Skip to content

5 atrações de Ubatuba

Ah! Ubatuba! Esta cidade fica no litoral paulista. Saindo do estado do Rio, é a primeira cidade depois de Paraty. Por que Ubatuba? Bom, tenho o costume de fugir das festividades de Carnaval e enquanto fazia as minhas pesquisas, pareceu uma boa oportunidade ir para a cidade. Alguns amigos e eu ficamos hospedados em um apartamento na região sul da cidade.

Como fomos? Rolou um esquema de carona solidária. Mas, caso não ocorresse, através de pesquisas percebi que seria fácil chegar de ônibus. Para chegar lá, tomamos a Rodovia Rio Santos. O Jair do blog Viagens e Caminhos falou sobre as cidades que podem ser acessadas por ela. Confira o post Rodovia Rio Santos – RJ e SP. Uma outra possibilidade seria alugar um carro.

O que fazer por lá? Bom, há muito o que fazer. O feriado de Carnaval não seria suficiente para esgotar as possibilidades. Para dificultar ainda mais, tivemos dois dias de chuvas intensas.

Vou falar um pouco do que fiz por lá.

Encontre hotéis e pousadas em Ubatuba!

1 – Praia da Enseada

Uma praia de águas calmas e límpidas. Boa pedida para ir com crianças ou para aqueles que não sabem nadar.

Praia da Enseada e eu

Para viajantes que preferem ficar em locais de acesso fácil a quiosques, este local é muito aconselhável. O local também é ponto de embarque para passeios de escuna.

2 – Passeio de escuna – Praia do Flamengo e Praia do Sul (Parque Estadual da Ilha Anchieta)

Praia do Sul

Na ocasião, fizemos algumas pesquisas e acabamos optando por fazer o passeio com a empresa Tubarão Turismo. Os embarques ocorrem na Praia da Enseada e o valor por pessoa no mês de fevereiro de 2018 era de 75 reais por pessoa. Em um passeio que durou cerca de 5 horas, fomos inicialmente à Praia do Flamengo. Local bonito, mas a alta quantidade de barcos na região onde estavam os banhistas era de irritar um pouco.

Praia do Flamengo

Partimos para a Praia do Sul. Esta fica em uma região de preservação ambiental, então não espere encontrar serviços disponíveis. Você vai chegar nesta praia de águas cristalinas e, mesmo no raso, vai interagir com peixinhos lindos.

Estou um pouco cortada na foto, mas o destaque é para os peixes. Veja!

O local é lindo e sua preservação tem um preço. Às 17h todos devem se retirar do local para evitar que um grande impacto ambiental.

Se preferir, reserve com antecedência um passeio de lancha pela Ilha Anchieta!

3 – Projeto Tamar

Como eu disse, a chuva não deu trégua por alguns dias. Então fomos explorar o que havia fora das praias. fomos visitar as instalações do Projeto Tamar na cidade. Em outros posts, já falamos do Projeto em Arembepe e na cidade de Mata de São João. Nesta filial, não há berçário, apenas tartarugas adultas. Há exposições de caráter educativo para provocar a iniciativa de um consumo mais consciente aos visitantes. Vale uma visita. O valor integral do ingresso era de 19 reais, mas paguei meia entrada (professor paga meia 😉 ).

4 – Aquário de Ubatuba

Como estava chovendo pacas, a cidade inteira foi para lá, logo a fila para entrar estava BEM grande. Como o atendimento estava muito organizado, não demoramos muito na fila para entrar. No local foi possível ver espécies de peixes diversas (inclusive o muso da nota de 100 reais, o pirarucu). Pinguins, arraias, tubarão (ele não estava com muita vontade de tirar fotos)…

Pirarucu, sai desse aquário e vem para o meu bolso!

Happy Feet!

O aquário merece uma visita também. O ingresso custava 15 reais, mas paguei meia. É possível comprar o ingresso com antecedência.

5 – Casa da Farinha – Quilombo da Fazenda

A região tem diversos quilombos. Acabamos optando por conhecer a Casa da Farinha no dia em que retornamos ao Rio de Janeiro. Tivemos a sorte de sermos recepcionados por Seu José Pedro, neto de escravos que nos descreveu os desafios de manter um espaço de resistência em meio ao capitalismo selvagem. É possível comprar por lá artesanatos e farinha (claro).

Artesanatos produzidos pelos moradores do Quilombo da Fazenda

Seu José nos informou que é possível ficar no local hospedado na casa de uma das famílias por um precinho bem camarada. Há uma cachoeira também por lá. Vá preparado para se refrescar!

Animou de ir para Ubatuba? Espero que sim. A cidade possui muito mais atrativos do que estes citados neste post!

Encontre mais passeios em Ubatuba!

LEIA TAMBÉM

Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba: Roteiro de 9 dias

Ubatuba: Roteiro de 3 dias

Passeio de barco em Ubatuba


Booking.com

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com Viaje Conectado ou Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

passagens aéreas
Reserve a passagem aérea da sua próxima viagem!


Banner Parceiro

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.