Skip to content

Quem disse que não pode? Mulheres que disseram sim para viagens quando o mundo disse não

Este texto surgiu de uma pergunta direcionada a algumas mulheres viajantes. Para alguns viajar ainda é algo “do outro mundo”, então para entender isso pedi que elas respondessem à seguinte questão:

Disseram-me ou pensei que isto seria um impedimento pra viajar mas não foi:

Nós, mulheres, estamos muito acostumadas a ouvir a opinião formada dos outros sobre nossas vidas, ainda que não solicitada. Mulheres que gostam de viajar, costumam ouvir “pérolas” muito parecidas com as frases de um exemplar de uma revista feminina de meados do século XX (por exemplo, a frase O lugar da mulher é no lar, publicada na Revista Querida, em 1955). Eu já imaginava que algumas respostas se relacionariam a questões de gênero, como você poderá ver a seguir. Contudo, as viajantes também fizeram apontamentos relacionados a receios no quesito viagem comuns a qualquer pessoa.

E eu digo que sou mais mulher porque viajei muito sozinha!!!

Queria muito conhecer Machu Picchu, no Peru. Era um daqueles sonhos gigantes… Ainda mais depois que vi “Diários de Motocicleta”, cismei que ia conhecer a América Latina. Aí, assim que juntei uma graninha, não tinha companhia para ir. Eu já tinha ido pra Europa sozinha (para encontrar amigos lá), então, viajar sozinha não era o problema. Mas quem diria que os amigos viriam com essa: “Ah, mas você não pode ir sozinha para lá!”, “Ah, mas SOZINHA?!?” e coisas do tipo. Acho que queriam dizer: “Como ousa você, mulher, achar que pode ir para uma aventura sozinha?!?”. É engraçado, porque se você vai para encontrar alguém, beleza. Mas sozinha não pode. Graças a Deus, da parte da minha família recebi apoio. Minha mãe nem se importou, meu pai menos… Mas teve gente que ao falar, soava como se tivesse pena de mim. Pobrezinha… sem marido, sem ninguém, oh… E vou dizer que valeu muito a pena ir sozinha! Tanto que viajei sozinha de novo, e de novo… e muitas outras vezes. Disseram que eu não poderia viajar sozinha por ser mulher. E eu digo que sou mais mulher porque viajei muito sozinha!!!

Nem sempre encontraremos pessoas muito receptivas, mas a cara de pau ajuda e todos sobrevivemos.

Eu pensei que grana fosse um impedimento para viajar, mas não foi. Planejando direitinho dá tudo certo… É claro que não dá para comer nos restaurantes mais badalados, nem visitar todas as atrações turísticas sem critérios. Mas as atrações gratuitas e os supermercados estão aí para isso mesmo, né?
Outro impedimento que eu acreditava era a questão da língua. Mas o portunhol é super compreensível. Nem sempre encontraremos pessoas muito receptivas, mas a cara de pau ajuda e todos sobrevivemos.

Não costumo contar das minhas viagens para as pessoas. Então, nunca me falaram sobre impedimentos para viajar.

Tudo é uma questão de prioridades…

 

Eu lembro de uma amiga fazendo um comentário: “Nossa vai pra Europa, tá com dinheiro, hein?!?”. Devolvi com uma pergunta: “Qual o valor da mensalidade da escola do seu filho?”.Ela respondeu um valor que daria para eu pagar o valor da minha passagem. Conclusão: tudo é uma questão de prioridades… Isso vale não só para a mensalidade da escola (não ter filhos ajuda bastante a viajar), mas tem gente que gasta em roupas o suficiente para pagar várias passagens.

…temos q ter muita atenção quando não falamos o idioma do lugar visitado.

Achei que seria um impedimento não falar a língua do país que estamos visitando, contudo é possível, mas tenho que ser realista, é mais cansativo e temos que ter muita atenção quando não falamos o idioma do lugar visitado.

Tem que aproveitar porque ainda não é casada e não tem filhos…

Por ser uma viajante por excelência, muitas vezes escutei “Tem que aproveitar porque ainda não é casada e não tem filhos”. Sempre gostei de viajar sozinha ou com amigas. Amo viajar. Algumas vezes viajo com meu marido, mas há vezes que, por circunstâncias do cotidiano, eu tenho um tempo disponível para viajar e ele não. Eu nunca achei que dividir a vida com alguém seria um impedimento para viajar apesar das falas que eu citei. Quando eu posso, viajo com amigas ou sozinha. Meu marido apoia, afinal de contas, eu não escolheria dividir a vida com alguém que não compreendesse meus caminhos de felicidade. Viagem é vida.

Talvez, você reconheça algum desses “problemas” como algo que tenha te impedido de viajar. Talvez, você tenha dito isso para um familiar ou uma amiga. De qualquer forma, as histórias destas mulheres nos ajudam a compreender que as amarras estão principalmente em nossas mentes. Ouso, então, concluir parafraseando uma música da banda System of a Down, cuja tradução de uma das músicas diz:

Quando você perde a mente pequena,

Liberta sua vida.

Não viaje sem seguro viagem!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Encontre hotéis para a próxima viagem!

LEIA TAMBÉM:

Quem tem medo do lobo mau? Mulheres, viagem, machismo e assédio

As mochileiras e o machismo nosso de cada dia

Siga-nos no Facebook, Instagram e Youtube!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 

 

Booking.com

 

 

 



Booking.com

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.