Skip to content

Conheça o Museu Casa Guimarães Rosa

O Museu Casa Guimarães Rosa fica na cidade de Cordisburgo em Minas Gerais. Inaugurado em 1974, o museu conta com um grande acervo literário, onde constam as primeiras edições de várias obras do escritor, além de vestuários, utensílios, mobiliários que contam como era a vida de João Guimarães Rosa na sua antiga casa. Além de mostrar o museu, vou contar um pouco sobre a vida do conhecido Guimarães Rosa, o que mostrará que, além de um grande escritor, ele foi um grande homem.

Encontre pousadas em Cordisburgo!

Museu Casa Guimaraes Rosa- Cordiburgo MG

Fui visitar o museu em fevereiro de 2020 em um dia de semana. Cordisburgo é uma cidade calma, típica do interior,  com um clima muito acolhedor. O museu é bem sinalizado, não tive dificuldades para encontrá-lo. Ele fica em frente a antiga estação  de trem da cidade. Fui recepcionada por um guia, que se ofereceu para nos acompanhar durante a visita e contar um pouco da história do escritor. Confesso que o passeio guiado é bem mais rico e ainda podemos tirar dúvidas.

Museu Guimaraes Rosa -MG

O museu procura mostrar para os visitantes como era o cotidiano do escritor na sua primeira casa, suas obras e fatos importantes de sua vida. Ele nasceu em 1908 em Cordisburgo e ficou na cidade até completar seus estudos primários. Depois ele foi para Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, onde ficou até completar sua faculdade de Medicina em 1930.

 

Casa de Guimaraes Rosa em Cordisburgo -MG
Estrutura da casa centenária de Guimarães Rosa, construída em Cordisburgo-MG.

Esta foto nos mostra como é a estrutura da antiga casa do escritor. Através dela podemos ver como as casas da época eram construídas. Lembrando que essa casa, provavelmente foi construída antes do nascimento do escritor, então deve ter no mínimo 112 anos.

Escritorio do Guimaraes Rosa no Museu Casa em Cordisburgo
Essa sala do museu é uma replica de como era o escritório do escritor no Rio de Janeiro.

João Guimarães Rosa possui contos que datam da época em que se formou na faculdade. Eles foram publicados pela  revista O Cruzeiro. Podemos ver, que o mesmo sempre teve uma paixão pela escrita, apesar de escolher a medicina como  profissão, que ele exerceu por alguns anos, até se tornar diplomata. Isso mesmo: João era um homem muito culto, falava vários idiomas e passou em um concurso no Rio de Janeiro para se tornar diplomata.

Passou por muitos momentos difíceis nessa carreira. Foi preso em 1942 na Alemanha, onde trabalhava, quando o Brasil rompeu a aliança com o país na Segunda Guerra mundial. Depois de solto foi para Bogotá como secretário da Embaixada Brasileira. Em 1946 foi morar em  Paris, onde se dedicou mais à carreira de escritor. As grandes obras do autor foram escritas após essa época.

Peças de Roupas de Guimaraes Rosa no Museu Casa em MG
O museu expõe algumas peças de roupas usadas pelo escritor. Deu para perceber que ele era bastante elegante.

 

 

Máquina de escrever do escritor Guimarães Rosa
Máquina de escrever do escritor Guimarães Rosa

Essa foto mostra como eram escritos e corrigidos os textos do autor. Como não existia a opção de deletar e reescrever na máquina de escrever, os textos eram circulados, eram feitas anotações e correções à mão, para depois serem reescritos com as correções. Acredito que ser escritor naquela época era bem mais trabalhoso do que atualmente.

Guimarães Rosa escreveu um dos livros mais importantes da literatura brasileira, o romance  Grandes Sertões Veredas  em 1956. O museu possui uma das primeiras edições dessa obra.

 

Quarto da vó de Guimarães Rosa em Cordisburgo MG
Quarto da vó do escritor reproduzido no Museu.

Este era o quarto da D. Chiquinha, da qual o escritor chamava de Vovó Izidra. Em um dos momentos em que o autor citou a  avó, ele disse:

Vovó Izidra pegava a almofada, ia fazer crivo, rezava e resmungava, no quarto dela, que era pior ,sempre escuro, lá tinha tanta coisa, que a gente pensava; Vovó Izidra quase vez nenhuma abria a janela, ela enxergava no escuro.

 

Museu Casa Guimarães Rosa em Minas Gerais
Cozinha da antiga casa de Guimarães Rosa

Essa é uma réplica da cozinha da casa do escritor. Fogão de lenha, panela de ferro, colher de pau, tudo muito típico da cidade do interior. A cozinha é um dos cômodos mais importante da casa de um mineiro. Na maioria das casas, os melhores papos acontecem na cozinha.

 

Visita guiada no Museu Casa Guimaraes Rosa
Antiga venda do Pai de João Guimarães Rosa, o Sr. Florduardo Pinto Rosa.

Esse foi o nosso guia durante a visita ao museu. Eles possuem uma parceria com o Grupo de  Contadores de Estórias Miguilim. São adolescentes que nos guiam durante a visita e no final nos presenteiam com um conto do escritor homenageado pelo museu. Achei essa parceria maravilhosa, pois ela torna nossa visita muito mais rica. Os guias tiram nossas dúvidas, nos acompanham em cada cômodo da casa e contam várias curiosidades.

 

Museu Guimarães Rosa

O Sr. Florduardo, pai do escritor, tinha uma vendinha que nós mineiros conhecemos como  um lugar que vende de tudo um pouco. Ele vendia muitos adereços de montaria para os viajantes que passavam pela cidade. Imagino as histórias que contavam e tudo que o então menino, João Guimarães Rosa escutava dos visitantes. Dizem que daí o autor começou a se interessar pelos contos. Será?!?

 

Museu Guimaraes Rosa em Minas Gerais
Capa de cavaleiro exposta no comércio. Gente essa capa pesa uma “tonelada” e é toda bordada à mão. É linda!

Atrás do museu, podemos desfrutar de um lindo jardim, onde o contador de estória mirim nos traz um conto do escritor Guimarães Rosa. Adorei a visita, achei a casa muito linda e a estrutura muito boa. A entrada é gratuita, mas eles sugerem uma doação de R$ 3,00 para manter o local. Superindico esse passeio, principalmente para quem mora na região ou estiver de passagem. Lembrando que a cidade de Cordisburgo possui muitas outras atrações.

Jardim do Museu Casa Guimarães Rosa -MG
Jardim do Museu Casa Guimarães Rosa.

Encontre passeios em Minas Gerais!

Encontre oferta de passagens aéreas!

Reserve seu seguro viagem com desconto!

Este post faz parte de uma blogagem coletiva de maio de 2020, cujo tema foi “Museum Week”. Confira outros posts do tema:

LEIA TAMBÉM:

Cordisburgo: Conheça a Terra de Guimarães Rosa

Gruta do Maquiné : Um tesouro no circuito da Grutas



Booking.com

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com Viaje Conectado ou Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com aSeguros promo

 

 

seguro viagem
Já pensou na hipótese de extravio de mala? Ou ficar doente em uma viagem? Contrate um seguro viagem! Evite transtornos em sua viagem!

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

passagens aéreas oferta
Aproveite e comece a organizar sua próxima viagem! Marque a história em seu pequeno universo.

 

Banner Parceiro

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.