Skip to content

Dicas para visitar Cartagena

Faz já bastante tempo, uma novela da Globo mostrava Cartagena (“Aquele Beijo”). Eu lembro que assisti algumas partes, porque no comecinho falavam e mostravam muito Cartagena. Eu amo casinhas coloridas, uma “ciudad vieja” e um caribe, haha… Cartagena tem isso tudo.

Cartagena de Indias
Vista que me deu vontade de ir a Cartagena. https://pixabay.com/images/search/cartagena/

Ainda era casada com meu primeiro marido na época e queria, como sempre, uma viagem romântica. Era época de carnaval (2015) e tudo no Brasil tava cheio, lotado, caro… Cartagena mostrou ser um destino bem amigável para o bolso na época. Tínhamos 4 dias para viajar e como a cidade é pequena, peguei a chance!

Voando até lá

Voamos de Copa Airlines, foi o voo mais em conta. A escala foi no Panamá e do Panamá até Cartagena foi aproximadamente 1 hora. Tive que mostrar a carteira internacional de vacinação de febre amarela. Mas, a boa notícia é que agora ela é emitida online! Veja aqui

http://portal.anvisa.gov.br/certificado-internacional-de-vacinacao-ou-profilaxia

Do aeroporto eu já tinha reservado transporte, com uma agência turística, para nos levar ao hotel. Mas lembro não ser absurdamente longe. Do aeroporto até os principais lugares pra se acomodar fica entre 13.400 a 19.00 pesos – coisa de R$20,00 a 23,00.

Real Seguro Viagem
Que tal procurar sua passagem aérea para sua viagem para Cartagena?

Para se hospedar

Cartagena ciudad amurallada
Na cidade murada você vai se hospedar numa ruazinha assim...https://pixabay.com/images/search/cartagena/

A melhor dica de hospedagem em Cartagena, sem dúvida, é ficar na Ciudad Amurallada, ou cidade velha… Isso porque a Cartagena dos cartões postais você vê mesmo nesse pedaço. Fora de lá, logo ao ladinho, tem muito lugar mais humilde. Confesso que minha curiosidade e canelinha de cachorro (mania de andar!) me fizeram ir explorar fora, claro. Até porque comida e mercado fora da cidade murada é mais barato! Mas os hoteis dentro da cidade murada são bem melhores e você vai ver e fazer tudo o que quiser. Fiquei hospedada no Hotel Zaguan de la Huerta. Achei super bonitinho e valeu a pena. A única coisa engraçada é o estilo de café da manhã destes hotéis na Colômbia (não todos) – ao invés de um buffet, a moça vinha e perguntava como eu queria os ovos… Aí o café era padrão: um pedacinho de mamão, uma rodela de abacaxi e um pedacinho de melancia. Uma arepa (pãozinho frito de milho bem colombiano) e café com leite. Se quisesse mais, tinha que pedir o repeteco. Acho que era pra evitar desperdício… Enfim!

Para ver

Praça Cartagena
Andar por Cartagena é a melhor escolha. https://pixabay.com/images/search/cartagena/

Cartagena se faz a pé.  É uma cidade de 400 anos e por isso tem muito encanto. Você anda por aquelas ruelas lindas e coloridas e tem a sensação de ter voltado no tempo. Isso porque empresas com muito dinheiro redescobriram a cidade faz alguns anos, e assim a reformaram. Pra quem já visitou Havana (falo disso aqui neste post), Cartagena era assim. Aí mais ou menos no ano de 2000, empresas grandes  como a Coca-Cola, começaram a investir lá e a cidade cresceu. São muitas igrejas, praças (Plaza de la Aduana, Plaza de Santo Domingo, Plaza de los Coches e Plaza Bolívar), construções antigas, casinhas, varandas, buganvilles por toda parte… Pode ir sem medo explorando, nada vai dar errado porque tudo é lindo por lá!

Eu me arrependi de não ter ido à casa de Gabriel Garcia Márquez. E olha que não é difícil de ir, qualquer Uber te leva. Mas como eu não tinha lido nada dele ainda, achava que não valeria a pena. Hoje, tendo lido vários de seus livros (o meu favorito é Cem anos de Solidão) eu consigo até sentir o cheiro do Caribe como ele descreve… É um lugar que visitarei se conseguir regressar a Cartagena. E se você nunca leu nada dele, aconselho a ler!  Crônica de uma Morte Anunciada é um excelente livro pra começar a gostar do velhinho!

Outra coisa que é bacana lá e não consegui ir, aí porque não deu mais tempo quando quis, foi o bairro Getsemani. Os agitos e baladas parecem ser por lá e eu vi fotos pela web que mostram que o bairro vale a pena… É, to achando que tenho mesmo que voltar!

Praia e Mergulho (Playa Blanca e Islas Rosario)

Playa Balanca Cartagema
Playa Blanca

As praias na própria cidade não são muito bonitas não. O mar é meio cinzento e é bem esquisito. Aí você pensa: poooo, Caribeeee, não era o que eu esperava! Calma!!

Playa Blanca

Para ir às prais mais bonitas, mergulhar ou só curtir mesmo, você pega uma lancha no porto. O preço é bem em conta, não lembro exatamente quanto paguei na época, mas era algo como uma passagem de ônibus intermunicipal no Rio (tipo Petrópolis x Rio). A lancha também faz o transporte de moradores e pode ser que pare para pegar ou deixar alguém. Nada que demore ou atrapalhe, só mais uma coisa pra entender o lugar!

Flamingos na Isla Rosario

As lanchas em geral param na Isla Rosário prara mostrar o lugar, os flamingos que moram por lá (tipo um aviário de flamingos) e para oferecer o passeio de mergulho. Tem várias opções de passeios desse estilo e quem tiver interesse é só descer por lá. No nosso caso a gente só queria a praia mesmo e fomos pra Playa Blanca.

Castillo de San Felipe de Barajas e o city tour

Castillo San Felipe de Bajaras. https://pixabay.com/images/search/cartagena/

Eu lembro que estava super resistente com a ideia de comprar o passeio turístico do povo que fica vendendo em pé na Puerta del Reloj,  da cidade murada. Mas resolvi dar uma chance, não me lembro se li ou se alguém me falou… E não me arrependi! O city tour é feito num ônibus aberto, estilo bondinho, todo colorido. Existe até um tipo especial, para festas (já imaginou celebrar seu aniversário em Cartagena?!). Eles te levam pra parte mais novinha da cidade (aí sim 😉 ) pra ver os prédios das empresas (região do Laguito) , para o Castillo de San Felipe e para o Convento.

Castillo de San Felipe de Bajaras
Castillo de San Felipe de Bajaras (ao fundo a parte comercial da cidade)

O passeio no Castillo de San Felipe de Bajaras. vale muito a pena! Ele é guiado e muito bem guiado. No forte você consegue comprar um lanche e água ou sucos. Além de aprender da historia de Cartagena e da Colômbia também.

Lembro de ventar muito e fazer calor, mas nada que atrapalhasse a diversão que tive por lá!

Convento la Popa de la Galera

Convento de La Popa de La Galera
Convento de La Popa de La Galera
Convento de La Popa de La Galera
Convento de La Popa de La Galera

Eu lembro que essa era a parte final do city tour. A graça de ir lá em cima é justamente ir no bondinho… Porque cada curva em que outro bondinho passa é um “aeeeee” da galera, hahaha!! O convento fica la em cima e do alto você vê a cidade toda, até o aeroporto, os bairros de negócios, o mar… Só não sei se teria a destreza do motorista do bonde pra subir dirigindo e cruzando com outros carros pelo caminho!

Não perder de jeito nenhum!

Por do sol no Cafe Del Mar

Cafe Del Mar Cartagena
Cafe Del Mar

É um bar/café que fica bem em cima da muralha. Você certamente não vai se arrepender!

Limonada de côco

Assim mesmo que você pede… É uma limonada bem fresquinha à qual eles adicionam um creme de côco, uma espuma, que fica simplesmente divina. Aliás toda limonada lá é deliciosa, sei lá que mágica é essa com o limão que cresce por lá!

Doces (Portal de los Dulces, Plaza de los Coches)

Portal de los Dulces Cartagena
Portal de los Dulces. https://pixabay.com/images/search/cartagena/

Por todas as bandas que você andar em Cartagena vai encontrar as  doceiras. Elas se vestem muito parecido com as baianas de acarajé no Brasil. Ficam lá  na praça… Com suas banquinhas. Vendem doces de côco, abóbora, de leite e muito mais. Os preços são bem em conta e é um ótimo suvenir – uma caixinha de doces locais!

Pizza na Plaza Bolívar

É super agradável sentar nessa praça no começo da noite e ficar por lá, curtindo uns sucos ou drinks e comendo uma pizza.

Sorveteria Tramonte

Gelateria Tramonte Cartagena
Gelateria Tramonte

Sério, se você não for tomar sorvete lá você não foi! É fabulosa de boa!

Cafeterias

Colômbia Café
Café, Colômbia!
Cafeteria em Cartagena
Cafeteria em Cartagena

Bom, que a Colômbia é famosa pelo café todo mundo sabe… Mas aquela cidade fofa + café colombiano, aí é coisa de outro mundo, né não? E tem várias cafeterias legais por lá, só escolher. Tem umas em que eles fazem café de várias maneiras diferentes: filtrado, expresso, decantado e por aí vai… Só escolher!!

Arroz de coco com peixe

Arroz de côco com peixe
Arroz de côco com peixe

Comida super típica por lá. Se você não gosta de côco e nem de peixe (ou não gosta de arroz, que nem meu irmão mais velho…), não perca nem tempo. O arroz tem mesmo muito gosto de côco e eu adorei o prato! Foi servido na praia e era incluído no preço do passeio de lancha do pacote que compramos.

O que NÃO fazer em Cartagena

NÃO alugue lancha particular

Lembro que uma das grandes bobeiras que fizemos foi alugar uma lancha só pra dois casais. Apesar de o tour ser quase privado e a aventura ser bem legal (eles podem ir bem rápido e você até sai do banco!), eles vão  nos mesmos lugares que a lancha comum. Lembro que isso sim foi um preço absurdo, tipo 500 reais o aluguel da lancha. Fizemos porque conhecemos um casal lá que queria muito ir e tals e acabamos cedendo. Mas no dia seguinte fomos de lancha comum e não nos arrependemos.  Foi ótimo do mesmo jeito.

NÃO faça passeios com os cavalinhos nas carroças

Sério, diferentemente de vários lugares que já vi que oferecem esse passeio, em Cartagena os bichos são mal tratados muitas vezes. Eu vi que eles começam cedo de manhã e vão até muito tarde, tipo 22h00. Eu vi cavalinho cair de exaustão na rua. Nunca vi isso em cidade nehuma. Em Tiradentes e Petrópolis, por exemplo, eu nunca tinha visto bichinhos tão sofridos. Claro que você pode julgar por você mesmo. De repente tão bem tratados, sei lá. Mas na época que fui não gostei do que vi. Eu só me arrependo de não ter dito o motivo de não ir, porque o cocheiro precisa aprender a tratar bem o animal, senão perde dinheiro. Entenda que são pessoas muito pobres que têm nessa atividade seu único sustento muitas vezes. Seja compassivo ao mesmo tempo, ok?

NÃO vá a praia na cidade

Praia em Cartagena
Praia em Cartagena. https://pixabay.com/images/search/cartagena/

Sério, o mar é cinza e esquisito, fora o fedor de esgoto que rola por fora ali. Não aconselho não. Tem a parte mais “rica” que a praia parece melhorzinha. Mas eu ainda acho que não vale a pena. Pega a lancha e vai pra Playa Blanca!

NÃO deixe as locais fazerem massagem se você não estiver a fim de pagar por isso

Se você não tem interesse em massagem na praia, não permita nem que elas encostem em você. Elas estão pela praia, sempre oferecendo o serviço. Mas se você deixar, melhor pagar… Porque vão fazer uma cena pra você pagar. E se você não tá a fim, não vai querer pagar… Não tem amostra grátis não 😉

NÃO deixe o vendedor de chapéus fazer você experimentar outros antes de te dar o troco

Gente, sério… A gente foi comprar um chapéu e deu o dinheiro pro moço. Ele enfiou outro na minha cabeça e saiu correndo com o dinheiro, dizendo que não tinha trocado… Meu ex-marido teve que correr atrás dele uns bons 200 metros pra pegar de volta e aguentar a má vontade de uma vendedora de loja pra trocar o dinheiro (comprou uma água com ela, kkkk).

Esse post foi da minha experiência de 4 dias por Cartagena. Não é um post exaustivo, então claro que daria pra explorar mais. Você já foi? Conta pra nós!

O Caribe é mesmo maravilhoso. Se você quer ver mais destinos de lá, visite a seção CARIBE do nosso blog!

Agora, se você curte Cruzeiro, por que não fazer um pelo Caribe? A Mari do Travel Tips fala da experiência dela num Cruzeiro no Caribe em 2019 e Dicas dos Portos. Corre lá pra ver!

Ainda falando sobre a Colômbia, recomendamos que confira o post do blog Caminhos me levem que traz informações sobre o custo de uma viagem para a Ilha de San Andres.



Booking.com

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

 

 

Física de formação, maluca de coração, apaixonada por Deus e por viagens. Viajou uns 21 países (e alguns revisitou), além de conhecer vários encantos de Minas (sua terra natal) e do Brasil. Visitou mais lugares que imaginava e menos do que gostaria, mantendo assim a sede de viajar, porque o mundo é grande, a vida curta e a grana mais curta ainda!