Skip to content

12 Dicas para planejar uma viagem

O Planejamento é o primeiro passo para um viajante. É importante não deixar sua viagem na mão do acaso. Imprevistos acontecem e sempre podem acontecer, mas um bom planejamento pode evitar que você passe por muitos perrengues. Daremos algumas dicas para você fazer um planejamento eficaz da sua viagem. O planejamento não tem que seguir necessariamente a  ordem que colocamos, mas todos os itens são importantes e devem ser levados em consideração.

1 – Defina um custo

 

Todos nós temos nossos destinos dos sonhos. Eu, por exemplo, quero muito ir para as Maldivas, mas meu orçamento diz que essa viagem está fora de cogitação. É muito importante sermos realistas ao pensar em um destino. O seu orçamento deve ser o norte do seu planejamento. Escolha um destino que caiba no seu bolso.

2 – Escolha o seu destino

Já escolheu o orçamento, então é hora de pensar nos destinos que você deseja conhecer. Coloque no papel os lugares que você acredita que vão atender ao seu desejo e ao seu orçamento. Não perca tempo fazendo planos para um destino, que no final, você não vai ter condições de ir. Agora, sonhar pode, não custa nada!

3 – Pesquise seu destino

Após escolher o local, faça uma pesquisa sobre o mesmo. Simplesmente jogue no Google o nome do destino, e dê uma olhada no que aparece. Dê preferencia para os blogs de viagem. Geralmente as informações lá contidas, são de pessoas que estiveram no local e trarão informações reais e atualizadas. Procure por indicações de hotéis, passeios, pegue telefone de guias e pesquise o preço dos passeios com antecedência. Não deixe de procurar saber sobre o clima: se é quente, frio, chove muito etc.

4 – Escolha uma data

Escolher a data da viagem é importantíssimo para o seu planejamento. Só após definir a data que você poderá fazer pesquisas de hotel e passagens. Assim poderá saber se é baixa ou alta temporada no destino. Pesquise sobre as condições  possíveis do tempo na data da sua viagem. Exemplo: há cidades do Norte que tem um período de cheia, então se for pra lá nessa época, você poderá não fazer alguns passeios por causa da condição climática.

5 – Decida seu meio de transporte

Viajar de Avião
Denise em uma de suas viagens de avião.

Após escolher a data, você pode começar a pensar no meio de transporte. O quanto antes você começar a pesquisar melhor, assim você terá mais tempo para tomar decisões. Isso é fundamental para quem pretende viajar de avião. Você poderá fazer buscas e ficar de olho em promoções, se a viagem estiver em cima da hora, você vai perder um pouco a opção de escolha. Você tem a opção de viajar de avião, de ônibus, que hoje tem sido uma opção bem vantajosa financeiramente, e também tem a opção de viajar de carro próprio ou alugado. O importante é você pesar o custo-benefício. Alguns destinos pedem um veículo, pois os passeios são mais distantes e a opção de transporte no local é limitada. Então pesquise, coloque na ponta do lápis pra ver o que vale mais a pena. Se for de carro, baixe um mapa off-line, não confie na internet.

Encontre ofertas de passagens aéreas!

6 – Escolha a hospedagem

Pousada Marina dos Anjos em Arraial do Cabo-RJ
Eu e Denise na pousada Marina dos Anjos em Arraial do Cabo-RJ.

Existem várias modalidades de hospedagem. Hostel, Airbnb e acampamento geralmente são mais econômicos. Tudo depende do destino escolhido e da quantidade de pessoas com quem você está viajando. Também tem a opção mais tradicional que são os hotéis e pousadas. É importante que você observe algumas coisas antes de fechar sua hospedagem:

  • Se for viajar de avião descubra a distância do seu hotel ao aeroporto. Existem destinos em que o hotel fica a mais de 100km do aeroporto. Se escolheu um hotel longe, tente conseguir um transfer com o próprio hotel ou uma agência de viagem. Procure  saber também a disponibilidade de transporte público.
  • Procure saber se sua hospedagem fica próximo aos pontos turísticos que você quer conhecer. Se você tiver um deslocamento muito grande, pode ser que este hotel não seja uma boa opção. Então, escolha sua hospedagem de acordo com a sua comodidade e praticidade.

Encontre ofertas de hospedagem!

7 – Faça seu roteiro de passeios

Praia do Bonete em Ilhabela São Paulo.
Quando fui para Ilhabela em São Paulo, a Praia do Bonete era a primeira da lista de pontos turísticos que eu queria conhecer.

Agora é a hora de escolher os pontos turísticos que deseja conhecer. Eu aconselho a você fazer uma lista por ordem de importância. Coloque primeiro os locais que você mais deseja conhecer. Programe sua viagem para fazer esses passeios, mas se por algum motivo não for possível, você terá outras opções. Procure passeios alternativos, que você possa fazer caso aconteça imprevistos, vai que chove. É sempre bom saber de locais como museus, mercado municipal, aquários etc. Não se prenda muito ao seu roteiro. Deixe que ele te oriente, mas se surgir oportunidades de conhecer outros lugares, vá. O importante é você se divertir!

Encontre passeios para sua viagem!

8 – Planeje a organização da sua bagagem

Arrume sua bagagem de acordo com as informações que você coletou sobre o seu destino. As condições climáticas são um dos fatores mais importantes na hora de escolher as roupas que irá levar. Faça uma lista sobre o que precisa levar e procure ser o mais assertivo possível. Baixe nosso check list  sobre o que não pode faltar na sua bagagem de mão, para que você não esqueça de itens básicos como medicamentos e documentos.

9 – Faça um seguro viagem

Você sabe pra que serve um seguro viagem? Nós já falamos muito sobre o assunto no blog. O seguro viagem serve te atender em possíveis problemas como acidentes, furto, problemas de saúde, extravio de bagagem e outros, que variam de apólice para apólice. Com a Pandemia, muitas pessoas passaram a dar mais importância ao seguro viagem. Imprevistos acontecem e eles podem custar caro, por isso é importante você se precaver. Lembrando que  para visitar alguns países, o seguro viagem é obrigatório.

Faça cotação de seguro viagem!

Viagem internacional

10 – Necessidade de Visto e Passaporte

Se sua viagem for internacional, a sua primeira preocupação é  saber se você precisa de passaporte e visto para entrar no país. Sabemos que o processo de tirar o passaporte e de visto, pode ser longo, e isso vai interferir em todo o processo de organização da sua viagem. Programe-se! Veja como tirar o passaporte com antecedência. Observe a documentação necessária para viajar. Nos países de Mercosul você não precisa de passaporte, nem visto, mas, só consegue entrar com o documento de identidade. Carteira de motorista e carteira de trabalho não são aceitos.

LEIA TAMBÉM: 5 destinos para a primeira viagem internacional

11 – Vacinas Exigidas

Verifique se é exigido alguma vacina para entrar no país escolhido. Se sim, providencie a aplicação das mesmas e retire seu certificado de vacinação internacional. Alguns pontos turísticos do Brasil, como alguns parques e zoológicos, exigem que os visitantes estejam vacinados contra a febre amarela.  Fique atento a isso e pesquise no site do seu ponto turístico se tem alguma informação a respeito.

12 – Descubra qual a moeda do país a ser visitado

Saiba qual é a moeda do país a ser visitado. Qual o valor você pode levar em dinheiro e onde fazer a troca da moeda. Verifique se seu cartão de crédito é internacional. Tenha sempre um plano B, para não ser pego de surpresa por algum imprevisto.

Essas são apenas algumas dicas do que considero ser o básico de um planejamento de viagem. A ordem nem sempre é relevante, o importante é que você tenha tudo isso em mente ao pensar em uma viagem. Quanto mais organizada e planejada for sua viagem, mais chances você tem de ter uma viagem bem sucedida e com poucos imprevistos. Se imprevistos acontecerem, relaxe e foque na solução do problema, não deixe que nada tire a sua alegria de viajar. Não esqueça de tirar muitas fotos! Boa Viagem!

 

LEIA TAMBÉM

Não cometa estes 10 erros com a bagagem de mão

QUIZ – Que tipo de viajante você é?

Como seu signo interfere na sua bagagem

5 dicas para fazer uma viagem econômica

O que é seguro viagem?

Se ocorrer algum problema como atraso ou cancelamento de voo ou extravio de bagagem, recomendamos os serviços Voe Tranquilo. Eles podem oferecer suporte para soluções de tais problemas dentro do prazo de 5 anos, inclusive por meios judiciais se necessário. Informe-se sobre como proceder no caso de bagagem extraviada ou cancelamento de voo!

Banner Parceiro

 

Gostou do nosso conteúdo? Ajude a manter este blog fazendo uma contribuição em qualquer valor através da nossa chave PIX: chicaslokasbrasil@gmail.com   (Denise Barreto da Silva)

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem



Booking.com

 

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

 

 

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.