Skip to content

Os 10 Mandamentos do Viajante

Seguem 10 mandamentos que são fundamentais para o sucesso de todo viajante. Daremos dicas de como tornar a sua viagem um momento especial e feliz. Você, viajante, é privilegiado por poder conhecer destinos e culturas diferentes. Então, aproveite as oportunidades, valorize os destinos, as pessoas e respeite as normas. Bora conhecer os 10 mandamentos do viajante?!?

1° Planejarás suas viagens com calma e toda antecedência possível.

Planejamento de viagem

O planejamento é a fase mais importante de uma viagem. Ele pode torná-la mais fácil, econômica e com menos imprevistos. Claro que não conseguiremos evitar todos os problemas com o planejamento, pois imprevistos acontecem, mas podemos evitar muitas dores de cabeça. Seguem alguns conselhos para um bom planejamento:

  • Se for para o exterior, procure saber sobre vistos, documentação necessária, cartão de vacina e qual moeda o país recebe. Essas são algumas das informações básicas que você precisa saber antes de ir para outro país.
  • Conhecer os meios de transporte, os pontos turísticos e o custo é fundamental para um viajante. Não conte com a sorte, faça o mínimo de planejamento e viaje tranquilo.

2° Não desperdiçarás dinheiro nas viagens.

Não desperdice dinheiro

Esse mandamento está diretamente ligado ao mandamento anterior. O planejamento é fundamental para evitar desperdício de dinheiro. Pesquisar bem antes de contratar hotel, passagens e passeios, pode fazer você economizar bastante dinheiro.

Evite comer somente em restaurantes caros, levar lembrancinhas para toda a família e considere o hostel e AirBnb como uma possibilidade de hospedagem. Afinal,  o dinheiro que economizar em uma viagem pode ser o que irá te ajudar a fazer uma nova. Nós viajantes somos assim, estamos sempre pensando na próxima viagem.

3° Preservarás a natureza.

Preserve a natureza

Esse mandamento é muito importante, principalmente para quem gosta de turismo ecológico. Faço muitos passeios em parques, cachoeiras e trilhas por aí. Me revolto com a falta de educação de muitos visitantes, que jogam lixo no chão e não se preocupam em preservar o local que visitam. Alguns fazem fogueira, acendem churrasqueira e colocam a natureza em perigo, pois uma pequena chama pode causar um grande incêndio. Precisamos preservar para ter sempre. Respeite os limites e regras impostas!

4° Não viajarás sem seguro viagem.

Contrate seguro viagem

Já falamos sobre o que é o seguro viagem e qual a importância de ter um seguro ao viajar. Esse é um item que não pode faltar no seu planejamento de viagem. Alguns países, inclusive, exigem o seguro para que você possa visitá-los. Muitos deles não possuem assistência médica gratuita. Se você tiver uma emergência, terá que pagar do próprio bolso, o que geralmente não é nada barato.

Nessa pandemia aprendemos que estamos sujeitos a todo tipo de imprevistos, o que reforça a necessidade de nos prevenirmos o máximo possível. O seguro viagem também é muito importante para quem viaja dentro do Brasil. Apesar do país possuir um sistema de saúde gratuito, sabemos que em alguns lugares o atendimento é precário. O seguro viagem  cobre assistências médicas, extravio de bagagem, cancelamentos, acidentes pessoais e outros. Cada seguradora possui sua lista de cobertura. Pesquise bastante antes de assinar contrato.

Encontre o seguro viagem ideal!

5° Farás roteiro dos lugares que quer conhecer em um destino.

Faça um roteiro de viagem

O roteiro de viagem te ajudará a definir os lugares que você não pode deixar de conhecer naquele destino. Assim você não irá perder tempo, pensando em quais passeios fazer ou quais locais visitar. Isso não significa que você não possa mudar seu roteiro quando estiver no seu destino. Eu aconselho que você deixe um tempo livre para aproveitar as oportunidades que possam aparecer e conhecer lugares que os moradores indicam.

Encontre passeios para sua próxima viagem!

6° Respeitarás a cultura local.

Respeite a diversidade cultural

Viajar é uma ótima maneira de ver além do que vemos em nosso cotidiano. Viajando, deparamo-nos com diferentes culturas. O viajante deve utilizar esta oportunidade para ouvir e entender o outro, evitando preconceitos e visões estereotipadas. Viva novas experiências, ouça mais, fale menos. Não mantenha uma postura de superioridade; respeite a cultura local do destino visitado.

7° Não serás hostil com trabalhadores do turismo.

Respeite os trabalhadores do turismo

Respeito é bom e todo mundo gosta. Por isso, trate os trabalhadores do turismo como você gostaria de ser tratado. Todos estão ali para ajudar a tornar a sua viagem o mais agradável possível. Quanto melhor  tratá-lo, mais disposto ele estará em te ajudar e fazer sua viagem ainda mais especial.

8° Respeitarás as normas de visitação dos lugares.

Respeito as normas e regras de visitação

Toda regra existe por um motivo. Algumas para preservar a sua segurança, outras para preservar a natureza, os animais locais e o próprio lugar de visitação. Regras não estão sujeitas a negociação, por isso não insista. Respeite as normas. Sempre que chegar a um local, procure saber se tem alguma orientação ao visitante. Muitos locais não permitem tirar fotos, colocar a mão em obras, entrar com bebida alcoólica etc. Evite o constrangimentos de ser chamado atenção ou de ser convidado a se retirar.

9° Não Invejarás a viagem do próximo

Inveja ao próximo

Às vezes desejamos conhecer um destino  que no momento não podemos visitar. De repente, um conhecido diz que está indo justamente para aquele destino. Eu sei, bate uma invejinha, né?!? Mas não podemos deixar esse sentimento tomar conta. Deseje ao seu conhecido uma boa viagem e torça para dar tudo certo. Aproveite para pegar dicas com ele depois, elas poderão te ajudar quando você for viajar para aquele destino. Tudo tem o seu tempo, agora pode não ser o seu, mas um dia poderá ser. Então se programe, economize e conquiste suas viagens. Lembre-se que colhemos o que plantamos, então plante sentimentos bons!

10° Aproveitarás todas as viagens como se fossem a última.

Praia do Forte em Cabo Frio-RJ

Aprendemos com essa pandemia que devemos aproveitar todos os momentos ao máximo. Minha última viagem nesse ano de 2020 foi para Cabo Frio no carnaval. Se eu soubesse, que ela provavelmente seria minha última viagem no ano, eu teria aproveitado mais. Encare cada viagem como se fosse a última, as vezes ela será. Conheça seu destino, explore a cultura local, converse com as pessoas, visite todos os pontos turístico possíveis. Não perca tempo assistindo tv e mexendo no celular, viva cada momento e seja feliz!

Encontre o seguro viagem ideal para você!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Encontre ofertas de hospedagem!

Encontre passeios para sua viagem!

Leia Também:

5 motivos para não viajar sem Seguro Viagem

Como as viagens serão afetadas pós-pandemia?

Invista no Turismo Nacional



Booking.com

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

Solucione problemas com voo e bagagem com a Voe Tranquilo

 

 

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 


Banner Parceiro

 

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.