Skip to content

Os desenhos que nos fizeram: 5 representações de mulheres viajantes nos cartoons

Os ícones de nossas infâncias podem influenciar muito em nossas vidas. Costumamos destacar os exemplos ruins, especulando o quanto podem prejudicar as crianças. Neste caso específico, vamos falar dos desenhos animados que podem ter contribuído para a formação de uma geração de mulheres viajantes. Quantas de nós que amamos viajar, flutuamos em nossos pensamentos, imaginando viagens enquanto éramos meninas? Bem, eu era assim e acredito que muitas das leitoras que lerão este texto também.

Vamos aos desenhos?!? ATENÇÃO! Leitores deste texto podem embarcar em uma viagem de nostalgia que pode provocar sorrisos involuntários.

1 – Os apuros de Penélope

 Crédito da imagem

Penélope Charmosa neste cartoon era uma herdeira de uma vasta fortuna. Ela sempre estava viajando ( ela já apareceu em lugares como Bagdá e Egito). Tião Gavião era o vilão que sempre a perseguia. Para “salvá-la” dos perigos, a Quadrilha da Morte (composta por 7 gângsters considerados pessoas pequenas) aparecia quando ela estava em apuros. Apesar da aparição constante dos “manos”, ela acabava resolvendo a situação de sua maneira. Como a figura da mulher é representada neste cartoon? Dá para concluir que mulheres que viajam sozinhas podem até precisar de ajuda, mas elas podem se cuidar. O fato de viajar sozinha não torna nenhuma mulher um bibelô… Fica a dica!

Os apuros de Penélope mulheres viajantes

2 – Scooby Doo, cadê você?

 Crédito da imagem

Daphne e Velma estão sempre em uma road trip com seus amigos. Embora tivéssemos muita imaginação em relação a relacionamentos entre eles, este não era o foco. As aventuras peculiares vividas pelo grupo sempre nos prendiam frente à tela. Elas se mostravam como mulheres ativas e inteligentes. O que elas representavam? Mulheres podem e devem viajar entre amigos e isso não precisa significar um relacionamento amoroso. Daphne e Velma mostraram que viajar entre amigos pode ser muito louco!

scooby doo daphne welma

3 – Josie e as Gatinhas

Crédito da imagem

Elas já eram naturalmente incríveis por serem uma banda de garotas. O grupo viaja para diversos lugares do mundo para se apresentar e no caminho sempre passam por algum perrengue. Elas viajam acompanhadas por um roadie, o empresário da banda e a irmã do cara (POR QUE?). No fim, elas sempre conseguem resolver a situação e seguir em frente. Elas demonstram que mulheres que viajam vão passar por situações difíceis, mas isso não vai ser o fim do mundo.

Josie e as Gatinhas

4 – Os Thornberrys

 Crédito da imagem

Esse não é tão antigo quanto os desenhos apresentados até o momento. Esta animação contava as aventuras de uma família nada convencional composta pai (Nigel), mãe (Marianne), duas filhas (Eliza e Debbie), um menino selvagem (Donnie) e um macaco (Darwin). Os pais eram documentaristas da vida selvagem e circulavam por lugares incríveis (África, Oceania…). O destaque era a filha mais nova, Elisa, que possuía a habilidade de se comunicar com animais. Ela era uma menina sem frescura e amante da natureza. Ela representava meninas (e mulheres) que amam a natureza e aliam o desejo de aventura ao respeito ao meio ambiente.

thornberrys viajantes

5 – Corrida Maluca

 Crédito da imagem

Este desenho me fazia largar tudo e parar na frente da telinha. Quem não lembra de Dick Vigarista, o malvado que amávamos odiar?!? Mas o foco não será ele. Os corredores competiam em diversos lugares diferentes, logo viviam viajando por aí. Penélope Charmosa era a única mulher presente. Ela era fútil ao extremo, mas não vou entrar neste detalhe. Ela representa através de sua atitude de estar lá tão simplesmente que lugar de mulher é onde ela quiser. Deu no que deu né?!?

Penélope Charmosa Corrida maluca

Não pense que as novas gerações também não estão sendo influenciadas da mesma forma! Quer um exemplo? Você pode até não ser fã da música de abertura dos Backyardigans, mas é cada aventura que eles vivem…

backyardigans

Não viaje sem seguro viagem!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Encontre hotéis para a próxima viagem!

LEIA TAMBÉM:

Faz-de-conta para mulheres viajantes

15 filmes de animação em cenários incríveis no mundo real

Gostou?!? Compartilhe via Twitter e/ou Facebook! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Magazina Chicaslokas é uma loja parceira Magalu. Comprando através de nossos links, você adquire produtos de qualidade e ajuda a manter este blog. Pesquise produtos na Magazine Chicaslokas!

Aproveite para começar a organizar sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 

easysim4u chip viagem
Pesquise seu chip internacional com a EasySIM4U!

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.