Barão de Cocais: Conheça a Cachoeira de Cocais
Barão de Cocais faz parte da Estrada Real e tem muitas belezas naturais a oferecer aos turistas. A cachoeira de Cocais, também conhecida como Cachoeira da Pedra Pintada, é na minha opinião a cachoeira mais famosa e também a mais bonita da cidade. Como está localizada bem perto da capital Belo Horizonte, fazer um bate-volta para conhecer a cachoeira é uma boa pedida para os turista e também para quem mora na região.
Encontre hotéis em Belo Horizonte! | Encontre pousadas em Barão de Cocais!
Como chegar
Barão de Cocais está a cerca de 90km de Belo Horizonte (BH). A cachoeira fica no distrito Cocais a cerca de 15km do centro de Barão de Cocais. Quem sai de BH e região metropolitana deve pegar a BR 262 e 381 sentido Vitória até a entrada para MG 436, depois é só seguir por 14km até a cachoeira. Ao chegar em Cocais a trilha para a cachoeira começa na rua ao lado a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Muitas pessoas fazem a trilha a pé ou de bicicleta saindo da porta da Igreja. Eu fui de carro.
A estrada é de terra a partir da igreja, todo o caminho é muito bonito, parei em vários pontos para tirar fotos e contemplar a vista. Fui ao local com o auxílio do GPS e consegui chegar sem problemas.
Que tal alugar um carro?!? Faça uma cotação agora!
Quando visitar
Durante o verão chove muito, o que pode aumentar o volume de água e às vezes te impedir de chegar até as quedas da cachoeira, pois temos que atravessar um rio para chegar até elas. Mas isso não te impede de contemplar a belíssima cachoeira, que com um volume maior de água fica ainda mais bonita. No inverno, não costuma chover, mas o volume de água diminui; a água fica bem gelada, então fica um pouco difícil tomar um banho de cachoeira.
O período ideal para visita seria de abril a maio: chove pouco e ainda não está muito frio. Agosto a novembro, já está diminuindo o frio e ainda não chove muito. Eu fui em janeiro de 2018 no verão logo após uma noite chuvosa e não tive problemas para chegar até a cachoeira. Então é, possível visitá-la em qualquer época do ano.
A Trilha
Ao chegar a portaria principal da Cachoeira temos ainda uma trilha de cerca de 1,5km a percorrer a pé. A trilha é de nível fácil e possui alguns mirantes de onde podemos ver a parte alta da cachoeira. Quando visitei a cachoeira o tempo estava nublado e tinha chovido no dia anterior então a trilha estava bem molhada e nas pedras escorria muita água.
Já podemos ver a parte alta da cachoeira ao longo da trilha o que gera uma expectativa muito grande.
A Cachoeira
Confesso que eu fiquei boquiaberta, quando cheguei até a cachoeira; não esperava que ela fosse tão grandiosa. A cachoeira é linda e estava com um bom volume de água o que realçou sua beleza.
O tempo estava nublado, mas bem quente e abafado, então deu pra tomar um banho de cachoeira. E digo que não há nada mais prazeroso depois de uma trilha do que um banho de cachoeira.
O que eu mais gosto dessa cachoeira é que você não precisa atravessar um poço a nado para poder chegar até as quedas. No início dela os poços são rasinhos e você consegue chegar até as quedas e aproveitar a massagem que elas oferecem. É muito relaxante!
Todo o entorno da cachoeira é muito bonito. Só de estar lá já sentimos uma paz muito grande. É um bom lugar para relaxar e quebrar a rotina estressante da cidade grande.
Sítio Arqueológico
Um pouco antes da entrada da Cachoeira de Cocais, nós vemos a entrada para o Sitio Arqueológico Pedra Pintada. Infelizmente não tive tempo de visitá-lo mas ainda vou voltar para fazer uma visita. Deixo a dica pra vocês: separe de uma a duas horas para poder ir lá, me disseram que vale a pena.
Informações úteis
- Não é permitido fazer churrasco no lugar;
- Vá com calçados e roupas próprios para caminhada;
- Leve repelente: No inverno o tempo fica muito seco e é comum ter carrapatos na região.
- Não se arrisque: em caso de chuva não atravesse o rio, é comum ter tromba d’água em regiões de rios e cachoeiras.
Entrada: A entrada para cachoeira era de R$ 12,00 na época em que fui. Mas, o preço pode mudar de acordo com a época do ano.
Refeição: Não possui restaurante e lanchonete no lugar. Por isso leve água e o seu lanche, mas não esqueça de recolher o seu lixo.
Aproveite para estar em contato com a natureza; Sozinho ou acompanhado- não importa, o essencial é relaxar e sair da rotina. Curta a Cachoeira de Cocais, com intensidade e responsabilidade!
Encontre passeios em Belo Horizonte!
Encontre o seguro viagem ideal para você!
Encontre ofertas de passagens aéreas!
LEIA TAMBÉM
6 cachoeiras perto de Belo Horizonte
Como evitar acidentes em cachoeiras
Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!
Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais na Magazine Chicaslokas!
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com.
Escolha seus passeios com Civitatis.
Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.
Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem