Skip to content

As aventuras de uma vegetariana: missão Cusco

Em dezembro de 2018 tive a oportunidade de ficar por algum tempo na cidade de Cusco no Peru. Durante este tempo, pude constatar que ser vegetariano na cidade não é difícil. Há muitos restaurantes que possuem opções, muitas vezes baratas, para aqueles que optaram por não consumir carne.

Vou falar de alguns lugares em que estive e provei as opções vegetarianas. Nem todos são exatamente em Cusco, mas julguei pertinente citar aqui, pois é pouquíssimo provável que um turista permaneça na cidade sem fazer passeios pelos arredores. Vamos às dicas!

Encontre hotéis em Cusco!

Encontre passeios em Cusco!

1 – Ceviche Seafood Kitchen

Ceviche Kitchen Sea Food

Há muitos lugares em que é possível provar ceviche, um prato tradicional peruano. Na receita original, são utilizados ingredientes como milho cozido, limão taiti e frutos do mar. Já existem adaptações da receita para o público vegetariano. Provei um ceviche vegetariano no restaurante Ceviche Sea Food Kitchen.

Ceviche vegetariano

Neste caso, o prato era à base de manga. Devo confessar que não agradou meu paladar (senti-me, comendo salada de frutas no almoço). Porém, acredito que cada um deve ter sua experiência. Além disso, o restaurante dispõe de outras opções vegetarianas.

Sobre os preços, em dezembro de 2018, os pratos custavam em torno de 30 soles.

Endereço: Portal de Panes 181, Cusco – Praça das Armas

2 – Comida chinesa

Um ou dois dias durante a minha estadia, por comodidade, optamos por comida chinesa. Nestes restaurantes, encontrei muitas opções de refeições vegetarianas. Logo, se tudo der errado, você sempre poderá recorrer a estes restaurantes, cujo preço dos pratos custava em torno de 12 soles.

Na Avenida Garcilaso, há muitos restaurantes de comida chinesa. Alguns deles nem constavam no Google durante a escrita deste post como o Chifa China Fusión Wok na altura do número 250, onde pude almoçar. Local simples, mas tudo muito saboroso.

Almoço no restaurante Fusión Wok

Em uma tarde, fomos ao restaurante Chifa San San. Lugar simples, mas com refeições saborosas e bem servidas. Logo, dá para comer bem e economizar.

Opção vegetariana em Chifa San San

Endereço: Av. Garcilaso 212, Cusco 08000, Peru

3 – Plus Restaurant

Vista no Plus Restaurant

Há alguns restaurantes em que é possível ter  uma boa refeição e observar o movimento da Praça das Armas. Um deles é o Plus Restaurant que oferece opções variadas. Começamos com chips e guacamole. Muitos restaurantes fazem estes chips com massa de pastel frita. Resultado da combinação: delícia!

Chips e guacamole

Neste dia, optei por uma refeição em nada exótica: lasanha vegetariana com molho de brócolis, cenoura e outros vegetais. Deliciosa refeição e lugar agradável.

Lasanha vegetariana. Meu diagnóstico: deliciosa!

Endereço: Portal de panes 151 2º Piso, Praça das Armas de Cusco

4 – Emperador

Este é mais um restaurante com opções variadas. Você vai encontrar pratos típicos peruanos ou outros comuns no mundo inteiro. Começamos com uma entrada à base de abacate. Em verdade, você vai encontrar muitas opções com esta fruta em muitos restaurantes.

Aperitivo feito com abacate

Optei por um espaguete ao molho pomodoro, apesar das diversas opções no local. Local agradável, refeição a contento. Os pratos custavam em média 20 soles.

Espaguete em Emperador

Endereço: Calle Escribanos, 177, Plaza Regocijo, Cusco.

5 – El Chinito

Há sempre aquele dia em que tudo que queremos é um podrão… Esse dia chega para todos, até para vegetarianos. Numa noite, fomos ao El Chinito, porque tinham opções de sanduíches vegetarianos.

Começamos com chips e guacamole. Como eu adorava comer isso em Cusco!

Chips e guacamole em El Chinito

Enfim recebi meu sanduíche de vegetais acompanhado por batatas fritas. Estava bom, mas não foi a melhor coisa que comi na cidade. Os preços eram em média 15 soles.

Sanduíche recheado com vegetais

Endereço: Av. Garcilaso, 195 A1, Cusco

6 – Qespi 

Este bar e restaurante funciona nas dependências do hotel JW Marriot el Convento Cusco. Não é uma opção das mais baratas, mas vale a pena se permitir. Os pratos são deliciosos!

Pedimos um aperitivo que, como de costume na cidade, era feita com abacate.

Entrada no restaurante Qespi

Optei por uma refeição leve: uma sopa com batata e milho… Tipicamente peruana.

Sopa no restaurante Qespi

Endereço: Esquina de Calle Ruinas 432, San Agustin, Cusco

7 – Trilha de Salkantay

De pé, Loco, o cozinheiro. Sentados estão os integrantes do grupo que fez a travessia de Salkantay na ocasião.

Este item não se refere à cidade de Cusco. Mencionei em outro post que passei 5 dias na trilha de Salkantay. Durante a jornada, os cozinheiros costumam acompanhar os trilheiros e cozinham nos acampamentos. Nosso cozinheiro, Loco, além de ser muito divertido, sempre preparava opções vegetarianas.

Uma das refeições feitas por Loco com saladas, lentilhas, guacamole, arroz…

Durante a trilha, as refeições estão incluídas no pacote (exceto o primeiro café da manhã e o último almoço). A empresa Mit Viajes Cusco que organizou nossa trilha, tem experiência neste e em outros passeios nos arredores de Cusco.

8 – Restaurantes em Hidroelectrica

Quando não estávamos mais com Loco na trilha, passamos por Hidroelectrica, onde almoçamos. As vans para aqueles que optam por caminhar para a cidade de Aguas Calientes (Machu Picchu) vão até a localidade. Lá há alguns restaurantes com estrutura muito simples. As refeições custam em média 10 soles e incluem uma sopa de entrada e o prato principal. Todos eles aceitam apenas pagamento em dinheiro.

Todos eles oferecem refeições vegetarianas. Optamos por almoçar no restaurante El Mesón de Melchor Arteaga. Escolhi um prato com bananas, batata doce, salada, arroz e ovos.

Cusco e adjacências oferecem as opções citadas e muito mais para aqueles que aboliram o consumo de carne de suas vidas. Vá, experimente e indique outros lugares!

Se quiser saber sobre outras opções de pratos típicos, leia o post do blog Me leva de leve sobre o que comer em Cusco!

Faça um passeio guiado gratuito em Cusco:

Encontre mais passeios em Cusco!

LEIA TAMBÉM

10 coisas que não te contam sobre Cusco

Trilha Salkantay no Peru

Laguna Humantay no Peru



Booking.com

Gostou? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 

 

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.