Skip to content

Washington muito de graça

Estive em Washington por 7 dias em meados de março deste ano, 2019. Enquanto por aqui na nova terra da rainha fazia frio pra caramba, Washington DC já respirava os primeiros ares primaveris, com as  primeiras cerejeiras florescendo e o clima permitindo a gente a se arriscar a tirar os casacos por alguns momentos! Pegamos vários dias de sol. Como a cidade é em sua principal parte um convite à caminhada, dias ensolarados são muito bem vindos! 😉

Eu tive a oportunidade de passar um mês nos Estados Unidos em 2012 também, o mês era setembro. Como trabalhei pertinho de Washington, também fiz coisas legais naquela época. Assim, nesse post quero juntar os pontos altos coisas daquela época com as que fiz agora e te dar uma experiência mais completa!

Hospedagem e transporte (claro, essa parte não é de graça, mas você tem interesse!)

Em abril de 2019 ficamos hospedados em Chinatown por um fim de semana. O resto dos dias foi perto do aeroporto, região em que o Amor estava trabalhando. O hotel em que ficamos no finde (o Pod DC) tem localização perfeita, fica pertinho da National Portrait Gallery e portanto, perto dos outros museus também!

Chinatown, pequena área entrea as ruas H e I e entre as ruas 5 e 8.

Já o outro hotel, perto do aeroporto, é longe de tudo… É ótimo, mas muito fora de mão. O pessoal do hotel me dava carona todos os dias para o metrô (que não dá pra ir andando!) e de metrô demorava quase 40 min até o centro (estaçãoMetro Center). E falando em metrô…

O metrô de Washington funciona por distância e horário. O preço do ticket vai ser uma combinação dos dois. Eu pagava uns 11 dólares por dia – saía mais ou menos 10h\ da manhã e voltava por volta de 5h a 6h da tarde, hora de pico. Estava indo da região do aeroporto até a F street, então era provavelmente um dos preços mais altos.

Você tem que apertar uns botões: se não tem o cartão, paga dois dólares por ele (o cartão do metrô, digo). Aí escolhe a região (no cartaz tem) e o horário da volta (tem os valores e acordo com os horários). A operação é meio chata para quem nunca fez, mas os funcionários do metrô são uns amores e te ajudam. Só mostre onde quer descer e a hora que quer voltar e eles ajudam. Pode-se usar tanto dinheiro como cartão para pagar.

Agora vem a parte muito de graça!

Chip de Viagem
Fique conectado durante sua viagem para os Estados Unidos!

Museus

Ah, os Museus de Washington! Eu acho bem difícil escolher um só. São tantos museus tão legais na cidade que nem sei por onde começar.

Fundação Smithsonian (Smithsonian Castle)

Os “Smithsonians” são museus de graça em Washington e estão pertinho uns dos outros, em sua maioria na Constitution Avenue. Você não precisa de nada para entrar neles, só boa vontade! Claro, alguns revistam sua bolsa, outros não… se der, vá sem bolsa, porque aí você pula a fila da entrada.

A fundação Smithsonian é educacional e científica, financiada totalmente pelo governo dos Estados Unidos e com visitas gratuitas para qualquer pessoa do mundo! Adoro isso <3

Nas minhas andanças por lá visitei os seguintes museus:

Museu de História Natural

Famoso elefante do museu
Uma Noite no Museu 2

Lembra de “Uma noite no museu”?! Então, hahaha. Para mim é tão interessante quanto o seu equivalente em New York . Tem muitas réplicas de dinossauros e animais, tem as ossadas de verdade também, tem minerais, gemas maravilhosas (de Minas Gerais, claro , mas de outras partes também). Adoro museus de história natural e esse vale muito a visita!

Essa é a maior água marinha conhecida. Veio de Pedra Azul, MG (sure!) e foi lapidada entre 1992 e 1993. O lapidador deu o nome de D. Pedro, pelos dois “Pedros” empreadores no Brasil

Museu aeroespacial (os dois!)

Tamanho do Hubble…Na filial da Constitution Avenue
Jato “invisível”, no Steven F. Udvar-Hazy Center

O meu museu favorito é o Museu Aeroespacial! E como não bastasse, o que é bom é duplicado! Existem dois museus aeroespaciais na ciade: um fica na Constitution Avenue, junto com os outros Smithsonians e o outro fica pertinho do aeroporto. Mas pretendo fazer um post separado só para eles, então aguarde! Os dois valem demais a pena visitar e devem ser um dos pontos altos da listinha de visitas!

Em 2012 na filial na Constitution Avenue
Em 2019…com companhia é muito melhor!

Jardim Botânico

Em 2012, na entrada do Jardim Botânico
Dentro do Jardim Botânico, em 2012

Da primeira vez que fui, tinha essas obras de arte em vidro na entrada. Desta vez, estavam reformando a entrada. Não fui desta vez, fui em 2012. Mas tenho certeza que assim que a obra acabar ficará melhor ainda. O museu conta com espécies de várias partes do mundo e muitas, mas muitas orquídeas. É um prazer pros olhos e pro coração apreciar. Merece sua visita!

Museu de Artes  – National Gallery of Arts 

Esta é a entrada da frente da galeria… por algum motivo, às quartas a entrada é pela lateral. Mas tem placa avisando.
Um povo que evolui, ama a arte e a história…Essas flores (azaleias) são doações ao museu.
Um Calude Monet pra embelezar
Baladeiro conhecendo seus ancestrais. Até ele reconhece que Historia é importante!

Em 2012 eu andei em um sábado tanto, mas tanto, tanto por Washington que não consegui nem me mover no museu. Desta vez entrei e apreciei as obras de arte magníficas que existem por lá! Se você curte arte impressionista, também não vai se desapontar. Engraçado que fui procurar as fotos da minha visita em 2012 para comparar com as de agora…tirei fotos das mesmas pinturas nas duas vezes!

Ah, e lembra da Bailarina do Degas? Essa peste ta em todo lugar, ta em Boston e no Metropolitan em NY também…e em 28 museus nos EUA, Inglaterra e França

E uma curiosidade sobre a famosa dançarina de 14 anos de Degas… Eu já tinha visto a danada em Boston, Nova Iorque, Paris e agora Washington. Tava achando que tinha pirado… Né não! Essa estátua foi feita por Degas originalmente em cera e não deu bom. Na época, dançarina de corpo atlético era “trem da roça”. Desprezo puro. Mas depois que ele morreu, várias de suas obras em cera foram feitas em bronze e vendidas. Várias foram feitas dessa aí da foto e 28 museus ao redor do mundo (e mais um monte de colecionadores) compraram as peças. A original em cera parece que está em Washington mesmo, mas acho que não é a da foto, porque lembro de ser bronze (ou era cera, hmmm?). Enfim, agora entendi… Aprendi aqui nesse site.

Museu de História Americana

Batmóvel, usado em um dos filmes mais antigos…
Exposição sobre a bandeira americana
Uma bela exibição sobre meios de transporte. Excelente mesmo!
Exposição maravilhosa sobre máquinas e sobre Thomas Edson, eletricidade, lâmpadas…
Democracia americana: um grande salto de fé.

Confesso que esse me surpreendeu para bem. Entrei sem muita expectativa, mas de cara tinha um Batmóvel  de verdade, usado num dos filmes do Batman, e eu achei que valia a pena explorar. A parte de cultura pop e de meios de transporte vale muito a pena visitar.  A exibição sobre a história da primeira bandeira é interessante (e não se pode fotografá-la!). A parte sobre a democracia nem tão legal é e sobre a comida achei meio fraquinha… Mas a exposição sobre máquinas a vapor (e outras máquinas poderosas) e sobre a história da eletricidade com foco em Thomas Edson é de tirar o fôlego.  No geral, vale demais a visita!

National Portrait Gallery

Exposição temporária de orquídeas
Criada por Mike Wilkins em 1987, essas placas de carro são reais. Foram coletadas (e pagas) ao redor dos 50 estados americanos e nelas se lê o Preâmbulo da Constituição americana

Dei sorte de ser primavera, então havia uma belíssima exposição de orquídeas por lá. Ela estava aberta até comecinho de maio de 2019. Confesso que gastei um tempão vendo orquídeas, hehe!

Um pouco do que se lê na placa: “…president Abraham Lincoln, Secretary of War Edwin M. Stanton, and General Ulysses S. Grant discussing the Civil War.”

Mas tem coisa boa por lá também para ver. Histórias da guerra civil nos EUA e claro, muita história. Existe também uma galeria enorme com os “retratos oficiais” de todos os presidentes dos EUA até o momento. É bem interessante de ver e entender a historia dos homens retratatos. Como me mudei pra cá, achei que valia a pena gastar um tempo aprendendo mais da história do país onde o Amor nasceu…

Ainda existem outros museus por lá, mas escrevi aqui só sobre os que visitei e também são meio que principais por lá!

Visita ao Capitólio

Amiguinho se bornzeando à beira do lago artificial em frente à Capitol Hill
Dentro do Capitólio, perto do lugar onde deveria estar sepultado George Washington. Em vida, claro, ele pediu para não ser sepultado lá
Dentro e logo abaixo do domo do Capitólio

O Capitólio era um lugar que esperava ver só por fora quando estive por lá em 2012. Mas naquele mesmo ano aprendi que se pode visitar lá… Claro, de graça! Nem fila tinha. Tem tantos tours disponíveis que você só precisa chegar lá e procurar a entrada pro tour. E a entrada é bem óbvia. É um tour guiado em inglês. Eles te dão um fone de ouvido que capta só a voz do guia com quem você faz o tour. São pequenos grupos. Você é guiado por dentro do Capitólio, entende como funcionam as leis, como a House of Representatives e o Senado americano funcionam. Além disso, é guiado para ver o que tem por dentro do domo, as obras de arte, as estátuas que cada estado americano enviou para representá-los… Enfim… Em 2012 eu não tinha ideia da riqueza de arte e cultura que era lá dentro.Sabendo de tudo, claro que este ano voltei. A visita não mudou quase nada, era exatamente como eu lembrava – boa igual!!

Monumento George Washington

O monumento aí, atrás de mim e das cerejeiras

Tanto em 2012 como desta vez, dei uma passadinha no monumento. Das duas vezes não tive a oportunidade de subir. Na verdade acho que dei foi bobeira, porque não sabia que dava pra subir. E ainda bem que não sabia, porque tava fechado até agosto de 2019… Agora que você sabe, faz favor de ir lá quando abrir! Fui descobrir que dava pra subir pelo filme do Homem Aranha, afff!! kkk

Passear pelo Washington Mall

Pelo Washington Mall

O Washington Mall é o longo passeio que vai desde o George Washington Monument até o Capitólio. É como um parque, bem aberto, calçadas mega-amplas, lindo de viver. Você vai andando e vendo museus, prédios de arquitetura magnífica e, se estiver na época certa, as cerejeiras em flor. Eu estava lá uma semana antes do pico de ver as cerejeiras (shame!!!) , mas mesmo assim vi várias flores e foi lindo!!

Não tive coragem dessa vez de alugar a bike e andar de bicicleta por lá. Mas assim como Atlanta e Califórnia, tem alguns meios de passera pelo mall, seja correndo, andando , de bike ou de scooter (esses dois últimos claro que tem que pagar, mas não são muito caros não e é como em Los Angeles). Você escolhe seu jeito e de qualquer jeito é muito bom!

Lincoln Memorial e Imediações

Em frente ao Lincoln Memorial (2012)

Talvez uma das cenas mais famosas de Washington seja o espelho d´água entre o George Washington Memorial e o Lincoln Memorial. A curiosidade sobre esse lago artificial é que , por pouco, não conseguiram fazer o George Washington Monument ser refletido totalmente no espelho d’água (repare na foto de capa deste post!). Ainda assim, é bem bonito.

A estátua de Abraham Lincoln é imensa, em mármore e chama mesmo a atenção!

Olha ele aí!(2012)

Estive lá em 2012 e andei de lá até o Capitólio, a pé. Vi todos os memoriais em volta, inclusive as frases do Martin Luther King encravadas nos mármores.

Desta vez, visitamos os arredores de carro e andamos um pouco pra tentar ver as cerejeiras. Mas como disse, elas “explodiram” em flor só uma semana depois, quando já tinha voltado pra casa. Procura na web por “cherry blossoms washington DC 2019” e descubra como é lindo!

National Gallery of Art Sculpture Garden

Jardim super agradável
Claro, tem várias esculturas! Essa aí lembra aquela do Parque em Seatle. Claro, é o mesmo artista -Alexander Calder. Aliás, tem obras dele em Michigan, NY, Seatle…

O jardim é aberto e, além de lindas flores, lindas obras de arte… Essas aí da foto são só algumas. Fica na Constitution Avenue.

Washington Zoo

Eu, Baladeiro e os suricates
Panda fofo!

Eu era neutra quanto a zoológicos, depois fiquei contra e agora reconheço a importância. O zoo de Washington é muito bacana e acho que merece um post a parte. Por hora fique com a fofurice dos pandas… O Zoo também é da Fundação Smithsonian!

Washington Cathedral e Darth Vader Grotesque

Infelizmente quando a gente chegou lá já estava fechada. Os vitrais são bem famosos… Enfim, fica pra próxima. Mas não poderia deixar de contar pra você que tem um segredinho por lá… A Catedral tem vários gárgulas, mas não coisas comuns…são vários personagens, animais, objetos. E o mais interessante de todos é o Darth Vader! Se você quiser ver mesmo com detalhes, só com binóculo. A olho nu você até vê, mas não muito bem. A câmera do celular não pegou bem…vimos na internet vários jeitos de achar quando você pode entrar na Catedral. Por fora quase ninguém ensina. Mas eu sim!!! Aqui ó:

Em vermelho…

Mas é claro que isso não ajuda nada, porque essa Catedral é toda igual… afff… então, olha onde estou (não liga pro dedo que tá apontando errado,kkkk!) . Procura esta placa, de entrada!

Só tô apontando a esmo, tá errada a direção, kkkk
Entrada noroeste

A Catedral é muito bonita mesmo por fora. Caminhamos em volta e gostamos do que vimos. Foi mesmo pena não poder visitar por dentro dessa vez.

Uma das entradas laterais da catedral

E você, também já esteve em Washington? Quer contar o que mais gostou ou o que não curtiu? Conta pra nós!!



Booking.com

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

Física de formação, maluca de coração, apaixonada por Deus e por viagens. Viajou uns 21 países (e alguns revisitou), além de conhecer vários encantos de Minas (sua terra natal) e do Brasil. Visitou mais lugares que imaginava e menos do que gostaria, mantendo assim a sede de viajar, porque o mundo é grande, a vida curta e a grana mais curta ainda!