Skip to content

O que fazer em um final de semana na Serra do Cipó

 A Serra do Cipó é um distrito do município de Santana do Riacho em Minas Gerais, muito conhecido pelos moradores da capital Belo Horizonte e região metropolitana.  A uma distância de apenas 92 km da capital, a Serra do Cipó recebe muitos visitantes aos finais de semana, todos em busca da tranquilidade e beleza desse distrito tão lindo e aconchegante. Casais, aventureiros e famílias são o tipo de público que encontramos na cidade que tem atrativos e diversão para todos.

Encontre hotéis em Belo Horizonte!

Saindo da capital  é possível chegar na Serra  em menos de 2 horas, o que ideal até mesmo para um bate-volta. Se você for de ônibus a empresa que atende a linha BH-Serra do Cipó é a Saritur. A empresa possui 3 horários saindo de BH, com a passagem a um custo de R$ 48,10.  Contato Saritur: (31) 3167-0500

Localização Serra do CipóComo Chegar na Serra do Cipó. (O tempo do trajeto pode se alterar de acordo com o trânsito.)

Conheça as Cachoeiras

Cachoeira da Farofa em Minas Gerais
Cachoeira da farofa na Serra do Cipó

A Serra do Cipó possui várias cachoeiras. As mais conhecidas são pagas, e o preço para visitação gira em torno de R$ 30,00. Agora se você gostar de caminhar ou até mesmo andar de bike, é possível encontrar várias cachoeiras gratuitas. Um bom exemplo são as cachoeiras que ficam dentro do Parque nacional da Serra do Cipó. Em outro post falei sobre a Cachoeira da Farofa, mas dentro do parque é possível encontrar diversas cachoeiras lindas. Porém, é necessário ter disposição, pois todas demandam uma boa caminhada. Não deixe de fazer um passeio pela Trilha dos Escravos, é um passeio gratuito e que também nos proporciona um belo contato com a natureza. Ainda é possível se refrescar durante o passeio. Na minha caminhada eu encontrei um poço onde consegui dar um mergulho. 

Cachoeira Véu da Noiva
Cachoeira véu da Noiva- Crédito da Imagem 

Admire a Natureza

Serra do Cipó em Minas Gerais
Linda vista da Cachoeira da Farofa na Serra do Cipó.

A Serra do Cipó possui vários mirantes. O motivo é a linda paisagem que o local possui. É imprescindível que você caminhe pela cidade e desfrute das belezas que ela oferece. Os mirantes proporcionam uma vista de tirar o fôlego! Não deixe de parar em pelo menos um!

Flora da Serra do Cipó em Santana do Riacho- Minas Gerais
Não deixe de observar as belezas que a flora local oferece.

 

Rio das Pedras na Serra do Cipó-MG
A Serra do Cipó nos oferece muitos rios e poços além das cachoeiras.

Conheça a estátua do Juquinha

Juquinha na Serra do Cipó
Estátua do Juquinha na Serra do Cipó.

O Juquinha é o andarilho mais conhecido da Serra do Cipó. Você pode perguntar a qualquer morador que vai obter informações sobre ele. A história diz que o Juquinha era um senhor que descia a serra colhendo flores e trocava na cidade por comida e itens de sua necessidade. Em homenagem ao mesmo, a prefeitura fez uma estátua do Juquinha no alto da Serra do Cipó. Ela fica bem ao lado da MG10, onde além da estátua podemos desfrutar de uma vista de tirar o fôlego.

Conheça a Culinária local

Restaurantes na Serra do Cipó em Minas Gerais

Uma das formas de conhecer a cultura de um lugar é apreciando a culinária local. Aproveite para conhece os quitutes de Minas Gerais em sua visita a Serra do Cipó. A cidade possui uma excelente estrutura de restaurantes.  Não deixe de visitar pelo menos um em sua visita. Vou deixar uma lista que o site tripadvisor nos mostra os 10 melhores restaurantes da Serra do Cipó eleito pelos visitantes. Para maiores informações entre no  Portal Serra do Cipó.

Encontre passeios em Belo Horizonte!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Não viaje sem seguro viagem!

Leia Também:

10 cidades que você precisa conhecer em Minas Gerais

Minas Gerais e suas Riquezas

6 Cachoeiras próximas de BH

25 Cachoeiras Top de Minas Gerais

 

Encontre acessórios para caminhada

Booking.com

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

Alugue com a Rentcars e fique livre de problemas!

 



Booking.com

 

easysim4u chip viagemPara usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

 

 

 

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.