Skip to content

5 dicas do que fazer no Rio em um dia de chuva

Quando o assunto é a cidade do Rio de Janeiro, as atrações ao ar livre são sempre as mais citadas. De fato as belezas naturais da cidade são um convite a sair de casa, mesmo sem um roteiro prévio. Como exemplo cito a Lagoa e o Parque Lage, atrações gratuitas que podem agradar famílias, casais, grupos de amigos e até aqueles que preferem caminhadas solitárias.

Mas… E se chover? Neste texto, mostraremos que um dia de chuva não significa que será impossível se divertir na cidade. Vamos às dicas?!?

Veja opções de hotéis no Rio de Janeiro!

Não viaje sem seguro viagem!

1 – Centro Cultural dos Correios e Centro Cultural Banco do Brasil

É possível visitar os dois numa “tacada” só, pois eles estão literalmente localizados um em frente ao outro.

O Centro Cultural Banco do Brasil já recebeu exposições de artistas como Salvador Dali, Yayoi Kusama… A entrada para acesso às exposições é gratuita.

Centro Cultural Banco do Brasil

Além disso, há três teatros no local que costumam exibir peças incríveis com preços muito acessíveis, inclusive com critérios para meia-entrada muito abrangentes que contemplam usuários do Metrô Rio, professores, estudantes, idosos, clientes do Banco do Brasil e pessoas com deficiência. Devo mencionar que há também mostras de filmes por lá. Para acompanhar a programação, clique aqui.

O Centro Cultural dos Correios também recebe fabulosas esposições em seus três pisos. A visita ao local também é gratuita. Ocasionalmente, há programações culturais como apresentações musicais. Mais detalhes sobre este espaço, clicando aqui.

Centro Cultural dos Correios

Há também peças teatrais a preços muito acessíveis. Vale muito a pena conferir a programação cultural do local.

Centro Cultural do Banco do Brasil – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro
Centro Cultural dos Correios – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro

2 – Confeitaria Colombo

Confeitaria Colombo no Centro da cidade

Este espaço que é um dos principais pontos turísticos da cidade, foi fundado em 1894 na Rua Gonçalves Dias, 32, Centro da cidade. Quitutes diferenciados em um lugar de visual incrível… Em dias muito badalados pode ser que haja filas para conseguir uma mesa. A visita à Confeitaria Colombo pode ser um bom programa para um dia de chuva!

Atualmente existem filiais em outros lugares. Veja abaixo:

  • Copacabana: Forte de Copacabana, Posto 6;
  • Centro Cultural Banco do Brasil (pode aproveitar a dica de cima e tomar um café por lá);
  • Galeão.

Para maiores informações, visite o site da Confeitaria Colombo.

Saiba mais sobre a visita à Confeitaria Colombo!

3 – Planetário do Rio

Planetário do Rio na Gávea

Esta atração é um bom lugar para visitar com crianças. É possível neste espaço aprender sobre expedições espaciais, planetas, movimentos lunares… Uma boa maneira de aprender e se divertir em dias de chuva. Vale mencionar que a visita ao local não tomará muito do seu tempo, caso não opte por ir a uma das sessões. Acesse a programação do Planetário do Rio!

Em um dia de chuva no Planetário do Rio

A entrada ao local não é gratuita. Em fevereiro de 2024, o valor da entrada custava 20 reais a inteira e 10 reais a meia. Às terças a entrada é gratuita, mas é necessário fazer inscrição.

Endereço: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea, Rio de Janeiro.
Funcionamento: terça a domingo de 10h às 17h

4 – Museu do Amanhã

Museu do Amanhã

Visitar os museus do Rio de Janeiro pode ser uma boa opção em dias de chuva. O Museu do Amanhã se tornou um dos principais turísticos da cidade. Fica localizado na Zona Portuária, na região conhecida como Porto Maravilha. Ouso dizer que este museu e sua proposta de organização interativa, garante entretenimento de bebês a idosos. Este museu é marcado por oferecer diferentes estímulos audiovisuais a cada nova sala.

Um bebê aproveitando as atividades do Museu do Amanhã
Em um dia de chuva no Museu do Amanhã

Em janeiro de 2023, os ingressos custavam 30 reais, mas a meia-entrada era garantida para clientes do Banco Santander, estudantes, idosos, pessoas com deficiência, servidores do município do Rio de Janeiro, moradores ou naturais do Rio de Janeiro e pessoas com até 21 anos. Toda terça, a entrada é gratuita! Veja mais informações sobre o Museu do Amanhã.

Endereço: Praça Mauá,1 – Centro, Rio de Janeiro.

5 – AquaRio

Durante o momento de alimentar os animais no AquaRio

O AquaRio também está localizado na Zona Portuária da cidade. Diferente das opções citadas, o ingresso para esta atração não é barato (a inteira custa 110 reais). Tem direito à meia-entrada pessoas que tenham até 21 anos de idade, estudantes, idosos, pessoas com deficiência e clientes do Banco Santander (em caso de compra antecipada). Há descontos também para nascidos e/ou moradores do estado do Rio de Janeiro e turistas brasileiros e cidadão do Mercosul.

O lugar é incrível! O visual do local encanta visitantes de todas as idades. Vale uma visita! Consulte a programação do AquaRio.

Encante-se pelo AquaRio

Endereço: Praça Muhammad Ali, Gambôa, Rio de Janeiro.

Saiba mais sobre o AquaRio!

Está no Rio e começou a chover? Não é o fim do mundo! Aproveite nossas dicas!

Algumas das atrações citadas aqui, são ótimas atrações para crianças. Quer mais opções voltadas para esse público? Leia também o post de Carol Miranda do blog Vamos por Aí: Passeios no Rio de Janeiro com crianças.

Confira aqui alguns passeios guiados gratuitos no Rio de Janeiro:

Encontre mais opções de passeios no Rio de Janeiro!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

LEIA TAMBÉM

Visita à Fortaleza de São João na Urca

Confeitaria Colombo

Dicas para visitar o AquaRio

7 razões para ir a Copacabana

4 dicas para passar o dia no Leme

Dicas para aproveitar Madureira

15 curiosidades sobre os cariocas



Booking.com

 

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

 

 

Gostou do nosso conteúdo? Ajude a manter este blog fazendo uma contribuição em qualquer valor através da nossa chave PIX: chicaslokasbrasil@gmail.com   (Denise Barreto da Silva)

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 

 

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

Banner Parceiro

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.