Skip to content

O que fazer no Rio de Janeiro perto do metrô: 20 dicas

metrô rio de janeiro

Você costuma utilizar o transporte público durante suas viagens? Muitos viajantes têm esse costume principalmente quando se trata de viagens a grandes cidades. Neste post darei do que fazer no Rio de Janeiro perto do metrô; caminhando no máximo alguns minutos. A Cidade Maravilhosa tem muito a oferecer àqueles que desejam utilizar este meio de transporte!

Encontre hospedagem no Rio de Janeiro!

Como funciona o metrô no Rio de Janeiro

metrô rio de janeiro

O metrô no Rio de Janeiro possui duas linhas. A linha 1 se inicia no bairro da Tijuca na estação Uruguai e termina na estação Jardim Oceânico no bairro da Barra da Tijuca. A linha 2 se inicia na estação Pavuna e termina na estação Botafogo.

metrô rio
Mapa do Metrô Rio – crédito da imagem

O bilhete do metrô em março de 2024 custava R$ 6,90. É possível adquirir um nas bilheterias de cada estação. A passagem do metrô também pode ser paga usando Cartão Riocard que também pode ser utilizado em outros meios de transporte como ônibus e trens. Saiba como adquirir um Riocard!

Funcionamento: segunda a sábado de 05h às 00h | domingos e feriados de 07h às 23h.

Com o Riocard você pode utilizar outras opções como ônibus e VLT. Saiba mais sobre os principais meios de transporte no Rio de Janeiro!

Dicas de atrações próximas ao metrô

Vale muito a pena escolher uma opção de hospedagem que fique próximo a uma estação de metrô. Lapa, Copacabana, Tijuca, Botafogo… Estes são exemplos de bairros em que o transporte não será um problema. Vamos às dicas!

1 – Praia de Botafogo

pão de açúcar
Vista do Pão de Açúcar na Praia de Botafogo

Com uma das vistas mais lindas da cidade do Rio de Janeiro, a Praia de Botafogo fica a aproximadamente 5 minutos de caminhada da estação de metrô do bairro. Esta praia é imprópria para banho. Saiba o que fazer em Botafogo!

2 – Praia de Copacabana

praia rio de janeiro
Praia de Copacabana no Rio de Janeiro

Esta praia conhecida internacionalmente pode ser acessada a partir das estações de metrô Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo. Confira o que fazer em Copacabana!

3 – Praia de Ipanema

praia de ipanema
Praia de Ipanema

A praia eternizada na canção “Garota de Ipanema” pode ser facilmente acessada a partir da estação General Osório com uma caminhada de aproximadamente 5 minutos.

4 – Arpoador

arpoador
Vista na Pedra do Arpoador

Visitada por muitos ao fim do dia para assistir ao pôr do sol, a Pedra do Arpoador fica bem próximo ao início da Praia de Ipanema. São poucos minutos de caminhada a partir da estação General Osório.

5 – Lagoa Rodrigo de Freitas

lagoa rodrigo de freitas
Lagoa Rodrigo de Freitas

Este local queridinho das famílias cariocas pode ser acessado a partir da estação de metrô Cantagalo ou General Osório. Será uma caminhada de aproximadamente 15 minutos até o local. Saiba mais sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas.

6 – Maracanã

maracanã metrô
Maracanã

O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã já foi palco de partidas de futebol importantíssimas e de momentos de relevância histórica para o esporte como a realização da primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Além de assistir aos jogos, os visitantes podem fazer o tour do Maracanã. Para chegar ao estádio é só ir à estação de metrô Maracanã e descer a rampa.

7 – Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

ccbb
Centro Cultural Banco do Brasil

Exposições maravilhosas gratuitas, espetáculos incríveis a preços acessíveis… O CCBB fica próximo à estação de metrô Uruguaiana. Consulte as novas regras de visitação ao Centro Cultural Banco do Brasil!

Endereço: R. Primeiro de Março, 66 – Centro
Funcionamento: quarta a segunda de 9h às 21h.

8 – Centro Cultural dos Correios

centro cultural dos correios
Centro Cultural dos Correios

Localizado em frente ao CCBB, o Centro Cultural dos Correios também costuma ter maravilhosas exposições. Você pode aproveitar e conhecer os dois em uma única visita. Lembre-se: é só descer na estação de metrô Uruguaiana e caminhar cerca de 8 minutos.

Endereço: R. Visconde de Itaboraí, 20 – Centro
Funcionamento: terça a domingo de 12h às 19h

9 – Quinta da Boa Vista

quinta da boa vista metrô rio de janeiro
Quinta da Boa vista

Esta área verde é frequentada por muitas famílias! O local já foi residência da Família Real e também é onde se localiza o zoológico da cidade. Para chegar à Quinta da Boa Vista é só se dirigir à estação São Cristóvão.

Endereço: Av. Pedro II, s/n – São Cristóvão
Funcionamento: diariamente de 7h às 18h.

10 – Palácio do Catete

palácio do catete metrô
Palácio do Catete

Atualmente Museu da República, o Palácio do Catete possui um fantástico acervo e foi palco de acontecimentos de relevância histórica para o país como a última reunião ministerial do Presidente Getúlio Vargas. No local há um lindo jardim e uma cafeteria. A visita ao Museu da República custa 6 reais, sendo possível pagar meia-entrada nos casos assegurados por lei. Para ir ao local é só ir à estação de metrô Catete.

Endereço: R. do Catete, 153 – Catete
Funcionamento: terça a sexta de 10h às 17h | sábado e domingo de 11h às 18h (entrada franca quartas e domingos)

11 – Forte de Copacabana

forte de copacabana
Forte de Copacabana

Construído no século XVII para proteger o país de uma iminente invasão espanhola, atualmente o Forte de Copacabana recebe milhares de visitantes. O local abriga o Museu Histórico do Exército e tem algumas cafeterias, sendo uma delas uma filial da Confeitaria Colombo. A entrada custa 6 reais, havendo meia-entrada nos casos assegurados por lei. Para ir ao Forte de Copacabana, basta desembarcar na estação General Osório e caminhar cerca de 16 minutos.

Endereço: Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6 – Copacabana
Funcionamento: diariamente de 10h às 19h.

12 – Praia do Flamengo

praia do flamengo metrô
Praia do Flamengo

A Praia do Flamengo é a queridinha de muitos cariocas! Muitos tutores levam seus cãezinhos para passear por lá! A estação mais perto desta praia é Largo do Machado: são cerca de 9 minutos de caminhada.

13 – Real Gabinete Português de Leitura

real gabinete português de leitura rio de janeiro
Real Gabinete Português de Leitura

Este local é conhecido por ser uma das bibliotecas mais bonitas do mundo! O Real Gabinete Português de Leitura fica próximo à estação de metrô Uruguaiana. Basta uma caminhada de cerca de 5 minutos. Entrada gratuita! Saiba como é a visita ao Real Gabinete Português de Leitura!

Endereço: Rua Luís de Camões, 30 – Centro, Rio de Janeiro
Funcionamento: segunda a sexta-feira de 10h às 16h

14 – Praia do Leblon

metrô LEBlon
Leblon

Para os apaixonados pelas novelas de Manoel Carlos, uma passagem pela Praia do Leblon é imperativa. É só descer na estação Antero de Quental e caminhar aproximadamente 9 minutos!

15 – Porto Maravilha

museu do amanhã porto maravilha
Museu do Amanhã – Porto Maravilha

Com a revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro, esta se tornou uma importante área para o turismo da cidade. Lá estão o Museu do Amanhã, o AquaRio e o Mural Etnias. A estação de metrô Uruguaiana fica a cerca de 15 minutos de caminhada de lá.

16 – Arcos da Lapa

lapa metrô
Arcos da Lapa

Aqueduto no passado, atualmente berço da boemia: os Arcos da Lapa são muito frequentados por turistas e cariocas! Nos arredores a casas noturnas e bares que atendem todas as tribos. Na Lapa as noites são sempre badaladas! A estação de metrô mais próxima é Cinelândia. São cerca de 5 minutos de caminhada. Encontre hospedagens no bairro da Lapa!

17 – Praia da Barra

praia da barra metrô
Praia da Barra da Tijuca

Mais uma praia para esta lista: da estação de metrô Jardim Oceânico à Praia da Barra da Tijuca são cerca de 18 minutos de caminhada.

18 – Escadaria Selarón

escadaria selarón
Escadaria Selarón

Ah! Este lugar é um dos queridinhos dos usuários das redes sociais. A Escadaria Selarón liga os bairros da Lapa e de Santa Teresa. Esta é uma obra do artista chileno Selarón que vivia na região. A estação de metrô mais próxima é Cinelândia (aproximadamente 9 minutos de caminhada).

19 – Shopping Nova América

shopping nova américa
Shopping Nova América – Crédito da imagem

Você deve estar se perguntando: por que um shopping nesta lista? O Shopping Nova América possui um hotel (Ibis Nova América), parque de diversões e muitos bares com música ao vivo durante vários dias da semana na badalada área chamada de “Rua do Rio”. O prédio é tombado pelo patrimônio histórico, pois preserva parte das instalações da Companhia de Tecidos Nova América. A saída do metrô Nova América/Del Castilho tem uma rampa que leva para dentro do shopping!

20 – Confeitaria Colombo

metrô confeitaria colombo
Confeitaria Colombo

Fundada em 1894, a Confeitaria Colombo atrai muitos visitantes interessados em provar seus quitutes únicos e admirar a beleza do local. A estação mais próxima é a estação Uruguaiana (6 minutos de caminhada).

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 32 – Centro
Funcionamento: terça a sexta de 10h às 18h | sábado e domingo de 10h às 18h

Gostou das dicas? Adquira seu bilhete do metrô ou Riocard e vá conhecer mais da cidade!

riocard metrô
Pegue o seu bilhete único e vá ser feliz!

Confira aqui alguns passeios guiados gratuitos na cidade do Rio de Janeiro:

Veja mais opções de passeios no Rio de Janeiro!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

 

LEIA TAMBÉM

5 dicas do que fazer no Rio em dias de chuva

Onde ficar no Rio de Janeiro: um guia completo de hotéis na cidade

7 razões para ir a Copacabana

4 dicas para passar o dia no Leme

Dicas para aproveitar Madureira

15 curiosidades sobre os cariocas



Booking.com

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais na Magazine Chicaslokas!

 

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com e Hostelworld

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 

 

easysim4u chip viagemPara usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 


Banner Parceiro

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.