Skip to content

O que fazer em um dia em Veneza

Veneza

Quantos casais apaixonados já não desejaram visitar a cidade de Veneza na Itália? Apesar do apelo romântico do lugar, sempre desejei conhecer a cidade por motivos diversos: as curiosas construções de frente para as águas, a história do local… Realizei meu desejo em junho de 2019 em uma viagem bate e volta a partir de Rovinj na Croácia acompanhada de Joel (maridão).

Para chegarmos ao local, tomamos uma barca em Rovinj pela manhã. A viagem durou cerca de 3 horas. Os bilhetes de ida e volta custaram 75 euros por pessoa, mas os valores são variáveis. Há controle imigratório, então não esqueça o passaporte. Confira informações sobre os horários de saídas de embarcações de Rovinj para Veneza.

Saiba como adquirir um passeio de um dia para Veneza saindo de Rovinj!

Ferry boat
Embarcação que fez o trajeto Rovinj (Croácia) para Veneza (Itália)

Enfim, chegamos a Veneza…

Depois de algumas horas chegamos a Veneza. Agora vamos às dicas do que fazer em um dia na charmosíssima cidade italiana!

1 – Caminhar

Veneza em um dia
Caminhando por Veneza

Andar pelas vielas de Veneza, atravessar pontes, perder-se… É quase certo que caminhando você se perca na cidade. Você observará beleza nas construções, vitrines e em cada canto da cidade.

Sobre as pontes, recomendamos a leitura do post do blog Descobrir Viajando sobre as mais famosas pontes de Veneza.

Uma caminhada desinteressada pela cidade por si só já é uma atividade a ser incluída no seu roteiro. Você vai querer caminhar e fotografar.

Veneza
Veneza, sua linda!

A cidade pulsa arte por toda parte, mas fique atento: nem sempre é permitido fotografar.

2 – Passear de gôndola

gôndola
Gôndola de Veneza

Em Veneza é quase imperativo fazer um passeio de gôndola! Este era um dos meus maiores desejos na cidade. Durante a nossa caminhada, mantivemo-nos próximos ao canal principal da cidade procurande os famosos barcos italianos. Sem grandes dificuldades, encontramos um, afinal à época existiam 440 gôndolas em Veneza. Fizemos nosso passeio ainda pela manhã.

Um passeio de 30 minutos custava 80 euros. Havia outras opções que variavam de acordo com o tempo de passeio. Escolhemos uma opção de 45 minutos de duração que custou 120 euros. Importante ressaltar que este valor foi cobrado pelo barco, não pelo número de passageiros.

gôndola em Veneza
Eu com minha clutch Gilson Martins aproveitando Veneza. Ao fundo nosso condutor, Marco.

Durante o passeio, o condutor da gôndola nos falava algumas curiosidades sobre a cidade de Veneza com muita simpatia.

gõndola Itália
Eu e Joel aproveitando nosso passeio em clima de romance

Se preferir, você pode reservar o passeio de gôndola antecipadamente. Reserve um passeio de gôndola pelos canais de Veneza!

Recomendamos também a leitura do post do blog Fefa pelo Mundo sobre o passeio de gôndola em Veneza.

3 – Comer

Nada como parar e apreciar uma boa refeição italiana. Depois de caminhar e passear de gôndola, estávamos famintos. Paramos no restaurante Trattoria Ai Leoncini. Local aconchegante, boa comida… Escolhi uma massa com trufas que estava deliciosa! Além desta, havia outras opções vegeterianas.

Massa com trufas
Minha massa com trufas

Em meio ao papo, eu disse uma palavra em português. Prontamente, o garçom trouxe um cardápio em língua portuguesa com uma bandeira do Brasil e passou a falar em português comigo. Fica a dica: em muitos lugares, os estabelecimentos estão preparados para receber o turista brasileiro. Você costuma tentar ser atendido em sua própria língua fora do país?!?

De sobremesa, tivemos um tiramisu.

Tiramisu
Tiramisu

Em resumo, em Veneza eu sugiro que você pare pra comer e apreciar uma boa refeição.

4 – Comprar

Vitrine em veneza
Uma das vitrines de Veneza

Não costumo incentivar o consumismo desenfreado, mas em Veneza, é bom comprar. Você encontrar vitrines com lindas máscaras, roupas, obras de arte… Vai encontrar coisas caras, certamente. Mas também vai encontrar coisas bem baratas como, por exemplo, lindos vestidos por 10 euros.

vinhos em Veneza
Loja de bebidas em Veneza

Além disso, aos amantes de bebidas, informo que é possível encontrar vinhos por preços bem em conta como um prosecco por 5 euros.

Vale a pena passar mais tempo em Veneza?

Fazer uma viagem bate e volta foi maravilhoso, mas recomendaria àqueles que dispõem de mais tempo, reservar dois dias para conhecer os pontos da cidade com calma.

Veneza é perigoso?

Eu diria que é necessário tomar alguns cuidados, pois a cidade é conhecida por ter os melhores batedores de carteira do mundo. Não vi nada, mas tentei ficar atenta para evitar transtornos.

cuidado em Veneza
Aviso aos turistas sobre os batedores de carteira

Enfim, tome cuidado como em qualquer cidade metropolitana do mundo e desfrute da cidade. Ah! Não esqueça de contratar um seguro viagem!

Para organizar sua viagem por destinos italianos, recomendamos a leitura do post do blog Ares do Mundo sobre roteiros personalizados na Itália.

Ah! Veneza é muito conhecida pelas festividades carnavalescas. Para saber mais, confira o post do blog Berço do MundoCarnaval de Veneza: guia para a mais bela folia do mundo.

Se tiver mais tempo na Itália, confira um guia com informações sobre o que fazer em Bolonha!

Ainda falando de outras regiões do país, confira um roteiro em Cinque Terre na Itália!

Confira estes passeios guiados gratuitos (em espanhol) em Veneza:

Encontre passeios em Veneza!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

LEIA TAMBÉM:

Por que fazer um seguro viagem?

Istria, a “Toscana” da Croácia



Booking.com

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

Banner Parceiro

 

 

 

 

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.