Skip to content

6 sugestões pros tipos que não gostam de viajar

Bem, no artigo anterior eu falei dos 6 tipos com quem conversei que não gostam de viajar…Agora, gostaria de apresentar argumentos que, acredito, são convincentes para “converter” essa galera de que suas razões são infundadas! Claro que isso tudo aqui é somente uma maneira divertida para representar as pessoas. Não tenho nenhum tipo de hostilidade contra quem não gosta das mesmas coisas que eu. Ainda bem que é assim, cada um com o gosto. Antes de mais nada, quero dizer que respeito a decisão de cada um, ok?

Vamos lá, vou tentar te convencer que dá pra viajar, apesar dos seus motivos…

Tipo 1: Viajar pode NÃO estressar!

Com um bom planejamento, você pode chegar e relaxar!!! Tipo a Denise em Ilha Grande!

Eu disse antes que tenho amigos que não gostam de viajar porque acham estressante. Mas vejamos…eles acham estressante porque têm que todos os dias decidir onde e como vão chegar a algum lugar, porque têm que esperar o grupo todo estar pronto para sair, porque não sabem o que é melhor em cada lugar…


Real Seguro Viagem

Creio que tudo isso pode ser mais tranquilo se você souber como preparar uma viagem  e tiver um roteirinho para te orientar. Claro que ficar muito amarrado a um roteiro pode ser tão estressante quanto. Mas pesquisar bem sobre o lugar, saber como se vai e vem dos pontos turísticos, ler os comentários de quem já foi (tipo em blogs como o Chicas!)  – tudo isso torna sua estada mais agradável. Sonhar um bocado antes com as paisagens e ver seu desejo realizado compensará o tempo gasto!

Sobre meu amigo que mais achava estressante viajar – ele começou a mudar de ideia agora que viaja com seus pais. O pessoal que ele escolheu para ir com ele é tranquilo – pais e namorada. Eles pesquisam juntos um pouco melhor sobre o destino e agora ele fica mais tranquilo para ir. Ultimamente me disse que está até curtindo mais!

Tipo 2:  Viajar pode NÃO ser para a praia!

Bruges, na Bélgica, é um destino bem calmo, bem “não praia” , perto de Paris
Um destino bem não praia…Vale Nevado, Chile

Como eu gosto muito de praia, muitas das minhas fotos de viagem são em destinos com mar. Assim, muitas das minhas fotos são na praia. Aí, alguns amigos começaram a dizer que não curtem viajar porque não gostam de praia. Para eles eu tenho dois argumentos:

Quem falou que paisagem bonita ou experiência agradável vem só de praia? Tem tantos lugares lindos e impressionantes no mundo que não podemos pensar que somente um destino de praia pode satisfazer um viajante. Meus amigos sabem disso, mas acho que queriam mesmo mostrar pra mim que não valia tão a pena assim…tudo na brincadeira, claro!

Nem toda a praia é igual: quem não gosta de praia reclama dos ambulantes, sol escaldante e areia melada. Já visitei lugares isolados, onde não havia um ambulante sequer, onde a água era quente e a praia de pedrinhas. Dependendo da época, o sol nem é tão brabo assim. Santorini é um exemplo – tem praias com areias tão diferentes -umas  até de pedra – e na época em que fui, o sol tava super tranquilo. Acho que meus amigos não encontraram ainda a “sua praia”!

Tipo 3: Viajar DEScansa!

Você não precisa conhecer tudo na pressa…no parque Araucano, em Santiago, você pode sentar e relaxar…tantas cidades e tantos parques, cafés…eleja um lugar e se sente. Perder um ou outro ponto turístico não é problema!

Alguns amigos alegam que se cansam demais em viagem e que por isso, não acham que vale a pena ir pra um lugar diferente pra sentir cansaço. Mas eu entendo…quando você está muito cansado ou com fome ou mesmo doente, tudo perde o brilho. Eu tento sempre dar um jeito de programar a viagem com tempo pra sentar e apreciar o lugar. Fazer “Paris em alta performance” como meu amigo fez até me animaria, mas porque eu sou meio fominha. Mas dependendo da situação, talvez não. Será que ele não teria curtido mais se tivesse ido somente a dois ou três pontos, sentado pra tomar um café e falar abobrinha com o companheiro de viagem – será que isso não teria dado mais prazer?

Digo que muitas vezes viajar te dá boas lembranças dependendo da experiência que você teve. Tem gente que me disse que esse ou aquele lugar foi ruim. E quando vou saber, a pessoa na verdade teve uma experiência ruim naquele lugar – brigou com a namorada, teve um mal atendimento…Isso realmente cansa! Eu já tive viagens (raríssimas!) em que me decepcionei com o lugar por causa das atitudes das pessoas. E meus amigos foram ao mesmo lugar e adoraram, porque tiveram outra experiência. O lugar é ruim? Não…minha experiência que foi ruim. Devemos saber separar…

Tipo 4: Viajar sozinho é NADA ruim!

Viajar sozinho pode te dar ótimas oportunidades de crescer e se conhecer melhor! Tipo eu na Ilha de Páscoa!
A Milenne soltinha em NY não parece estar vivendo momentos ruins…

Conheço pessoas que não gostam de ficar sozinhas. Sério, a pessoa diz que não aguenta os próprios pensamentos! Ok, pode ser mesmo que ela não goste de estar só e por isso viajar sozinho possa ser mesmo ruim. Mas nem sempre o ir sozinho pra uma viagem significa que você ficará sozinho o tempo todo. Haverá momentos que sim, no quarto do hotel ou num restaurante. Mas, se você aguentar esses momentos sem surtar, viajar sozinho pode ser fantástico.



Booking.com

Eu já viajei muito sozinha quando solteira (até casada, passei um tempo sozinha nos EUA). Adorava os momentos de reflexão e descoberta que tinha (e tenho de vez em quando, quando vou só). É uma oportunidade fantástica de crescer, porque você percebe que é mais capaz do que achava que era. Isso traz crescimento e amadurecimento. Mas como eu disse antes, ir sozinho não significa estar sozinho o tempo todo – uma vez que você e o outro solitário ao seu lado estão muitas vezes na mesma situação, é ótima oportunidade de fazer amigos novos! Já fiz amizades em viagens assim. Podem ser duradouras ou não, mas você acaba encontrando muita companhia diferente e vivendo situações divertidas que não viveria se estivesse com mais alguém. Simplesmente porque assim você tem chance de juntar pessoas de dois lugares completamente diferentes e colocá-las pra viver a mesma experiências – as percepções da outra pessoa enriquecem a sua experiência. Falei um pouco disso aqui quando fui pra Ilha de Páscoa. E tem a história da Milenne aqui.

Tipo 5:  Sem falar outra língua é possível!

O resort em Curaçao…só pra não ficar sem foto! Claro que eu não ia por a foto daquela família aqui né?!

Vou só contar um caso aqui: em Curaçao vimos uma família brasileira que parecia estar fora do país pela primeira vez. Eles estavam no mesmo resort que a gente, então vimos várias situações com eles, nos momentos das refeições principalmente. Era hilário e interessante, porque ninguém falava sequer inglês, quanto mais papiamento (língua de lá). Ele ia falando em português mesmo, dizendo por exemplo: “peraí que só quero ver o que ta rolando!” e ia entrando no restaurante, por cima da atendente. Dava boa noite antes, claro, mas em português mesmo. Distribuía sorrisos e apertos de mão em português, fazia o pedido apontando qualquer coisa  e em português mesmo. Ele não era mal educado, pelo contrário. Mas seu jeito descontraído e perdido gerava simpatia no pessoal, que acabava tentando ajudar. O Tadeu achou tão interessante que disse que nunca mais ia ter vergonha quando não conseguir falar outra língua!

Tipo 6: NÃO ter medo de avião

Fonte: www. folhape.com.br

Deixar de conhecer o mundo, quando se tem vontade, por medo de avião não dá. Sério…estatisticamente,  é bem pouco provável morrer num acidente desses. Uma reportagem de 2014 da revista Exame  aponta que é mais fácil morrer atacado por um cão que morrer num acidente aéreo! Não to ensinando a ter medo dos cães, longe disso! Mas se seu medo é esse, não há desculpas. Estradas são mais perigosas que o ar, e não se justifica. Se você tem vontade de conhecer o mundo mas morre de medo de avião, ta na hora de buscar ajuda. Estou dando um conselho amigo – vale a pena conhecer lugares! Invista um pouco de tempo e dinheiro numa boa terapia e vai fundo. Não deixe de realizar sonhos por medos sem fundamento!!!

Curta, siga e compartilhe a gente e as suas histórias com a gente! Vai la no Insta e no Face!

Se gostou deste texto, compartilhe no Twitter, Facebook e/ou Google+!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

 

Física de formação, maluca de coração, apaixonada por Deus e por viagens. Viajou uns 21 países (e alguns revisitou), além de conhecer vários encantos de Minas (sua terra natal) e do Brasil. Visitou mais lugares que imaginava e menos do que gostaria, mantendo assim a sede de viajar, porque o mundo é grande, a vida curta e a grana mais curta ainda!