Skip to content

Cachoeira no Verão: Confira os 10 Cuidados que você deve tomar para evitar Riscos

O verão é a época em que as pessoas mais buscam as cachoeiras e rios. As águas geladas das cachoeiras são um grande atrativo para refrescar o calorão escaldante que costuma fazer no verão brasileiro. Porém, essa também é uma época de muita chuva e as famosas tempestades de verão. Como proceder caso você esteja em uma cachoeira e começar a chover? Quais os cuidados que devemos tomar antes de ir em uma cachoeira? Confira algumas dicas e  informações que podem ser muito úteis e tornar o seu passeio mais seguro. Bora pra “cachu”?!?

Encontre o seguro viagem ideal para você!

Pesquise acomodações para sua próxima viagem!

Diferença entre cabeça d’água e tromba d’água

Muitas pessoas confundem esses dois fenômenos. Primeiramente vamos esclarecer a diferença de ambos:

Cabeça d’água: Acontece quando o tempo está claro, céu aberto onde o banhista está, mas cai muita chuva em pouco tempo na cabeceira ou nascente do rio. O que causa um aumento repentino no volume de água do rio ou cachoeira, podendo causar afogamentos e arrastar os banhistas. Esse fenômeno é mais comum no verão e é o grande medo da maioria das pessoas que visitam uma cachoeira.

Tromba d’água: Acontece quando uma nuvem de chuva forma uma espécie de funil sobre uma área  aberta e com muita água, geralmente acontece em oceanos e rios volumosos. Não é comum em cachoeiras e rios estreitos.

Então, quando estamos em um cachoeira o risco que temos é de ser surpreendidos por um cabeça d’água e não tromba d’água.

Cuidados que devemos tomar

1 – Verificar previsão do tempo

É muito importante verificar a previsão do tempo antes de ir para uma cachoeira. Caso a previsão confirme a possibilidade de chuva, é melhor adiar o passeio. Sua segurança deve ser colocada em primeiro lugar.

2 – Evite ir desacompanhado para trilhas e cachoeiras

Geralmente o acesso a algumas cachoeiras exige que passemos por alguma trilha. Umas de fácil acesso, outras com dificuldade maior. Trilhas sempre oferecem riscos de queda, picadas de animais e outros problemas que podem surgir. Por isso, é muito importante estar acompanhado. Ter alguém para pedir socorro caso alguém se machuque. Isso pode ser o diferencial entre a vida e a morte de uma pessoa. Em caso de cabeça d’água é importante que tenham pessoas para avisar as autoridades competentes e pedir socorro caso alguém seja arrastado ou fique ilhado.

Se for sozinho, o que não aconselhamos, sempre avise a alguém onde está indo e qual a previsão de volta.

3 – Procure ficar em locais mais altos

Quando for para um rio ou cachoeira, procure ficar em locais mais altos, fique próximo ao local de saída.

4 – Fique atento às mudanças climáticas

Fique atento a trovões, nuvens escuras em uma posição isolada do céu. Verifique se a água vem da direção das nuvens e  se houve mudança na direção do vento. Quando há algo errado, os animais costumam ficar mais agitados, a cor da água muda, podem começar a surgir no rio pedras, folhas secas, galhos e pedaços de madeiras. Tudo isso pode indicar que uma forte chuva esteja caindo rio acima e pode causar uma cabeça d’água. Caso perceba algo diferente, saia da água imediatamente.

5 – Obedeça as placas de alertas

Os parques geralmente colocam muitas informações para os visitantes. Fique atento às placas de alertas. Procure evitar locais que não são indicados.

6 – Não ingerir bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas não são indicadas para quem vai a esse tipo de passeio. Elas diminuem os reflexos e aumentam a imprudência.

7 – Fique atento aos riscos de deslizamento

Cuidado com locais que possuem barrancos, principalmente se tiver ocorrido chuvas constantes antes da sua visita. Por mais que o dia esteja ensolarado, a terra pode estar encharcada e o risco de deslizamento pode ser real. Procure informações sobre o local, procure saber se é normal ter deslizamento de terra e queda de árvores na região.

8 – Use sapatos adequados

Em regiões de rios e cachoeiras temos que usar um sapato adequado, como tênis e botas de trekking. Esses locais possuem muitas pedras e podem estar molhados, aumentando o risco de lesões, torsões e escorregões. As pedras das cachoeiras também costumam ser muito escorregadias e é normal termos que passar por algumas até chegar a área de banho, um calçado adequado pode evitar que você escorregue.

9 – Prefira um local que você conheça ou contrate um guia

O ideal é que você visite locais que conheça, mas nós viajantes queremos sempre conhecer lugares novos, por isso, Indicamos que você procure visitar os rios e cachoeiras com pessoas que conheçam esses lugares ou contrate um guia. É um custo a mais, no entanto, vai deixar sua viagem mais segura.

10 – Caso você seja surpreendido por uma cabeça d’água
Tromba d'água em cachoeira de Lavrinhas, em São Paulo
Banhistas em cachoeira de Lavrinhas, no interior de São Paulo, são surpreendidos por Cabeça d’água. (Crédito da imagem)

Se você não conseguir sair da água a tempo, o ideal é que você procure um lugar alto para subir e um lugar para se segura, como uma árvore ou pedra pesada, que não corra o risco de ser arrastada. Não se arrisque em encarar a correnteza, fique onde está, até o volume de água abaixar, geralmente ela abaixa com a mesma rapidez que sobe.

Nunca tente salvar uma pessoa, se você não tem treinamento para isso. Evite entrar na água, tente lançar uma corda ou um objeto flutuante em que a pessoa consiga se segurar e aguarde o socorro especializado.

Em casos de emergência, ligue:

– Corpo de Bombeiros: 193

Encontre o seguro viagem ideal para você!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Encontre o seu hotel para sua próxima viagem!

Leia Também:

25 Cachoeiras Top de Minas Gerais

Minas Gerais e suas Riquezas

Cachoeira do Tabuleiro

6 Cachoeiras próximas de BH

Conheça a Cachoeira de Cocais


Encontre passeios em Belo Horizonte!


Booking.com

 

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com e Hostelworld

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a  Real Seguro Viagem

Solucione problemas com voo e bagagem com a Voe Tranquilo

 

 

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 


Banner Parceiro

 

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.