Skip to content

Vou acampar e agora? 4 Dicas para os marinheiros de primeira viagem!

Se você está planejando acampar mas não sabe por onde começar a se organizar, este post é pra você! O camping além de nos proporcionar um contato direto com a natureza é também um modelo de hospedagem bem barato. Não são só os aventureiros que escolhem o camping, ele é muito utilizado por quem quer economizar.

Por do Sol na Serra do Cipó
Acampar nos permite uma interação maior com a natureza e no proporciona vistas como essa.

Quando acampei pela primeira vez, estava completamente perdida. Não tinha noção por onde começar, e uma alma caridosa surgiu em minha vida me passando uma lista de coisas básicas que eu precisava saber antes de me preparar  para aquele acampamento. Hoje vou compartilhar o que aprendi durante a minha jornada em campings. São dicas básicas, mas que fazem toda a diferença na hora de se organizar.

1- Investigue o seu destino

É muito importante você ter noção do que te espera. A preparação depende do clima e do lugar para onde você está indo.

Clima: Pesquise a Previsão do tempo

Se vai acampar em um lugar de clima quente e seco, sua maior  preocupação será  com a hidratação. Saber se você terá fonte de água potável é imprescindível para esse tipo de passeio. Você precisa saber se faz frio ou calor; a escolha de que roupas levar vai depender dessa informação. Acampar na beira de rio apesar de ser muito gostoso é muito perigoso, em caso de chuva você poderá correr um grande risco, aconselho a manter uma distância de segurança: perto o suficiente  para vê-lo e longe o suficiente para ter tempo de levantar acampamento em caso de chuva forte. Se o lugar for frio, terá que se preocupar com a possibilidade de hipotermia, é imprescindível que você leve roupas adequadas para esse clima. Pesquise sobre o destino, gaste tempo lendo os comentários mais recentes de quem foi ao local, o site TripAdvisor é muito bom para buscar esse tipo de informação.

Pico da Bandeira- Alto do Caparaó Minas Gerais
Em caso de lugares frios você deve estar bem equipado: luvas, toucas e casacos apropriados fazem parte das vestimentas. Essa foto foi tirada no Pico da Bandeira-MG.

Como você chegará até o lugar de acampamento:

Saber o meio de transporte é o que vai definir a quantidade de coisas que você vai levar. Se você vai caminhando e terá que percorrer uma trilha, sua mochila dependendo da condição climática e da dificuldade da trilha, em pouco tempo ela estará pesando o dobro, por isso você precisar decidir o que é fundamental para seu passeio, não dá para levar tudo o que você quer, senão você não vai conseguir carregar. É necessário conhecer bem onde está indo. Quem está querendo fazer travessias deve ter muito cuidado com o esse item. Eu sofri muito fazendo a trilha para subir o Pico da Bandeira em Minas Gerais. Tive que carregar um peso muito grande até a área de camping. O caminho era extenso e íngreme e o sol estava castigando naquele dia.

Parque Nacional do Caparaó: Pico da Bandeira
Eu na trilha para uma área de camping chamada Terreirão, rumo ao Pico da Bandeira.

Agora se você vai de carro até a área de camping, não terá que se preocupar com o peso e quantidades de coisas para levar. Sua preocupação deve ser em não deixar para trás nada que será útil para seu passeio.

2- Esteja bem equipado

Se você não tem o hábito de acampar e nem pretende fazê-lo muitas vezes, pode conseguir alguns itens emprestados. Agora, se pretende tornar um hábito acampar, você precisa adquirir o seu próprio equipamento. Segue uma lista básica:

Barraca e lona : Procure uma barraca boa. Nem sempre o mais caro é o melhor. Aconselho a você buscar a opinião de quem já comprou o produto. Os próprios sites de venda, costumam ter essa informação. Adoro comprar esses itens em casas de pescaria, pois os produtos têm preço bom e os vendedores conhecem bem o que vendem nos passando muitas informações que no site não conseguimos ter. Sempre compre a barraca para um número maior de pessoas que você deseja: se quer uma barraca para duas pessoas, compre uma para 3. Não podemos esquecer que serão bagagens de duas pessoas que você terá que colocar dentro da barraca. Você precisa de um espaço extra para acomodar suas coisas sem ficar muito desconfortável.

Área Camping Terreirão no Pico da Bandeira
Eu montando minha barraca em uma área de camping chamada Terreirão. Observe o tamanho das mochilas em frente a barraca: elas ocupam o espaço de uma pessoa dentro da barraca.

Em caso de lugares com risco de chuva, a lona pode ser uma ótima aliada, ela tem de ser de um tamanho que você consiga cobrir a sua barraca. Algumas barracas possuem sua proteção própria para chuva, então procure saber essa informação antes de comprar uma. 

Improvisei essa lona, em uma área de Camping em São Thomé das Letras – MG porque a previsão era de muita chuva.

Colchão, saco de dormir e isolante térmico: Se você estiver de carro e seu destino é um ambiente mais quente, aconselho a levar um colchão inflável. O colchão te trará mais conforto. Se o seu não tiver a bomba acoplada, não se esqueça da bomba para enchê-lo: tem gente que esquece, acredite! Se você tiver que caminhar longas distâncias, aconselho a levar o saco de dormir, ele geralmente pesa menos que o colchão e economiza espaço, pois se você leva o colchão terá que levar algo para cobrir. O saco de dormir já serve para as duas coisas. Quando for escolher o seu, olhe qual é a temperatura que ele suporta te deixando confortável. Existem sacos de dormir para várias temperaturas. O isolante é fundamental. Caso você use o saco de dormir, ele é colocado no chão da barraca embaixo do saco de dormir, é ele quem te isola do frio que vem do chão da barraca.

Kit Primeiros socorros: Item fundamental, para qualquer passeio, principalmente na natureza, você corre o risco de ter torções, quedas, pequenos cortes etc.. São inúmeras possibilidades. Se você pesquisar a respeito, te darão uma lista enorme constando coisas como: faixas, gaze esterilizada, esparadrapo, atadura ou bandagem de algodão/gaze, band-aids, álcool e medicamentos. Todas essas coisas são úteis, mas eu sugiro que você  leve apenas o que você souber usar. Não adianta levar uma mala enorme cheia de coisas que só vão te atrapalhar e te confundir na hora de uma emergência.

Leve o que você está acostumado a usar, os medicamentos que já faz uso, sachês de álcool em gel, soro fisiológico, gaze e esparadrapo para tampar machucados, nada fora da sua realidade. Cada um deve levar o seu próprio kit, não saia dando medicamento para outras pessoas – essa é uma prática perigosa.

Itens diversos: Lanterna, isqueiro, clorin, canivete, fogareiro, sacos de lixo. Esses itens são fundamentais para quem está acampando. Alguns você poderá até não utilizar se estiver em um camping bem estruturado, mas se vai para um lugar sem estrutura nenhuma, vai precisar deles. Todos já sabemos a utilidades desses itens. O clorin pode ser o mais desconhecido: são  pastilhas de ação germicida, que servem para tornar a água  potável. É indispensável para quem faz mochilão ou gosta de se aventurar por aí.

É importante sempre levar uma roupa térmica, conhecida como segunda pele. Mesmo se você for para um lugar quente estará sujeito a mudanças de tempo repentinas. As segundas peles tem tecidos leves, não pesam e podem te salvar de uma frente fria não esperada.

3- Escolha bem a área de Camping e onde montar sua barraca

A ideia de que acampar é algo primitivo e exclusivamente aventureiro já está ultrapassada. Hoje temos áreas de camping muito bem organizadas e estruturadas, a maioria possui cozinha coletiva, vestiários, chuveiros com água quente e energia elétrica. Pra quem prefere acampar da “forma tradicional“ também existem muitas opções. Você precisa decidir qual estilo de camping se encaixa mais com o seu estilo de vida.

Escolher o lugar de montar sua barraca é muito importante para evitar problemas durante sua estadia.

Após escolher o seu camping e colocar o pé na estrada, você precisa escolher bem onde vai montar a sua barraca. Escolha um lugar plano e observe se tem formigueiros no local escolhido. Cuidado com áreas muito rebaixadas. Em caso de chuva, você poderá ter sua barraca inundada. Parece piada, mas essa dica é muito importante, olhe o que aconteceu comigo em uma viagem:

  • Fiz um viagem para São Tomé da Letras – MG em Janeiro de 2017, confira os detalhes dessa viagem clicando aqui.  Resolvi acampar em uma área aberta dentro de uma pousada. Escolhi o camping, pois o preço estava bem melhor. Economizei aproximadamente R$60,00 por dia de hospedagem, a economia é muito grande. Escolhi um local plano mas, um pouco mais elevado do que o resto do terreno, montei minha barraca. Na segunda noite de acampamento, caiu um temporal ao anoitecer, e todas as barracas foram inundadas menos a minha, pois estava em uma área um pouco mais alta. Foi muito triste ver o desespero das pessoas que saíram correndo em meio à chuva com alguns pertences enquanto as barracas flutuavam. Por isso, é muito importante a escolha do local de montar sua barraca. Tome cuidado para que sua viagem não se transforme em drama!
área de camping em São Tomé das Letras-MG
Essa área de camping em São Tomé da Letras fica na parte baixa do terreno. Com a chuva forte que caiu a noite, essa área ficou inundada, molhando todas as barracas que estavam lá.

 

4 – Respeite a natureza e os seus limites

Estar em contato com a natureza é sempre muito bom, mas também nos expõe a perigos. Por isso, tome cuidado com animais, como cobras e aranhas. Procure acampar nos lugares que são destinados para o camping e sempre observe o local em que você está colocando a mão. Não se afaste do camping à noite sem orientação de alguém que conheça a área onde você está. Muitos animais perigosos possuem hábito noturno. Use sempre repelente. Se estiver próximo a algum rio haverá muitos pernilongos, se for um lugar muito seco pode ter carrapatos.

Cuidado com as fogueiras. É muito bom se reunir com os amigos em volta dela para conversar, ou até mesmo se aquecer, mas você também poderá provocar uma grande queimada, o que colocará a sua vida e a de vários animais em risco. Respeite as regras do camping. Se ele não permitir fogueiras ou churrasco não desobedeça. Existe um motivo para as regras existirem.

Área de camping no Pico da bandeira- Alto do caparaó em Minas Gerais
Procure saber as regras do camping escolhido!

 

Respeite sempre seus limites, não se aventure em lugares que você não tem nenhuma informação, respeite a natureza e seja feliz!

Encontre ofertas de produtos para o seu camping!

LEIA TAMBÉM:

O que não fazer para sair para uma trilha ou camping

10 mandamentos do viajante

10 coisas que todo viajante pobre costuma fazer

Gostou do nosso conteúdo? Ajude a manter este blog fazendo uma contribuição em qualquer valor através da nossa chave PIX: chicaslokasbrasil@gmail.com   (Denise Barreto da Silva)

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

 

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

Banner Parceiro

 

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.