram, no mínimo, € 30.000 euros para todos os turistas. Confira a lista de países que fazem parte do Tratado de Schengen:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Holanda
- Hungria
- Islândia
- Itália
- Letônia
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- República Tcheca
- Suécia
- Suíça
- Liechtenstein
- Chipre
Para mais informações sobre o assunto, confira o post do blog Destinos Notáveis – O que é Tratado de Schengen: países membros e como funciona.
2 – Alguns países não possuem sistema de saúde público
Diferente do Brasil, muitos países não possuem um sistema de saúde público. Nos Estados Unidos, por exemplo, todos pagam por consultas médicas, sejam turistas ou americanos. Uma diária hospitalar pode custar mais de 3000 dólares em alguns estados! Logo, mais vale um investimento preventivo em um seguro viagem do que gastar uma fortuna com atendimento médico.
Se em sua viagem você tiver alguma despesa médica, o seguro viagem fará o reembolso de acordo com os critérios da cobertura contratada.
3 – Um seguro viagem pode te oferecer assistência no caso de furto, roubo ou extravio
Como já mencionado, a seguradora lhe fornece os contatos no ato de contratação. Em caso de furto, roubo ou extravio, as empresas podem oferecer suporte financeiro e orientações necessárias.
4- Alguns planos de saúde não possuem abrangência nacional
Se você é usuário de um plano de saúde, é possível que seu plano tenha abrangência apenas estadual. Se quiser ter mais segurança e não depender unicamente do Sistema Único de Saúde, um seguro viagem oferece cobertura em todo território nacional.
Além disso, os serviços contemplam outros tipos de problema como extravio de bagagens em casos de roubo, furto e destruição total da bagagem (da mesma forma que ocorre em viagens internacionais). Você sabia que pode contratar um seguro em caso de viagens a partir de 100 km de distância da sua residência?!? Veja mais informações sobre seguro viagem no Brasil!
5 – Uma segurança a mais para famílias com crianças
Se algo acontecer e uma das crianças precisar ficar hospitalizada, o seguro viagem pode oferecer acompanhamento(caso necessite ficar internado no local que está, e uma das crianças precise voltar, não ficará desacompanhada).
Cuidados importantes na hora de contratar um seguro:
- Avalie o tipo de cobertura que precisa. Se for praticar algum esporte radical, escolha uma opção que mencione esta cobertura.
- Se for gestante, procure um seguro viagem específico para sua condição. Nem todos os planos possuem tal cobertura.
- Além de verificar se o país que você está indo exige contratação de seguro viagem, confira se existe um valor mínimo de cobertura requerido. Em Cuba, por exemplo, a cobertura mínima é de 10.000 dólares para assistência médica.
- As mesmas coberturas que contemplam viagens aéreas e terrestres, também são disponibilizadas para viagens de cruzeiro.
- Você pode fazer cotação e encontrar o seguro viagem mais adequado para você. Faça cotação com a Real Seguro Viagem!
Encontre o seguro viagem ideal para você!!
Encontre ofertas de passagens aéreas!
Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!
Em todas as viagens podem ocorrer imprevistos. Se ocorrer algum problema como atraso ou cancelamento de voo ou extravio de bagagem, recomendamos os serviços Voe Tranquilo. Eles podem oferecer suporte para soluções de tais problemas dentro do prazo de 5 anos, inclusive por meios judiciais se necessário. Informe-se sobre como proceder no caso de bagagem extraviada ou cancelamento de voo!
LEIA TAMBÉM
5 dicas para reservar com Booking.com
5 dicas para alugar carro com Rentcars.com
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com.
Escolha seus passeios com Civitatis
Pesquise passagens aéreas com Skyscanner
Encontre seu chip internacional com Easysim4u
Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem