Skip to content

10 curiosidades sobre a Estrada Real

estrada real

Vamos falar de viagem e de… História do Brasil! A Estrada Real que no passado foi o caminho utilizado pelos colonizadores para transportar as riquezas de Minas Gerais para o Rio de Janeiro, durante o ciclo do ouro, atrai muitos viajantes do Brasil e do mundo inteiro. Neste post apresentaremos algumas curiosidades sobre a Estrada Real, uma das rotas turísticas mais importantes do país!

Em Ouro Preto, antes conhecida como Vila Rica, o principal metal precioso encontrado foi o ouro que era extraído às margens dos rios e córregos. Em Diamantina, antes conhecida como Arraial do Tijuco, os exploradores encontraram diamantes. Estes metais preciosos eram levados ao porto para embarcarem para Portugal. Para isso, utilizavam a Estrada Real.

1 – Estrada Real não era um nome exclusivo

estrada real

O nome Estrada Real era dado a qualquer via aberta pela Coroa Portuguesa para explorar o Brasil. Entre todas as vias que existiam, a única que perdurou e manteve este nome foi esta. A via, cuja construção foi iniciada no século XVII, além de servir para levar os produtos do interior ao litoral, também possibilitava que a Coroa Portuguesa tivesse maior controle sobre os produtos transportados, evitando desvios e o não pagamento de tributos. Usar caminhos que não fossem a Estrada Real, era considerado contrabando. Saiba mais sobre a história da Estrada Real! 

2 – A Estrada Real tem origem indígena

estrada real indígena
Homem nativo do Grupo Tuiúca

As primeiras incursões por Minas Gerais que eram chamadas de Bandeiras seguiam os “peabirus” que eram os diversos caminhos utilizados pelos povos nativos da América do Sul há séculos. Através dos contatos com estes povos, os exploradores perceberam que poderiam haver muitas preciosidades pelo Brasil. Havia muitas histórias sobre terras distantes, onde o ouro brotava dos rios. Saiba mais sobre a História da Estrada Real!

3 – A Estrada Real é composta por alguns caminhos

Mapa estrada real

O percurso da Estrada Real tem quatro rotas principais: o Caminho Velho, o Caminho Novo, o Caminho dos Diamantes e o Caminho do Sabarabuçu. Estas rotas surgiram em momentos diferentes do período de exploração dos recursos de Minas Gerais.

Veja algumas cidades por onde passavam estas rotas:

Caminho Velho – Em Minas Gerais: Ouro Preto, Congonhas, Entre Rio de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, São Tiago, Prados, Tiradentes, São João del-Rei, Carrancas, São Tomé das Letras, Cruzília, Baependi, Aiuruoca, Alagoa, Caxambu, São Lourenço, Pouso Alto, Maria da Fé, Itanhandu e Passa Quatro. Em outros estados: Guaratinguetá (SP), Aparecida (SP), Cunha (SP) e Paraty (RJ).

Caminho Novo – Em Minas Gerais: Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Santana dos Montes, Barbacena, Santos Dumont, Juiz de Fora e Matias Barbosa. No estado do Rio: Paraíba do Sul, Petrópolis e Rio de Janeiro.

Caminho dos Diamantes – As cidades mineiras de Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Itabira, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Serra do Cipó, Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Serro e Diamantina.

Caminho do Sabarabuçu – As cidades mineiras de Cocais, Caeté, Sabará, Nova Lima, Rio Acima, Itabirito, Brumadinho e Ouro Preto.

4 – O trajeto até o porto durava muito tempo

estrada real

Pelo Caminho Velho, o trajeto de Vila Rica (Ouro Preto) até Paraty poderia durar 90 dias. A estrada era precária; o trânsito dos materiais era feito no lombo das mulas. Utilizando o Caminho Novo, o trajeto entre Vila Rica e o Rio de Janeiro era de 25 dias.

5 – O Caminho de Sabarabuçu surgiu de um equívoco

Há aproximadamente três séculos atrás, exploradores avistaram um brilho no topo da Serra da Piedade e imaginaram que lá havia ouro. Para chegar lá, criaram uma via alternativa que deu origem ao Caminho de Sabarabuçu. Ao chegarem lá, perceberam que o que refletia a luz solar era minério de ferro. Nem tudo que reluz é ouro, não é?!?

Estrada real serra da piedade
Serra da Piedade

Conheça a Serra da Piedade!

6 – A Estrada Real é a maior rota turística do país

estrada real rota turística
Tábata no símbolo da Estrada Real na cidade de Paraty

Em 2001 foi criado um projeto que transformava a Estrada Real em rota turísticas com o objetivo de valorizar e preservar esse patrimônio histórico-cultural. No total são 1.512km formados por 177 municípios: 162 em Minas Gerais, 8 no Rio de Janeiro e 7 em São Paulo.

7 – Existem 7 maravilhas da Estrada Real

Em 2012 foi realizada uma campanha de votação pública para eleger as 7 maravilhas da Estrada Real. Dentre 21 lugares, esses foram selecionados:

7 maravilhas da estrada real

8 – Estrada Real é diferente de Rota Imperial

estrada real rota imperial

Muitos confundem, mas Estrada Real e Rota Imperial são vias diferentes. A Estrada Real surgiu no século XVII, quando a Coroa Portuguesa tornou oficiais os caminhos para o transporte de ouro e de diamante de Minas Gerais até o Rio de Janeiro.

A Rota Imperial é um caminho que foi construído pela Coroa Portuguesa, por ordem de Dom João VI. Ela foi oficialmente aberta em 1814 e concluída em 1816. Foi criada para ligar as cidades de Ouro Preto (MG) e Vitória (ES), consolidando a ocupação do território nos locais por onde passava.

9 – Paraty foi “esquecida” com o surgimento do Caminho Novo

Centro histórico paraty
Centro Histórico de Paraty

O Caminho Novo foi criado para ser uma alternativa ao Caminho Velho, para evitar a realização do trajeto marítimo entre Paraty e o Rio de Janeiro. Como o Caminho Novo levava direto para a capital, a cidade de Paraty passou por um grande isolamento econômico.

Com a construção da Rodovia Rio-Santos e da Estrada Paraty-Cunha, Paraty se tornou um pólo de turismo conhecido internacionalmente devido ao seu bom estado de conservação e de suas belezas naturais. Confira: o que fazer em Paraty!

Encontre passeios em Paraty!

Encontre hotéis em Paraty!

10 – Você pode ter um Passaporte Estrada Real

Passaporte estrada real

O Passaporte Estrada Real é uma iniciativa do Instituto Estrada Real. Com ele você pode registrar todas as suas experiências pelos caminhos da Estrada Real. Para ter seu passaporte, você deve fazer um cadastro e depois fazer a retiradas em um dos locais credenciados. Faça o cadastro para ter seu Passaporte Estrada Real!

Chegando em cada destino, você pode se dirigir aos locais credenciados para carimbar seu passaporte. Veja a lista completa de lugares em que você pode carimbar o Passaporte Estrada Real!

Aqui no blog temos dicas do que fazer em diversos destinos da Estrada Real. Que tal visitar nossos posts e se inspirar para a próxima viagem?!? Clique nos links abaixo:

Ouro Preto | Serra da Piedade | Conceição do Mato Dentro | Sabará | Serra do Cipó | Santuário do Caraça | Mariana | Congonhas do Norte | Moeda e Belo Vale | Congonhas | Barão de Cocais | Paraty | Rio de Janeiro

estrada real
Conheça as atrações da Estrada Real!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

LEIA TAMBÉM

Uma viagem pela História do Brasil por Minas Gerais

Atrações históricas em Santa Cruz no Rio de Janeiro

8 destinos para quem ama História do Brasil

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais no Magazine Chicaslokas!
Gostou do nosso conteúdo? Ajude a manter este blog fazendo uma contribuição em qualquer valor através da nossa chave PIX: chicaslokasbrasil@gmail.com  (Denise Barreto da Silva)

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com e Hostelworld

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 

 

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

 

Banner Parceiro

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.