Skip to content

Uma visita ao Projeto Morrinho

projeto morrinho

Mais uma vez, tenho algo a dizer sobre a cidade do Rio de Janeiro que era desconhecido para mim. O Projeto Morrinho, localizado na Comunidade Pereira da Silva, é o protagonista deste post. Tive a oportunidade de visitá-lo em janeiro de 2020 em um tour organizado pelo Projeto Sou Mais Carioca.

Veja opções de hotéis no Rio de Janeiro!

O que é o Projeto Morrinho?

Projeto Morrinho
Projeto Morrinho

Tudo começou como uma brincadeira de criança. Meninos da Comunidade Pereira da Silva utilizaram tijolos coloridos para montar maquetes que representam ruas e bairros da cidade do Rio de Janeiro com o intuito de brincar. Eles utilizavam esse cenário construído para jogar um jogo que em muito imitava a realidade difícil que eles viviam na década de 90.

Em 2001, os documentaristas Fábio Gavião e Markão Oliveira emprestaram seus equipamentos para que os meninos registrassem suas brincadeiras o que culminou na produção de alguns curtas-metragens. Uma matéria da Revista National Geographic sobre o projeto foi publicada em 2002 o que contribui para que a Projeto Morrinho fosse reconhecido internacionalmente, consagrando aqueles meninos como artistas.

Atualmente, o Projeto Morrinho é um espaço comunitário; um espaço de resistência definido como uma “revolução artística”.

Como é a visita ao Projeto Morrinho?

Conforme já citado, este passeio foi promovido pela agência de turismo Sou Mais Carioca. O ponto de encontro foi na Praça Tiradentes no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Lá fomos recepcionados pela guia Luana. Tomamos um ônibus regular até a entrada da comunidade Pereira da Silva no bairro de Santa Teresa.

projeto morrinho
A guia Luana dando as primeiras orientações sobre o Projeto Morrinho

Neste ponto, guias do Projeto Morrinho nos receberam, deram algumas orientações e nos conduziram pelas ruas da Comunidade Pereira da Silva. Logo no início, o grupo destacou que o local era seguro e que nunca ocorrera qualquer incidente durante visitações ao projeto.

projeto morrinho
Equipe do Projeto Morrinho no início do passeio

Por se tratar de uma comunidade localizada em um morro, o trajeto pode ser difícil para pessoas com dificuldades de locomoção. Sugiro aos visitantes que usem roupas leves e calçados confortáveis.

Algumas paradas antes de chegar ao Projeto Morrinho…

Logo no início do tour, fizemos uma parada no Casa 48 Hostel. Esta opção de hospedagem se destaca pela vista única da cidade do Rio de Janeiro. Por isso, este hostel se tornou uma parada essencial neste passeio.

hostel favela
Vista do Casa 48 Hostel

O Casa 48 Hostel possui um visual vivo e único!

hostel favela
Casa 48 hostel

Caminhando mais um pouquinho, chegamos a uma esquina da Comunidade Pereira da Silva onde a vista mais uma vez surpreendeu!

comunidade Pereira da Silva
Uma das vistas da Comunidade Pereira da Silva

Falando mais uma vez de hospedagem na comunidade, destacamos também uma parada realizada na Pousada Favelinha. Esta foi a primeira pousada em uma favela do Brasil!

pousada favela rio
Grafite na entrada da Pousada Favelinha

Sim, a vista por lá também é incrível!!!

pousada favela rio
Varanda da Pousada Favelinha

Enfim, a chegada ao Projeto Morrinho!

O primeiro contato com o Projeto Morrinho é encantador! Cores, beleza, elementos do cotidiano… A obra de arte surpreende pela composição!

projeto morrinho
Projeto Morrinho

A “maquete gigante” que foi construída com tijolos na década de 1990 por crianças, até hoje é utilizada para brincadeiras! Há um jogo com regras estabelecidas que faz parte da cultura da Comunidade Pereira da Silva!

Na sede do Projeto Morrinho, os visitantes assistem a um vídeo que conta a trajetória do projeto. Além disso, eles também podem exibir vídeos da TV Morrinho, um canal com histórias elaboradas pelos artistas. Assista a um dos vídeos produzidos bem divertidos:

Projeto Morrinho
Investimento: Projeto Morrinho com a Sou Mais Carioca – R$ 20,00 /Ingresso de entrada (não incluído no tour) – R$ 20,00
*As visitas agendadas começam às 9h

Duração: 3h
Confira informações sobre como fazer reservas para conhecer o Projeto Morrinho

Informações importantes:
– Em caso de fortes chuvas o passeio é cancelado;
– O encerramento do passeio é nos arredores do bairro do Largo do Machado.

projeto morrinho
Visite o Projeto Morrinho!

Esta atividade foi uma cortesia oferecida por Sou Mais Carioca e Projeto Morrinho. Cabe mencionar que todo conteúdo expressa nossas reais opiniões.

Confira aqui alguns passeios guiados gratuitos no Rio de Janeiro:

Encontre mais opções de passeios no Rio de Janeiro!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

LEIA TAMBÉM

Bondinho de Santa Teresa

Onde ficar no Rio de Janeiro

5 dicas do que fazer no Rio em dias de chuva

O que fazer no Rio de Janeiro perto do metrô

O que fazer no Rio de Janeiro gastando até 30 reais

O que fazer no Rio de Janeiro em 2 dias

15 curiosidades sobre os cariocas

 



Booking.com

 

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!
Gostou do nosso conteúdo? Ajude a manter este blog fazendo uma contribuição em qualquer valor através da nossa chave PIX: chicaslokasbrasil@gmail.com  (Denise Barreto da Silva)

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com e Hostelworld

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com Viaje Conectado ou Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo com o cupom de descontos CHICALOKAS15

 

seguro viagem
Já pensou na hipótese de extravio de mala? Ou ficar doente em uma viagem? Contrate um seguro viagem! Evite transtornos em sua viagem!

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

 

Banner Parceiro

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.