Skip to content

Trilha Salkantay (Peru): um relato de experiência

Considerada uma das trilhas mais bonitas da América do Sul, a Trilha Salkantay é uma das trilhas que leva a Machu Picchu. Nesta trilha, os viajantes chegam a caminhar em altitude máxima de 4600m de altitude. Neste post, contaremos a experiência de fazer esta incrível caminhada.

Salkantay é o nome de um pico da Cordilheira dos Andes no Peru. Sua altitude atinge 6271m. Nesta trilha, os viajantes passam por esta montanha.

Quando iniciei a trekking Salkantay, percebi o quanto seria difícil escrever sobre esta experiência. Mas se viver alguns dias isto foi possível, escrever sobre também seria. Em dezembro de 2018, eu e Joel (maridão) partimos para a cidade de Cusco no Peru. Com suporte da empresa Mit Viajes Cusco, encaramos o trekking Salkantay durante 5 dias e 4 noites. Antes do início, comparecemos à sede da empresa, onde recebemos algumas instruções. Fomos informados sobre o que deveríamos levar, recebemos os ingressos para Machu Picchu… Passo a passo de nossa aventura nos foi detalhado para evitar transtornos.

Encontre hotéis em Cusco!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

1º dia

Chegado o dia, uma van nos pegou no hotel para nos levar ao local em que iniciaríamos nossa caminhada. Em um trajeto que durou aproximadamente duas horas, observamos as cidades pelo caminho.

No Peru há muitas pessoas que vivem da agricultura e da pecuária. No caminho avistamos uma mulher peruana que levava o gado ao outro lado da rua.

Paramos para observar a montanha que enfrentaríamos em breve. Salkantay em sua imponência sempre rende ótimas fotos.

Nosso grupo tinha como principal característica a diversidade de nacionalidades. A primeira foto do grupo com Salkantay ao fundo.

Finalmente, a van chegou a Mollepata. Todos os visitantes devem pagar uma taxa que na época custou 10 soles para entrar no local. Nas proximidades de Sayllapata, começamos a nossa caminhada. E a altitude? Logo se mostrou minha maior inimiga nas caminhadas morro acima.

Caminhando…
Eu e Joel em um clique feito um pouco antes de chegarmos ao acampamento

Caminhando e admirando a vista, em algumas horas chegamos a Soraypampa, onde passaríamos a primeira noite. Após o almoço, encarei meu primeiro grande desafio. Em uma caminhada de algumas horas, dirigimo-nos ao Lago Humantay. Novamente, a altitude se revelou como minha inimiga, mas fui recompensada com uma das visões mais impressionantes da minha vida.

A beleza do Lago Humantay

Se quiser apenas conhecer o lago, reserve uma excursão à Lagoa Humantay!

Depois de conhecer o Lago Humantay retornamos ao acampamento. Quer saber como foi dormir por lá?!? Na primeira noite foi possível passar a noite em cúpulas ou barracas.

Na primeira noite dormimos em uma cúpula. Tudo vai depender do pacote contratado.

 

2º dia

Missão Salkantay

O dia seguinte era o dia destinado para ir à montanha Salkantay. As guias Sunika e Flor nos conduziram nesse dia. Elas nos batizaram como grupo Viskachas (coelhos andinos das montanhas). Caminhamos por algumas horas por lugares incríveis.

Uma das lhamas que pastava calmamente pelo caminho

Senti novamente meu corpo ser desafiado ao limite. Nesse trajeto, era possível alugar um cavalo, mas eu não quis. Além de ter desejado mesmo concluir aquela “missão” com esforço próprio, não sou a pessoa mais corajosa do mundo quando o assunto é sobre cavalos.

Bem lá embaixo dá para ver os cavalos seguindo. Nesse momento eu caminhava enquanto a guia Flor me acompanhava atenciosamente.

Depois de uma longa caminhada e muita ajuda, finalmente atingi o ponto mais alto do trekking: 4630m!

A alegria de superar os próprios limites
Grupo Viskachas e a guia Flor (casaco azul claro) celebrando a conquista

Após o almoço, caminhamos por mais algumas horas, descendo a montanha. A caminhada não foi tão sacrificante e a temperatura era mais alta.

No caminho montanha abaixo

Passsamos a noite em um camping em Chaullay.

Tempo de descanso e oportunidade de ter acesso a serviços como banho quente (pela bagatela de 10 soles)

 

3º dia

Pela manhã iniciamos mais um tempo de caminhada (não tanto quanto nos dias anteriores). Em meio à vegetação, eu continuava a admirar a beleza dos lugares por onde passávamos.

Durante o trekking, fizemos diversas paradas. Uma delas me remeteu ao filme A vida secreta de Walter Mitty. Alguns trilheiros jogavam futebol em um campo na montanha (os fãs do filme lembrarão).

Como optamos por ir ao parque de águas termais Cocalmayo, um transporte nos levou até lá.

O ingresso para Cocalmayo custou 10 soles e o transporte 20 soles. As águas quentes funcionaram como um refrigério para nossos corpos doloridos.

Piscinas de águas quentes em Cocalmayo

Depois de aproveitarmos as relaxantes águas quentes, o transporte nos levou para o camping em Santa teresa.

Dois integrantes deixaram o grupo neste dia, pois tinham optado pelo trekking de 4 dias. Logo, dependendo do interesse do trilheiro, a trilha não precisa durar por 5 dias. Vale a pena consultar todas as opções!

Grupo Viskachas, nosso cozinheiro Loco e guias Sunika e Flor no momento de despedida

 

4º dia

Caminho de Hidroelectrica para Aguas Calientes

A maioria do nosso grupo optou por praticar tirolesa com a empresa Zip Line Vertikal entre Santa Teresa e Lucmabamba. Tirolesa já é bom, em um cenário como esse fica melhor ainda!

Yoel (Grupo Viskachas) na tirolesa
Eu na tirolesa e Joel lá trás

Depois disso, o transporte, cujo valor estava incluído no preço da tirolesa de 100 soles, nos levou a Hidroelectrica. Almoçamos e caminhamos duas horas e meia até Aguas Calientes. A caminhada pela linha férrea entre montanhas e rio nos rendeu visões impressionantes.

Em algum lugar da linha férrea

Este percurso não possui subidas e descidas, logo é uma caminhada bem fácil.

Na caminhada rumo a Aguas Calientes

Foi muito bom chegar a Aguas Calientes. Há restaurantes, monumentos… É um bom lugar para estar.

Aguas Calientes é bastante fotogênica!

Considerando que a cidade é bem fofa, resolvemos caminhar um pouquinho por lá. Para aqueles que gostam de letreiros de cidade, em Aguas Calientes não faltam alternativas.

Fazendo pose na praça

Passamos a noite em uma hospedagem simples: Sinchi Roca. Depois de duas noites em camping, dormir lá foi um refrigério.

 

 

5º dia

Em Machu Picchu. Ao fundo a montanha Wayna Picchu

É chegado o momento de ir a Machu Picchu. A subida até o local a pé dura cerca de uma hora e meia e uma caminhada pesada. MAS, é possível pegar um ônibus para lá por 24 dólares (ida e volta). Confesso que escolhi o ônibus. #mejulguem

Enfim chegamos a Machu Picchu. Os ingressos foram entregues previamente pela empresa Mit Viajes Cusco. Não tivemos qualquer problema em relação a isso ou qualquer aspecto da organização da viagem, porém alguns integrantes do grupo que fecharam com outras empresas, tiveram problemas como tickets marcados para horários errados.

Caminhamos por lá aprendendo um pouco mais sobre aquela cidade tão importante para a sociedade Inca.

Os guias explicam como é possível saber o que cada construção era antes da colonização espanhola. Escolas, templos… Tudo ali preservado; traços da história que resistiram e trazem muito orgulho ao povo peruano.

Não poderiam faltar lhamas e alpacas, afinal de contas, todos esperávamos vê-las por lá!

Foi emocionante ver aquele lugar que eu ouvia falar desde que era criança.

Leia também o post do blog D & D Mundo Afora: O que fazer em Machu Picchu (Peru)

O que Salkantay me ensinou?

Depois de caminhar cerca de 22km em situações diversas, é impossível não aprender algo. Descobri que folhas de coca e uma garrafinha de água florida (receitinha peruana para ajudar a respirar), podem ser elementos preciosos. Aprendi a valorizar pequenos luxos do dia a dia como usar um banheiro e tomar um bom banho. Descobri que a beleza da natureza pode ajudar a esquecer infortúnios que embora pareçam grandes, são insignificantes. Aprendi que ter ajuda pode ser a diferença entre subir a montanha ou desistir.

Combati e o bom o combate e trilhei como uma garota

Parte das atividades realizadas foram oferecidas pela empresa Mit Viajes Cusco. Cabe mencionar que todo conteúdo expressa nossas reais opiniões.

Mit Viaje Cusco
e-mail: info@mitviajes.com
Telefone/Whatsapp: +51 984677900
Além do trekking Salkantay a empresa também realiza outros passeios nos arredores de Cusco

O trekking Salkantay oferecido pela empresa Mit Viajes Cusco custava 500 dólares e incluía itens como refeições e guias.
Peru é um país cheio de belezas naturais com muitas opções de trilhas. Há lugares incríveis que não estão nos arredores da cidade de Cusco. Confira também o post de Henrique Lammel do blog A pé no mundo sobre Huaraz, a capital do trekking no Peru, onde ele apresenta outras opções de trekking.

Confira um passeio guiado gratuito em Cusco:

Encontre mais passeios em Cusco!

Acidentes podem acontecer em trilhas. Contrate um seguro viagem e evite transtornos!

Adquira um chip internacional e fique conectado durante a viagem!

LEIA TAMBÉM

10 curiosidades sobre Cusco

O que fazer em Cusco

Comida vegetariana em Cusco

Montanha Colorida no Peru



Booking.com

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

Gostou? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com CIvitatis.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro VIagem


Banner Parceiro

 

 

 

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.