Skip to content

8 motivos para turistar no Rio de Janeiro

o que fazer no rio de janeiro

Por que alguém escreveria sobre motivos para turistar no Rio de Janeiro? Apesar de atrair visitantes do mundo inteiro, em 2019 a cidade deixou o ranking das 100 cidades mais visitadas do mundo, ocupando no momento de escrita deste post a 104ª posição. Não é por isso que estou escrevendo este texto! Escrevo, pois sou uma apaixonada pela minha cidade e gostaria de compartilhar os motivos pelos quais adoro turistar no Rio para inspirar cariocas que conhecem pouco a cidade e viajantes que buscam inspiração. Confira algumas opções de o que fazer no Rio de Janeiro.

Encontre hotéis no Rio de Janeiro!

Este post faz parte da blogagem coletiva do Projeto [8 on 8] de agosto de 2020, cujo tema foi “turistando onde moro”.

1 – Rio de Janeiro tem cartões postais conhecidos internacionalmente

pão de açúcar rio de janeiro
Bondinho do Pão de Açúcar

Cartões postais do Rio de Janeiro como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e a Praia de Copacabana são conhecidos mundialmente e atraem turistas do mundo inteiro! A cidade é repleta de lugares que você deveria ir pelo menos uma vez na vida!

2 – Rio de Janeiro é uma cidade que pulsa arte

projeto morrinho
Visitando o Projeto Morrinho no Rio de Janeiro

Galerias de arte, arte de rua… Na cidade do Rio de Janeiro você encontrará diversas manifestações artísticas em diversos ambientes. No Boulevard Olímpico, você encontrará o Mural Etnias. O Centro Cultural Banco do Brasil e o Centro Cultural dos Correios, por exemplo, frequentemente recebem exposições de diversos artistas do mundo inteiro. Na comunidade Pereira da Silva você pode conhecer o Projeto Morrinho, uma construção de meninos moradores da comunidade que mudou a história daquele lugar. Não posso deixar de mencionar a Escadaria Selarón, obra de Jorge Selarón, um artista chileno que vivia no bairro de Santa Teresa.

3 – Rio de Janeiro abriga as maiores florestas urbanas do mundo

pedra bonita
Vista da Trilha da Pedra Bonita na Floresta da Tijuca

A Floresta da Tijuca tem diversos atrativos! Apesar de ser conhecida como a maior floresta urbana do mundo, há diversas fontes que atribuem este título ao Parque Estadual da Pedra Branca, também na cidade ou ao Parque da Cantareira em São Paulo. Seja lá como for, a Floresta da Tijuca tem lindas e imperdíveis trilhas como a Trilha da Pedra Bonita, bem como o Parque Estadual da Pedra Branca com a trilha para a Pedra do Telégrafo, por exemplo.

4 – Rio de Janeiro é a cidade para quem ama boemia

bar do amarelinho cinelândia
Bar do Amarelinho na Cinelândia, pertinho da Lapa

Para aqueles que amam uma boa noitada, a cidade tem opções para todos e acredite, qualquer dia da semana! Forró, samba, funk, rock… Seja lá a sua preferência, você vai encontrar um lugar que vai contemplar os seus gostos! Na Lapa, há diversas casas que têm shows ao vivo. Se a grana estiver curta, você pode ficar vagando pelas ruas do bairro e aproveitando as rodas de samba que se formam. Ou ainda ficar ali do lado de fora das casas, conversando e bebendo com os amigos. Cada um aproveita da sua forma, não é?!?

Há muito outros lugares para aproveitar a noite no Rio de Janeiro. A Pedra do Sal é conhecida pelas tradicionais rodas de samba às segundas. Para os forrozeiros, há  lugares para dançar forró no Rio. Se você é da boemia, Rio de Janeiro é a cidade!

5 – Rio de Janeiro tem lindas praias

praia do vidigal rio de janeiro
Praia do Vidigal no Rio de Janeiro

A cidade é conhecida por suas belíssimas praias. Há aquelas mais famosas como a Praia de Copacabana, a Praia de Ipanema… Há também aquelas menos famosas como a Praia do Vidigal e a Praia do Secreto. De qualquer forma, o Rio de Janeiro tem praias que agradam aqueles que preferem badalação ou sossego.

6 – Rio de Janeiro tem áreas verdes para aproveitar em família

Parque Lage
Parque Lage no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro há muitas áreas verdes! Na Lagoa Rodrigo de Freitas, você pode relaxar no Parque Cantagalo, aproveitando a vista. Não posso deixar de mencionar o Parque Lage, local muito conhecido nas redes sociais por causa de seu palacete com piscina, mas também tem diversas trilhas e uma área para piqueniques. Você precisa aproveitar os parques da cidade do Rio de Janeiro!

7 – Rio de Janeiro tem bares e restaurantes maravilhosos

botafogo comida
Uma deliciosa bruschetta no Restaurante Mazzo no bairro de Botafogo no Rio de Janeiro

Na cidade você encontrará restaurantes de culinárias diversas. Dos mais badalados aos mais discretos, a cidade do Rio de Janeiro pode ser um paraíso para um foodie.

Da Zona Oeste à Zona Sul, a cidade tem bares que agradam até aqueles que preferem apenas tomar um suco. Dentre eles, cito o Bar Seu Cristóvão que tem em seu rodízio de caipirinha um dos principais atrativos.

8 – Rio de Janeiro tem muitas construções de valor histórico

Cais do Valongo
Sítio Arqueológico do Cais do Valongo

A cidade do Rio de Janeiro já foi morada da Família Real Portuguesa, capital do país… A cidade ainda preserva construções datadas do Brasil Colônia como o Aqueduto da Lapa e o Cais do Valongo, o único vestígio material da chegada de povos africanos nas Américas. Você pode fazer passeios para aprender mais sobre a história. Um deles é o Tour Pequena África.

Confira aqui alguns passeios guiados gratuitos na cidade do Rio de Janeiro:

Veja mais opções de passeios no Rio de Janeiro!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Leia também os posts dos demais blogs participantes:

Let’s Fly Away – O que fazer em Botafogo. 8 motivos para turistar no Rio de Janeiro [8on8]
Destinos por onde andei…8 motivos para se apaixonar por BH
Viajante Econômica Baixada Santista: o que fazer no Guarujá
Travel Tips BrasilTrilhas em Niterói – belezas naturais na nossa cidade

LEIA TAMBÉM

7 razões para ir a Copacabana

4 dicas para passar o dia no Leme

Dicas para aproveitar Madureira

15 curiosidades sobre os cariocas



Booking.com

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais na Magazine Chicaslokas!

 

Gostou? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com Viaje Conectado ou Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

 

seguro viagem
Já pensou na hipótese de extravio de mala? Ou ficar doente em uma viagem? Contrate um seguro viagem! Evite transtornos em sua viagem!

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

passagens aéreas oferta
Aproveite e comece a organizar sua próxima viagem! Marque a história em seu pequeno universo.


Banner Parceiro

 

 

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.