Skip to content

Gilson Martins e a Fábrica do Gilsinho em Ipanema: uma experiência que é a cara do Rio!

Quem nunca viajou e dedicou algum tempo para comprar souvenirs?!? Em cidades turísticas há muitas opções, mas devo mencionar que algumas delas não possuem nada que façam delas realmente especiais. Para turistas ou não que desejam carregar marcas da cidade do Rio de Janeiro, os produtos Gilson Martins são uma opção criativa e de muito bom gosto.

Produtos Gilson Martins

Gilson Martins é um artista que produz acessórios há décadas. A loja fica no bairro de Ipanema e eu tive oportunidade de conhecer em janeiro de 2019. Para além de ver de perto os produtos produzidos, tive a oportunidade de saber um pouquinho mais das obras produzidas por ele diretamente da fonte.

Gilson Martins falando sobre sua obra e história

De acordo com o artista carioca, a principal ideia é levar o que é de bom no Rio de Janeiro para o mundo. Os materiais produzidos têm diversas referências a elementos que fazem parte da cidade como o Aqueduto da Lapa, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar… Para ter uma ideia, alguns guias turísticos incluem a loja no roteiro. A marca Gilson Martins ganhou visibilidade no Japão!

Além de referências à cidade do Rio de Janeiro, a bandeira do Brasil aparece em muitas obras produzidas por ele. Gilson Martins foi inspirado a fazer referências à bandeira em 1994, ano em que o sentimento de patriotismo foi marcante com atencimentos como a criação do Plano Real, a aparição de Giselle Bündchen, a conquista do tetracampeonato na Copa do Mundo e a morte de Ayrton Senna. Uma curiosidade é que até meados da década de 90 era proibido usar a bandeira nacional em qualquer produto como bolsas por exemplo. Gilson Martins foi o primeiro a produzir tais materiais.

Além disso, há alguns projetos vinculados à marca Gilson Martins de extrema importância. Lixo Nobre é uma iniciativa em que retalhos que seriam descartados, são reutilizados na produção de novas bolsas. É interessante que estas são produzidas por ex-costureiras da fábrica. Mulheres que necessitaram deixar seu trabalho por questões familiares, por  exemplo, produzem sem sair de casa e a loja compra de volta.

Lixo Nobre

Há também alguns concursos culturais realizados entre os funcionários, onde os mesmos elaboram bolsas, quadros… Durante nossa visita, pudemos observar algumas obras elaboradas.

Obra de um dos funcionários

Tivemos a oportunidade de conhecer a Fábrica do Gilsinho. Os visitantes podem elaborar seus próprias bolsas ou demais acessórios com os elementos da cidade do Rio que, como eu disse, são a essência do trabalho de Gilson Martins.

Criando…

Com a orientação dele, elaboramos as nossas bolsas. Resumindo: na Fábrica do Gilsinho você vai fazer uma bolsa com os elementos que você escolher, logo vai ser um acessório que ninguém terá igual.

Durante o processo criativo

Foi uma experiência maravilhosa em que exercitamos a criatividade. Produzir algo único e seu… Depois do processo de criação, o material é colado e enviado à fábrica. Algum tempo depois, a loja entra em contato para que os visitantes possam ir até lá para retirar sua obra.

Minha criação

Como posso ir à Fábrica do Gilsinho e fazer minha própria bolsa?

Os interessados podem comparecer através de demanda espontânea à loja Gilson Martins sem necessidade de agendamento. Em casos de grupos recomendamos agendamento prévio. O valor da experiência dependerá do tamanho da bolsa que escolher e da quantidade de elementos que desejar incluir.

Gilson Martins e Fábrica do Gilsinho
Rua Visconde de Pirajá, 462
Segunda a Sexta: 9h às 20h / Sábado: 9h ás 19h
e-mail: ipanema@gilsonmartins.com.br
Para saber mais visite o site Gilson Martins e siga a página no Facebook!

Dica extra: não deixe de provar a batida de maracujá!

Brindando com a divina batidinha de maracujá!

Confira também o que outros blogueiros que participaram da ação disseram sobre a experiência:

Regina Oki do blog Turista Full Time no post Gilson Martins e a Fábrica do Gilsinho
Klecia Cassemiro do blog Fui ser Viajante no post Bolsas Gilson Martins

Esta atividade foi uma cortesia oferecida por Gilson Martins. Cabe mencionar que todo conteúdo expressa nossas reais opiniões.

Confira opções de passeios no Rio de Janeiro!

LEIA TAMBÉM:

Projeto Morrinho: uma revolução artística no Rio de Janeiro

15 curiosidades sobre os cariocas

8 motivos para turistar no Rio de Janeiro

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!



Booking.com

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com Viaje Conectado ou Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

aluguel de carros
Alugue com a Rentcars e fique livre de problemas!

 

seguro viagem
Já pensou na hipótese de extravio de mala? Ou ficar doente em uma viagem? Contrate um seguro viagem! Evite transtornos em sua viagem!

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

passagens aéreas oferta
Aproveite e comece a organizar sua próxima viagem! Marque a história em seu pequeno universo.

 

 

 

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.