Skip to content

Lumiar pra viver, pra gostar

Acordar, Lumiar, sem chorar,
Sem falar, sem querer.
Acordar em lumiar,
Levantar e fazer café.
Só pra sair caçar e pescar,
E passar o dia
Moendo cana, caçando lua,
Clarear de vez Lumiar.

Os mais experientes recordarão a música divinamente interpretada por Beto Guedes. Lumiar é um distrito de Nova Friburgo, cidade situada no estado do Rio de Janeiro. Neste post, pretendo mostrar a você que nos lê, porque este lugar foi tão inspirador. Confira o que fazer em Lumiar.

Como cheguei lá? Alugamos um carro em julho de 2018 através do nosso parceiro Rentcars e dirigimos da capital até o local. Nosso personal fofura, Bandit, estava conosco.

Faça cotação de aluguel de carro!

“We are family”

Chegar ao local de ônibus não é impossível, mas ter veículo próprio ajuda muito. Principalmente, porque algumas pousadas são distantes do Centro do distrito e seriam impossíveis chegar a pé. Então, caso não possua veículo próprio, escolha hospedagens próximas à praça principal.

A pousada

Pousada Pouso do Tiê

Ficamos hospedados na Pousada Pouso do Tiê. Esta hospedagem fica distante da região central do distrito e para chegar lá é necessário grande habilidade no volante para encarar uma estrada de terra daquelas! Tudo que é bom, requer sacrifício.

Varanda do nosso quarto

A vista é incrível! Além disso o local possui o selo birdwatching (observação de pássaros). Eu pude ver muitos pássaros diferentes da varanda do meu quarto. O local aceita animais de estimação.

Encontre mais pousadas em Lumiar!

O centro do distrito de Lumiar

Estar no centro do distrito é como estar em uma cena de novela…

O local é fofíssimo! Há diversos restaurantes por lá. Observar os patos no lago ou ainda parar perto do rio para ouvir o som… Onde mais encontrar isso?!?

Rios e cachoeiras

Para acessar as cachoeiras de Lumiar não é necessário grande esforço. O que quero dizer é que para chegar à maioria delas, não é necessário encarar trilhas.

O Poço Feio em nada faz jus ao nome. É um local que tem um balcão de areia, onde é possível estender a canga e tomar sol. Para acessar esta, foi necessário pagar uma quantia de 10 reais por pessoa. Há estacionamento no local.

Poço Feio

O Poço Belo é encantador! É bem perto do centro do distrito. Não precisa pagar nada para acessar este!

Poço Belo
Eu e Bandit admirando o Poço Belo

Dos lugares em que estivemos em Lumiar, a cachoeira da Aventura foi a única em que necessitamos encarar uma trilha que nem era extensa. Éramos os únicos lá na ocasião.

É possível também conhecer o local em que os rios Bonito e Macaé se encontram. Há apenas um trecho em que é necessário pagar uma taxa. Na sua ida a Lumiar, não deixe de conhecer o Encontro dos Rios. O lugar é incrível!

Encontro dos Rios
Ponte sobre o Encontro dos Rios

Dicas e informações extras:

  • Você não vai encontrar 1000 coisas para levar de lembrança. Então, DESAPEGA!
  • O celular não funciona em muitas áreas distantes do centro.
  • Não é difícil encontrar comida vegetariana por lá. Confira as opções que eu experimentei por lá!
  • A música parafraseada neste post se chama Lumiar. Caso você não conheça, clique aqui para conhecer.

Como já mencionado, Lumiar é um distrito de Nova Friburgo que é uma cidade que tem muito a oferecer. Confira o post do blog Destinos e Afins com dicas de o que fazer em Nova Friburgo.

Espero que este post te ajude na iniciativa de ir conhecer este lugar. Para ajudar neste processo, finalizo mais uma vez parafraseando Beto Guedes:

Anda, vem jantar
Vem dormir, vem sonhar, pra viver
Até chegar em Lumiar

Encontre passeios no estado do Rio de Janeiro!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

LEIA TAMBÉM

Restaurantes em Lumiar

O que fazer no Sana

 



Booking.com

Gostou deste post?!? compartilhe no Facebook e Twitter !

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com Viaje Conectado ou Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

 

seguro viagem
Já pensou na hipótese de extravio de mala? Ou ficar doente em uma viagem? Contrate um seguro viagem! Evite transtornos em sua viagem!

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

passagens aéreas oferta
Aproveite e comece a organizar sua próxima viagem! Marque a história em seu pequeno universo.

 


Banner Parceiro

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.