Mulher: Dona de casa, profissional, mãe ou viajante?
Que as mulheres possuem múltiplas facetas, nós já sabemos. Somos conhecidas por fazermos várias coisas ao mesmo tempo. Trabalhamos, cuidamos dos filhos, da casa e somos esposa. Vivemos em uma sociedade que nos cobra o tempo todo essa disponibilidade para os outros, mas quando o assunto é ter tempo para o nosso lazer, para as nossas satisfações pessoais, a história é outra. Será que temos que decidir em ser esposa ou viajante? Essa é uma escolha justa? Eu acho que não. Vamos falar sobre as mulheres e suas escolhas e o dilema do dia a dia de muitas delas.
1 – Está passando da hora de ter filho! Mulher tem data de validade!
Nós temos o direito de fazer nossas próprias escolhas. Quer ser mãe? Seja mãe. Você não precisa abrir mão de todos os seus sonhos por causa disso. Se você decidiu estudar e se estabelecer financeiramente antes de ser mãe, é um direito seu. Se simplesmente acha que não está na hora, espere o seu tempo. Não aceite ser pressionada. Se você não quer ter filhos, não se sinta culpada por isso. É cada dia mais comum mulheres que se casam e não querem ter filhos. Se você não se casou e quer ter um filho, essa também é uma escolha sua e que não diz respeito a mais ninguém. Não estou aqui para criticar suas escolhas, mas sim para te incentivar a fazer suas próprias escolhas baseadas no que você quer, não por obrigação de cumprir seu “papel” na sociedade.
2 – Você ainda não casou? Você precisa de um homem para te dar segurança!
Ser mulher atualmente é viver em um grande dilema. A sociedade nos cobra sermos boas mães e esposas. Nós mulheres do século XXI queremos estudar, crescer profissionalmente, viajar e nos dividimos em satisfazer as expectativas que nos são impostas desde criança, ou satisfazer nossos próprios anseios.
Mulheres não precisam de um homem para ter segurança. Hoje temos a oportunidade de sermos independentes financeiramente e emocionalmente. Podemos escolher ficarmos solteiras se assim quisermos. Você não precisa de um homem para ser feliz e realizada. Se decidir se casar, que seja porque você ama uma pessoa e resolveu compartilhar sua vida com ela. Não por medo de ficar sozinha ou desprotegida.
3 – Vai envelhecer sozinha!
Ter filhos e marido não é garantia de um acolhimento na velhice. Se assim fosse, os asilos não teriam milhares de idosos que, sequer, recebem visitas dos familiares. Não se iluda e baseie sua vida, confiando que terá amparo da sua família na velhice. Existe um ditado muito verdadeiro que diz: “Um pai cuida de 10 filhos, 10 filhos não cuidam de um pai”.
4 – Você não dá conta de cuidar do filho, da casa, do marido e ainda trabalhar fora!
Primeiro, você não tem obrigação de cuidar do seu marido. Você é esposa não cuidadora. Acredito muito nos relacionamentos em que as pessoas compartilham a vida e suas demandas. Sejam elas cuidar da casa, dos filhos e apoiar o outro nas suas dificuldades. Hoje em dia é muito comum a mulher trabalhar. Se você tem um parceiro, ele está lá para te ajudar e dividir tarefas com você. Para muitos, o fato de sermos mulher significa que temos a obrigação de cuidar de tudo sozinhas – Isso é FAKE NEWS. Está na hora de darmos um basta nesse machismo, que nos acompanha desde o nascimento.
5 – Essa é mais macho que muito macho por aí!
Essa frase reforça o quanto nossa sociedade é machista. Ela é usada para quando uma mulher se destaca, por fazer algo melhor que um homem, ou por tomar decisões e se posicionar firme em suas ideias e opiniões. Essa frase coloca a mulher como um ser inferior e naquele momento ela é “elevada” a posição de macho e merece respeito.
Não podemos continuar ouvindo esse tipo de coisa e considerar algo normal. Nós devemos ser respeitadas como mulheres, não somos inferiores aos homens e não devemos aceitar sermos tratadas assim. Está na hora de dar um basta nesse machismo estrutural.
6 – Mãe ou Viajante?
Porque temos que escolher? Podemos ser o que quisermos ser. Não deixe que sua vida seja decidida por outras pessoas. Escolha o que te faz feliz, e se ela for ser mãe e mochileira ao mesmo tempo, que assim seja. Concilie sua vida e rotina para fazer o que você ama. Hoje conseguimos ver muitas famílias viajantes. Mulheres que são mães, profissionais bem sucedidas e que decidiram incluir seus filhos em sua vida, ao invés de deixar seus sonhos e anseios de lado. Temos vários exemplos de blogueiras que são mães e não deixaram de fazer o que mais amam que é viajar. Se você acha que nasceu pra ser mãe em tempo integral, quer ser dona de casa, e viver em função da família, também é um direito seu. Siga seu coração e faça o que te faz feliz. Você é livre para fazer suas escolhas!
7 – Mulher nasceu para se mãe!
Não acredito que essa frase seja uma verdade absoluta. Nascemos com privilegio de poder gerar uma vida, acredito ser esse um dom de Deus. Também creio que recebemos o livre arbítrio e podemos decidir ser mãe ou não. Existem mulheres que não podem ter filhos, mas que escolhem ser mães através da adoção. Algumas simplesmente escolhem não ser mães. E o que há de errado nisso? Nada! Precisamos nos livrar dessa imposição da sociedade. Mulher nasceu para ser o que ela quiser e ninguém tem nada a ver com isso. Respeite suas escolhas, não se culpe por pensar diferente.
Você pode ser mãe, esposa, dona de casa e viajante ao mesmo tempo. Também pode ser apenas, mãe, ou dona de casa, ou esposa ou simplesmente mulher. Seja o que quiser ser! Seja feliz!!
Encontre o hotel ideal para sua próxima viagem!
Encontre ofertas de passagens aéreas!
Leia Também:
Mulheres, viagem, machismo e assédio.
30 Filmes e Séries com Mulheres Empoderadas
As mochileira e o machismo nosso de cada dia.
Gostou? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com.
Escolha seus passeios com Civitatis
Pesquise passagens aéreas com Skyscanner
Encontre seu chip internacional com Easysim4u
Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem