Skip to content

6 dicas para visitar Cusco

Sim, Machu Picchu está na lista de desejos de muitos viajantes. Para chegar lá, é comum ir a Cusco que é o local de onde partem muitos passeios à cidade Inca que é Patrimônio Mundial.

Mesmo em posição de coadjuvante, a cidade de Cusco também tem seus encantos. Neste texto, vou abordar alguns atrativos da cidade que visitei junto a Joel (maridão) em dezembro de 2018.

Encontre passeios em Cusco!

Encontre hotéis em Cusco!

1 – Convento de Santo Domingo e Qorikancha (Templo do Sol)

Logo no meu primeiro dia fui a esta curiosa construção no coração da cidade. A entrada custava 15 soles. Nos tempos de hegemonia da civilização Inca, o lugar era o centro religioso de Cusco.

Sobre o Templo del Sol

A construção do convento vem com a colonização. Logo, o local reúne traços da colonização espanhola, através dos símbolos católicos, e da civilização inca.

Convento de Santo Domingo

Você vai visitar salas preservadas do Convento de Santo Domingo bem próximas de salas com elementos de rituais religiosos incas.

2 – Praça das Armas

Praça das Armas

Este é o principal cartão postal de Cusco. Além de ser um lugar belíssimo, ocasionalmente por lá ocorrem apresentações culturais e feiras.

Apresentação cultural na Praça das Armas

A visitação de turistas à igreja é permitida, exceto durante as missas.

Além disso, nos arredores da Praça das Armas há muitos restaurantes. Alguns deles eu citei no post sobre comida vegetariana em Cusco.

3 – Artes pelas ruas

Mural História de Cusco

Caminhando pelas ruas, você verá obras de arte e terá vontade de sacar sua câmera e registrar. Um exemplo disso é o Mural História de Cusco de autoria de Juan Bravo Vizcarra, localizado na Avenida El Sol.

4 – Mercado San Pedro

Mercado San Pedro

Neste lugar você encontrará produtos que fazem parte do cotidiano do povo de Cusco. Tudo está em um só lugar: roupas, ervas, carnes… Alguns aromas eram demasiadamente intensos. Por vezes saí de uma determinada área por causa do cheiro fortíssimo. Vá com a mente aberta e permita-se conhecer um lugar frequentado pelos nativos.

Mercado San Pedro

5 – Sítios arqueológicos: Tambomachay, Puka-Pukara, Q’enqo e Sacsayhuaman

Você pode visitar estes quatro sítios arquiológicos em um dia. Na verdade, gastamos apenas uma manhã. Em dezembro de 2018, os ingressos custavam 70 soles e incluíam a entrada para todos. Há muitas empresas de turismo em Cusco que oferecem pacotes para ir ao local. Porém, eu e Joel tomamos um uber. Este motorista ofereceu nos levar de um sítio a outro por 90 soles. Gostamos da ideia, pois poderíamos ficar o quanto desejássemos em cada lugar.

a – Tambomachay

Tambomachay

Fomos direto a Tambomachay, pois lá compramos os ingressos. De acordo com a tradição, o local é conhecido como banho Ñusta. Lá há dois aquedutos que levam água no decorrer do ano.

b – Puka-Pukara

Puka-Pukara

Segunda parada. De acordo com a tradição, este local era um tipo de quartel e hospedagem, onde os Incas costumavam se abrigar antes de visitar os locais de banho em Tambomachay.

c – Q’enqo

Q’enqo

Apesar de muito da estrutura ter se perdido durante o período colonial, o local era composto por santuários muito importantes para os incas.

Eu e Joel em Q’enqo

Presume-se que o local também abrigava um observatório astronômico e um anfiteatro para apresentações públicas.

d – Sacsayhuaman

Estima-se que este sítio arqueológico foi construído entre os séculos XIV e XV. Supõe-se que o local foi construído com propósitos militares; para ser uma fortaleza.

Sacsayhuaman

De lá, a vista da cidade de Cusco é incomparável!

Vista para a cidade de Cusco

6 – Têxteis Ccori Vicuña

Têxteis Ccori Vicuña

No caminho entre os sítios arqueológicos, o motorista do uber sugeriu uma parada em um lugar em que eram produzidas roupas de pelo de alpaca. Neste lugar, de maneira didática, uma senhora nos ensinou a diferença entre um material sintético e um confeccionado com pelo do animal. Mostrou como as roupas eram tingidas.

Ccori Vicuña

Para terminar, a simpática senhora permitiu que fossemos aos fundos da propriedade em que as alpacas pastavam calmamente à beira de um lago.

Alpacas pastando calmamente no quintal

Dica extra:

Na cidade há opções ótimas de hospedagem a preços muito acessíveis. Hospedei-me antes e depois da Trilha Salkantay em Casa Real Hoteles. O atendimento deles foi excepcional e eles fizeram de tudo para que nosso tempo em Cusco fosse sem estresse. Guardaram parte de nossa bagagem enquanto estávamos na trilha, pagaram nosso táxi para o aeroporto… Recomendamos!

Venha para Cusco!

Faça um passeio guiado gratuito em Cusco:

Encontre mais passeios em Cusco!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

LEIA TAMBÉM

10 coisas que não te contam sobre Cusco

Trilha Salkantay no Peru

Restaurantes com comida vegetariana em Cusco

Laguna Humantay no Peru

O que você precisa saber sobre a Montanha Colorida

Adquirir um seguro viagem para uma viagem ao Peru é muito importante, principalmente em tempos de pandemia. Faça cotação de seguro viagem com a Real Seguro Viagem.


Booking.com

Em todas as viagens podem ocorrer imprevistos. Se ocorrer algum problema como atraso ou cancelamento de voo ou extravio de bagagem, recomendamos os serviços Voe Tranquilo. Eles podem oferecer suporte para soluções de tais problemas dentro do prazo de 5 anos, inclusive por meios judiciais se necessário. Informe-se sobre como proceder no caso de bagagem extraviada ou cancelamento de voo!

Banner Parceiro

Gostou? Compartilhe no Facebook  e/ou Twitter ! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.