Skip to content

Vidas Negras Importam: Produções que falam sobre Racismo e Protagonismo Preto

vidas negras importam filmes séries

Não vamos falar sobre fatos históricos, mas sim de fatos atuais. No dia 25 de maio de 2020, George Floyd um homem negro, foi cruelmente assassinado por um policial branco em Mineápolis, Minnesota – EUA. As cenas fortes desse crime foram divulgadas e provocaram uma comoção mundial. Mais uma vez o Racismo foi colocado em evidência e muitas manifestações foram feitas em vários países do mundo. Este momento é muito apropriado para refletirmos e discutirmos um pouco mais sobre o preconceito racial, que continua muito vivo e ainda tira vidas inocentes.

Neste post, indicaremos filmes e séries que abordam esse tema. Recomendamos que as obras sejam assistidas com um olhar crítico… Pense o que cada uma pode ou não contribuir na promoção de direitos. Não podemos nos esquecer o que os pretor vem sofrendo ao longo dos séculos, pois Vidas Negras Importam!

1 – 12 anos de escravidão (2013)

12 anos de escravidão racismo
12 anos de escravidão

Este filme é baseado na história de Solomon Northup. Em 1841, Solomon  (Chiwetel Ejiofor) nasceu livre e viveu muitos anos com sua familia  em Nova Iorque. Ele foi contratado para trabalhar em outra cidade e durante sua viagem  foi sequestrado e vendido como escravo. Trabalhou por 12 anos como escravo, foi humilhado, torturado, sem poder entrar em contato com sua família. O filme retrata como era a vida dos escravos nas fazendas americanas. Esse  filme é muito emocionante,  as atuações são brilhantes, é um filme que merece ser visto!

2 – Um limite entre Nós (Fences, 2016) 

um limite entre nós filme racismo
Um limite entre nós – crédito da imagem

Estrelado por Viola Davis (Rose) e Denzel Washington(Troy) esse filme é um drama que relata os problemas domésticos do  casal e como pano de fundo temos o drama racial vivido pelos negros da comunidade onde vivem. Troy é um ex-jogador de beisebol frustado que atualmente ganha a vida como coletor de lixo. Ele se tornou um homem rancoroso e tem vários problemas com os filhos e a esposa. Esse filme rendeu a Viola Davis um Oscar de melhor atriz coadjuvante.

3 – Cara Gente Branca (2017)

A série Cara Gente Branca, mostra a rotina de um grupo de estudantes negros em uma faculdade importante onde a maioria é branca. Eles lidam com várias tensões raciais que se desenrolam no campus da faculdade. Através da rádio universitária uma das ativistas negras, trata de algumas das tensões que rolam entre os alunos, no seu programa que se chama Cara Gente Branca.

cara gente branca racismo
Série: Cara Gente Branca – crédito da imagem

A série “Cara Gente Branca” é inspirada no filme de mesmo nome lançado em 2016. No longa metragem, estudantes brancos decidem dar uma festa temática, onde todos devem se “fantasiar” de negros. Diante disso, quatro estudantes negros começam uma manifestação.

cara gente branca filme racismo
Filme: Cara Gente Branca – crédito da imagem

4 – Moonlight – Sob a Luz do Lua (2016)

moonlight filme racismo
Moonlight

Filme campeão do Oscar na categoria de melhor filme em 2017. O filme conta a vida de Chiron (Ashton Sanders), um jovem negro que cresceu em meio a periferia de Miami. Com uma mãe viciada em drogas e a violência ao seu redor, Chiron tenta buscar sua identidade. É muito interessante ver como esse jovem lida com o racismo, sexualidade e com os conflitos da vida. É um filme muito bom e muito realístico.

5 – Green Book – O guia (2019)

 

green book filme racismo
Green Book – O guia

Neste filme, Tony Lipp (Viggo Mortensen) é um homem de origem italiana, acostumado a trabalhar na noite de Nova York. Depois que o clube em que trabalha fecha as portas, ele aceita um emprego como motorista/assistente de Don Shirley (Mahershala Ali), um pianista negro que deseja fazer uma turnê pelo sul dos Estados Unidos durante os anos 60, período em que a violência e a discriminação racial eram marcantes na região. Para saber em quais lugares uma pessoa negra seria autorizada a estar, eles carregavam uma espécie de guia (Green Book). Este filme, baseado em uma história real, venceu o Globo de Ouro nas categorias Melhor Filme Cômico e Roteiro de Cinema, bem como rendeu ao ator Mahershala Ali o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante.

6 – Estrelas além do tempo (2016)

 

estrelas além do tempo filme
Estrelas além do tempo

Baseado em uma história real, este filme conta a história das mulheres afro-americanas que trabalharam na NASA durante a Guerra Fria, onde os Estados Unidos buscava superar a União Soviética durante a corrida espacial. Katherine (Taraji P. Henson), Dorothy (Octavia Spencer) e Mary (Janelle Monáe) enquanto realizam ações essenciais para as conquistas americanas, precisam lidar com questões como a segregação racial no ambiente de trabalho.

Este filme é baseado no livro homônimo de Margot Lee Shetterly. Para você que se interessa por literatura, recomendamos a leitura do post do blog Entre Mochilas e Malinhas sobre livros para refletir sobre o racismo.

7 – Todo mundo odeia o Chris (2005-2009)

 

todo mundo odeia o chris racismo
Todo mundo odeia o Chris

Esta série de comédia é baseada na história da família de Chris Rock, ator e comediante, entre os anos 1982 e 1987. Chris (Tyler James Williams) é um adolescente que vive num bairro pobre do Brooklyn. Este adolescente vive diariamente situações de racismo. Por ser o único negro da escola, ele sofre diariamente com o bullying. Além disso, várias questões presentes no cotidiano da comunidade negra como estereótipos raciais são abordadas com frequência.

 

8 – Tempo de Matar (1996)

 

tempo de matar filme racismo
Tempo de Matar – crédito da imagem

No Mississipi, dois homens brancos espancam e estupram uma menina negra de 10 anos. Carl Lee (Samuel L. Jackson), o pai da criança, assassina os dois na frente de várias testemunhas. Jake Tyler (Matthew McConaughey) é um jovem advogado que aceitou defendê-lo. Os desafios são muitos durante o julgamento, pois o juiz insiste que durante o julgamento não sejam citadas as motivações para o duplo homicídio. As questões raciais que motivaram o estupro são discutidas durante o filme.

9 – Quanto vale ou é por quilo? (2005)

quanto vale ou é por quilo filme racismo
Quanto vale ou é por quilo? – crédito da imagem

Uma doação de computadores é feita para uma comunidade pobre para um programa de inclusão digital. Porém, a ação faz parte de um esquema de lavagem de dinheiro, descoberto por uma moradora da favela chamada Arminda (Ana Carbatti) que teve seu nome utilizado como “laranja”. Neste filme, são feitas associações entre a sociedade brasileira contemporânea e o período de escravidão, enfatizando as semelhanças como a opressão, exclusão social e miséria. Em diversos momentos, documentos históricos são citados nos causando arrepios ao perceber a repetição da história.

10 – Menino 23: Infâncias perdidas (2016)

 

menino 23 filme racismo
Menino 23: Infâncias Perdidas – crédito da imagem

Este é um documentário brasileiro. Na década de 1930, alguns meninos negros foram escravizados por simpatizantes do nazismo em uma fazenda no município de Campina do Monte Alegre no estado de São Paulo. As crianças não eram chamadas por nomes, mas por números. O nome do filme é uma referência a Aloisio Silva, chamado de número 23.

Assista ao documentário Menino 23: Infâncias Perdidas.

 

11 – A Vida e a História de Madam C.J. Walker (2020)

madam cj walker mulher empoderada

Self Made – Madam C. J. Walker (crédito da imagem)

A minissérie produzida pela Netflix é inspirada na vida de Madame C. J. Walker, uma grande empreendedora americana e ativista social. Na trama, Madam C. J. Walker (Octavia Spencer) é uma mulher que sofreu com adversidades como discriminação racial e violência doméstica. Mesmo com todas as adversidades, com sua inteligência e visão ela supera todos os obstáculos e se torna uma grande empresária.

12 – Histórias cruzadas (2011)

histórias cruzadas filme mulheres empoderadas
Histórias cruzadas – crédito da imagem

Neste filme, Skeeter (Emma Stone) é uma jovem de família rica que sonha em se tornar escritora. Atenta à realidade das mulheres negras que vivem no Mississipi durante os anos 60,  ela decide entrevistá-las. Nos relatos, vários embates relacionados à segregação racial são enfatizados.

13 – American Son (2019)

american son filme racismo
American Son – crédito da imagem

American Son é um filme muito atual, e nos confronta o tempo todo. Ele aborda a criação de filhos negros, relacionamento conjugal e conflitos entre a polícia e os negros americanos. O filme conta a história de kendra (Kerry Washington), mãe do jovem Jamal de 18 anos e esposa de Scott (Steven Pasquale), que é um oficial do FBI. Kendra vem de uma família pobre. Cresceu no subúrbio de Miami, em meio à violência e racismo. Tem vários traumas de infância. Foi abandonada pelo pai e teve um irmão assassinado por policiais. O marido de Kendra é branco, de família abastada o que causa muitos conflitos entre os dois. A história se passa dentro de uma delegacia, pelo fato de Jamal, filho do casal estar desaparecido. Kendra e seu marido procuram desesperadamente informações sobre seu paradeiro. Enquanto as informações não chegam, eles discutem a relação, a criação do filho e situações de racismo que Scott não entende e acha que é vitimismo. Para saber o que aconteceu com o filho deles, você terá que assistir ao filme. Esse filme tocou minha alma!

14 – Mississipi em Chamas (1988)

mississipi em chamas filme racismo
Mississipi em chamas – crédito da imagem

Esse filme é um clássico. Foi o primeiro filme que eu assisti ainda criança, que abordou o racismo. Achei aterrorizante na época, na verdade ainda acho. O filme se passa em Mississipi em 1964 na época da segregação racial. Três militantes dos direitos civis são brutalmente assassinados por um grupo de pessoas que representavam o Ku Klux Klan. A população negra se revolta com os assassinatos e dois agentes do FBI são designados para resolver o caso.

15 – Django Livre (2012)

django filme racismo
Django Livre

Este é um filme de faroeste que conta a história do ex-escravo Django (Jamie Foxx). Ele é um grande caçador e faz uma parceria com um caçador de recompensas para pegar alguns criminosos. Essa parceria se estende e o caçador de recompensas decide ajudá-lo a resgatar a esposa de Django, que foi vendida e separada dele há alguns anos. Mas essa busca não vai ser fácil, e como um bom filme de faroeste tem muita ação no meio disso tudo. O filme expõe diversas formas de exploração daquela população escravizada.


16 – What Happened, Miss Simone (2015)

waht happened, miss simone filme racismo
What Happened, Miss Simone

Esse documentário conta a história da cantora Nina Simone. Nina foi uma grande cantora e ativista dos direitos dos negros no Estados Unidos. O filme mostra a vida conturbada da cantora, seus problemas familiares e suas ações em busca da liberdade dos negros. A cantora era conhecida por não ter “papas na língua” e fazer discursos que incitavam até mesmo a violência. Ela acreditava que a liberdade deveria ser adquirida até mesmo pela força, se necessário. Várias musicas da cantora tiveram os negros e sua luta como tema. Eu particularmente amo essa cantora, se você não a conhece, vale a pena assistir ao documentário.

17 – Um reino unido (2016)

um reino unido filme racismo
Um reino unido – crédito da imagem

Esse filme é baseado na história de um príncipe africano que abre mão do trono para se casar com uma mulher britânica. Além de ser uma linda história de amor, o filme mostra a repercussão desse romance no mundo. Seretse Khama (David Oyelowo) conheceu sua esposa Ruth (Rosamund Pike) quando foi estudar Direito na Universidade de Oxford, no Reino Unido. Naquela época negros e brancos não andavam juntos, nem se relacionavam. Para assumir esse romance Ruth teve que abrir mão de sua família que não aprovava o relacionamento. Seretse tinha que voltar para seu país e assumir o trono de sua tribo após terminar a faculdade. Mas seu relacionamento não era bem visto por sua família, pelos britânicos e nem por muitos países da África. Eles passaram por muitas dificuldades, perdas e desafios para manter essa relação. Filme excelente!

18 – Selma – Uma luta pela igualdade (2014)

selma uma luta pela igualdade filme racismo
Selma ; Uma luta pela igualdade (crédito da imagem)

Esse filme conta a história do pastor protestante Martin Luther king, interpretado por David Oyelowo. Além de pastor ele era um ativista dos direitos civis. O filme mostra sua trajetória de luta e a famosa marcha entre as cidades de Selma até Montgomery. O objetivo dessa manifestação pacífica era conquistar direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana. A marcha foi crucial para convencer o presidente a garantir esse direito aos negros através da Lei de Direitos de Voto. Martin Luther King é um dos ativistas negro mais lembrado e famoso dos EUA. Sua vida foi fundamental para a causa dos negros.

19 – O caderno de Sara (2018)

caderno de sara filme racismo
O caderno de Sara – crédito da imagem

Esse filme é sobre a busca de Laura (Belén Rueda) pela sua  irmã  desaparecida Sara (Marian Álvarez). Ela é médica e está na República Nacional do Congo fazendo um trabalho voluntário. Na busca por sua irmã, Laura se choca com o que vê no Congo.  A guerra civil não dá trégua, a população vive em meio a pobreza e violência extrema. O foco do filme está na busca pela irmã desaparecida, mas também vemos como o mundo ignora os conflitos no Congo. Poucas pessoas estão disposta a se doarem por esse povo historicamente sofrido. Sara dedicou sua vida a salvar vidas no Congo e mostrar ao mundo o sofrimento desse povo.

20 – Homens de Honra (2000)

homens de honra filme racismo
Homens de Honra – crédito da imagem

Este filme conta a história verídica de Carl Brashear (Cuba Gooding Jr). O jovem negro de origem simples se alistou na Marinha americana com o desejo de ser mergulhador. Logo após a Segunda Guerra mundial, só era permitido aos negros serem cozinheiros ou ajudantes de oficiais. Quando Carl nada em um dia não permitido aos negros, ele é visto e sua rapidez é notada. Assim, ele acaba se tornando um “nadador de aluguel”. O filme conta os desafios enfrentados por ele para seguir a carreira militar devido à discriminação racial.

21 – Duelo de Titãs (2000)

duelo de titãs filme racismo
Duelo de Titãs – crédito da imagem

Este filme baseado em uma história real, conta a história de um treinador de futebol americano, Herman Boone (Denzel Washington), escalado para assumir o treinamento do time de uma escola após esta adotar a política de integração racial em 1971. Ele precisa lidar com a discriminação racial entre colegas de trabalho, a comunidade e jogadores do time.


22 – Felicidade por um fio (2018)

felicidade por um fio filme racismo
Felicidade por um fio – crédito da imagem

Esse filme é uma comédia romântica leve, com uma temática racial que às vezes passa despercebida para muitas pessoas. Ele conta a história de Violet (Sanaa Lathan), uma publicitária que desde pequena foi ensinada a manter uma aparência  impecável. Ao longo da trama, ela revive vários momentos da infância em que foi desprezada por possuir um cabelo crespo. Sua preocupação com a imagem ultrapassa todos os limites. Ela não permite que ninguém a não ser a sua mãe a veja com o cabelo molhado e sem maquiagem. Seu cabelo obrigatoriamente deve ser alisado e muito bem escovado, conforme os padrões de beleza impostos pela sociedade e também pelo seu noivo.  Ela passa por um processo de redescoberta, raspa a cabeça e começa a ganhar autoconfiança para fazer suas próprias escolhas.

23 – Hair Love

Concluímos esta lista com o curta-metragem vencedor do Oscar de 2020 de Melhor Curta-metragem de Animação. Hair Love mostra um pai que tenta arrumar os cabelos crespos de sua filha pela primeira vez. Este lindo filme nos transmite uma mensagem de amor e autoestima! Assista e compartilhe!

 

LEIA TAMBÉM: 

30 filmes e séries com mulheres empoderadas

5 histórias de mulheres que você deveria conhecer

8 exemplos de machismo no cinema e na televisão

Reflexões cheias de mimimi

Encontre livros, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!
Gostou do nosso conteúdo? Ajude a manter este blog fazendo uma contribuição em qualquer valor através da nossa chave PIX: chicaslokasbrasil@gmail.com  (Denise Barreto da Silva)

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

 

Booking.com