Skip to content

6 tipos que não gostam de viajar

Depois que começamos a escrever o blog juntas, os amigos começaram naturalmente a vir conversar comigo sobre viagens. Seja pra contar sobre suas experiências, pedir dicas ou mesmo só para puxar assunto. Mas meus olhos foram abertos para um novo tipo possível: existem pessoas que simplesmente não gostam de viajar! E não estou falando aqui de gente ruim, invejosa ou daquela pessoa que dá uma disfarçada porque ta meio sem grana. Não, nada disso! Essas pessoas tem uma condição que permite mesmo fazer viagens, gente que já foi pra fora do país mais de uma vez, que já foi a praias lindas no Brasil e mesmo assim não gostam!

De acordo com uma reportagem do g1 em 2012, naquela época, 12,9% dos brasileiros afirmavam que odiavam viajar! Na reportagem, alguns entrevistados afirmavam que encontravam incompreensão de parentes e de amigos. Aqui eu não pretendo criar hostilidade  contra essas pessoas, de forma alguma. Quero mostrar de uma forma divertida os motivos que encontrei pras pessoas não quererem viajar. Conversando, fui tentar entender os motivos… Num próximo post vou propor algumas soluções e quem sabe, “converter” essa galera!

Tipo 1: Viajar estressa!

Sim, existe quem ache que aquela oportunidade de ir para fora de  sua cidade significa muito stress! A pessoa está tão apegada às suas coisas e à sua rotina que acha esgotante sair. Aquela ideia de a cada dia ter que escolher uma coisa para fazer, de não encontrar de cara um lugar ou de ter que descobrir como se locomover  em outro lugar se torna infernal! Esse tipo reclama porque sabe exatamente onde é o melhor bar ou café de sua cidade – mesmo que more fora de sua terra natal faz tempo – e que em outro lugar vai ter que procurar. Não admite muito perder tempo ou dinheiro num café, por exemplo, que vai descobrir depois que era considerado ruim pelos locais. Ou de ter que esperar os amigos se reunirem pra decidir o que fazer naquele dia. Então , esse tipo de pessoa acha mais negócio ficar em casa mesmo, curtir o feriado na casa de outro amigo ou em sua própria casa, vendo um filminho mesmo. Perceba que não quero dizer com isso que diversão em sua própria casa ou cidade seja ruim. Só acho que essas pessoas estão perdendo oportunidades quando podem viajar e não viajam porque supõem que irão se estressar…

Tipo 2: Não viajo porque odeio praia!

Fonte: ofuxico.com

Hello! Esse tipo acha que quando a gente diz que adora viajar e curtir lugares bonitos a gente está falando de ir à praia. E logo vêm dizer que praia mela, que o sol queima o cocoruto e que praia é tudo igual: água salgada, areia melada e vendedor chato. Só acho que eles não encontraram a “sua praia!”. Mas…como o trabalho de convencer que praia é legal me parece grande demais e mostrar fotos do Caribe não convence, eu deixo pra lá. Mas adianto o óbvio: gente, viajar pra um lugar bonito não quer dizer ir só à praia! Simplesmente não gostar de viajar porque se odeia praia não é motivo, haha!!

Tipo 3: Viajar cansa!

Aqui não me refiro aos cansados de plantão que não caminham nem 20 metros para pegar o ônibus. Não é esse tipo. To falando aqui do cara que acha que ir pro outro lado do mundo e se sentir cansado no fim do dia não vale a pena. Acho que quando a pessoa fala isso, ela pode simplesmente não estar na vibe certa. Tenho dois amigos super inteligentes que foram juntos a trabalho para Paris. O primeiro adora viajar e o segundo é o tipo cansado (pra completar, ele é o que “odeia praia” também!). O primeiro já conhecia Paris e resolveu levar o segundo, no único momento de folga que tiveram do trabalho, pra fazer “turismo de alto desempenho” (criaram esta definição!). Andaram loucamente por Paris, entrando e saindo do metrô pra ver os pontos principais. E viram desde a Torre Eiffel até o “muro do je t´aime” em praticamente um fim de tarde e na manhã do dia seguinte, antes de pegar o avião. Você não conseguiria acreditar no tanto de coisas que eles conseguiram ver! Mas…o amigo que não conhecia Paris, apesar de admirar o conhecimento do outro, não achou que valia a pena! Disse o conhecedor de Paris que “sua vítima” reclamou o tempo todo! Oi?



Booking.com

Então…o amigo que não conhecia, na minha opinião, tava fora da vibe: primeiro motivo porque sua namorada – entusiasta do mundo – adoraria conhecer Paris. Certamente com ela ele teria entrado no espírito do “amour, amour” e teria podido curtir com outros olhos. Ver a cidade ao lado do amigo não faz entrar nesse clima de romance, certamente! É que ele já me disse que viajar com a namorada faz ele se sentir melhor porque ela se empolga demais. Segundo motivo – porque realmente, sair voado e, sendo super inteligente, ver o Louvre só por fora deve ter sido frustrante mesmo. E terceiro, eles estavam cansados dos dias em que acordaram cedo e dormiram tarde por causa do trabalho. Estar cansado demais já antes de passear pode atrapalhar e muito sua viagem.

Tipo 4: Viajar sozinho é ruim!

Ouço gente que tem condições de viajar e não vai porque alega não ter companhia. Bom, já de cara sei que não é motivo porque conheço um bando de gente que vai sozinho mesmo. Talvez essa pessoa realmente precise ir, perder o que eu suponho ser medo. A pessoa já não curte ficar sozinha aqui e por isso acha que talvez seja ruim ir sozinha. Talvez goste muito de estar com amigos em sua terra natal e tenha medo de não ter ninguém pra conversar fora. Mas também nunca tentou ir por conta própria. Então, eu pergunto, como pode saber se é ruim?!

Tipo 5: Viajar  para fora do país é ruim porque não falo outra língua!

Fonte: www.empregopelomundo.com

Esse tipo até que curte viajar. Até vai pra alguns lugares do Brasil. Mas diz que não pode sair do Brasil porque não fala a língua. Bom, talvez esse tipo esteja apenas acomodado.Temos a internet e tantas chances de aprender! Como pretendo fazer um outro post sobre como solucionar estas questões, não vou falar de tudo aqui. Mas já adianto: não falar a língua não irá te impedir de ir pra fora!!

Tipo 6: Viajar de avião jamais!

Fonte: http://atl.clicrbs.com.br

Esse tipo tem tanto medo, que só alcança os lugares de carro – e o faz com maestria! Conheci na Patagônia duas amigas vindas do sul do Brasil. Elas foram todo o caminho desde Curitiba até a Patagônia Argentina de carro. Viram e viveram grandes emoções e eu admiro sua coragem. Mas, tanta coragem pra dirigir tanto tempo e a  pessoa apavora com a ideia de entrar no avião e levantar voo! A ideia de ser necessário ir de avião para certos lugares a faz desistir imediatamente de ir. Não têm medo da estrada, com todos os riscos que correm, mas voar jamais. Puxa, essas pessoas em geral  têm vontade de cruzar o oceano, mas o medo as impede de ir. Algumas vezes se convencem que não têm vontade mesmo de ir pra esse ou aquele lugar. Ah, mas se fosse possível estalar os dedos e estar em outro lugar iriam sim! Então, esse tipo de pessoa até gosta de viajar, mas não consegue vencer o medo…Entendo que medo é medo e é irracional…Mas…que pena!

E você? Tem casos ou “nóias” de viagem? Conta pra gente! E segue também, tá?- Instagram e Facebook!

Compartilhe este post no Facebook, Twitter e/ou Google+!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

 

Física de formação, maluca de coração, apaixonada por Deus e por viagens. Viajou uns 21 países (e alguns revisitou), além de conhecer vários encantos de Minas (sua terra natal) e do Brasil. Visitou mais lugares que imaginava e menos do que gostaria, mantendo assim a sede de viajar, porque o mundo é grande, a vida curta e a grana mais curta ainda!