Skip to content

8 destinos maravilhosos no Brasil para quem ama História

destinos história do brasil

Algumas cidades do Brasil são marcantes por terem sido palco de relevantes acontecimentos históricos. Eu poderia fazer uma lista de centenas de cidades e ainda assim não conseguiria contemplar todos os destinos de relevância histórica deste país. Então, neste post apresentarei uma lista de destinos maravilhosos do Brasil para quem ama História. Confira e inspire-se para sua próxima viagem!

Este texto faz parte das publicações das blogueiras de viagem do Projeto [8on8]. A cada mês escrevemos sobre assuntos de viagem diferenciados. O tema de outubro de 2021 foi “Destinos maravilhosos do Brasil”.

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Não viaje sem seguro viagem!

1 – Rio de Janeiro

Cais do Valongo
Sítio Arqueológico do Cais do Valongo no Rio de Janeiro, único vestígio material da chegada de povos escravizados às Américas

O Rio de Janeiro foi palco de acontecimentos relevantes da História do Brasil como a Proclamação da República que aconteceu em uma área verde da cidade, o Campo de Santana. Cito também o bairro de Santa Cruz, local em que ficava localizada a Fazenda Imperial de Santa Cruz, local de veraneio da família imperial, também conhecida pela sua prosperidade. Conheça alguns passeios guiados em Santa Cruz!

Há tantas histórias para citar no Rio de Janeiro! Mais um exemplo é a região da cidade conhecida como Pequena África, assim chamada pois, nos tempos do Brasil Colônia, alguns portugueses costumavam dizer que se sentiam na África, pois havia muitos pretos na região. Confira como é um passeio pela Pequena África!

Confira alguns passeios guiados gratuitos no Rio de Janeiro para conhecer mais da história da cidade:

2 – São Paulo

são paulo
Teatro Municipal de São Paulo – Centro Histórico

A maior cidade da América Latina também possui muitas riquezas históricas! Vale do Anhangabaú, Praça da Sé, Edifício Martinelli… São tantos os lugares! Cito o Teatro Municipal que foi palco da Semana de Arte Moderna de 1922. O Centro Histórico de São Paulo possui muitas riquezas que você precisa conhecer. Saiba como é um free tour pelo Centro Histórico de São Paulo!

Confira aqui passeio guiado gratuito em São Paulo para conhecer mais da história da cidade:

3 – Paraty

paraty história do brasil

Esta cidade é um destino maravilhoso para quem ama História! Durante o Brasil Colônia, Paraty fazia parte do Caminho do Ouro, uma importante via de transporte de metais preciosos. As características do período foram preservadas e a cidade foi reconhecida como Patrimônio Brasileiro. A proibição de tráfego de automóveis no Centro Histórico de Paraty, contribuiu significativamente para preservação do local. Veja o que fazer em Paraty!

Encontre passeios em Paraty!

4 – Ouro Preto

novela ouro preto
Ouro Preto

Em uma lista de destinos maravilhosos do Brasil para quem ama história, é imperativo citar Ouro Preto, um dos patrimônios culturais de Minas Gerais. A cidade foi fundada oficialmente em 1711, mas o local já atraía bandeirantes desde a última década do século XVII devido à descoberta de ouro no leito de um rio.

Encontre pousadas em Ouro Preto!

Ouro Preto foi uma das as primeiras cidades tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1938, e a primeira cidade brasileira a receber o título de Patrimônio Mundial, conferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1980.

Confira o que fazer em Ouro Preto!

5 – Ilhéus

palacete ilhéus
Palacete Misael Teixeira em Ilhéus

Fundada em 1536 como “Vila de São Jorge dos ilheos”, Ilhéus foi elevada a cidade em 1881. Devido à prosperidade da cultura do cacau no local, no início do século XX, a cidade da Costa do Cacau tinha uma considerável população, riqueza e muito, muito luxo! Confira o que fazer em Ilhéus em um dia!

6 – Natal

natal reis magos
Forte dos Reis Magos em Natal

Fundada em 25 de dezembro de 1599, a cidade de Natal além de muitas belezas naturais, também é um destino maravilhosos para quem ama história. A fundação da cidade foi parte das estratégias da Coroa Portuguesa contra ataques de povos nativos e corsários franceses que invadiram o local para contrabandear pau-brasil.

Na cidade foi construído o Forte dos Reis Magos que atualmente é um dos principais cartões postais de Natal. Confira o que fazer em Natal!


Use o cupom CHICAS para obter desconto com a Luck Receptivo!

 

7 – Olinda

Igreja da Sé – Olinda

Fundada em 1535, a cidade foi a mais rica do Brasil Colônia entre o século XVI e as primeiras décadas do século XVII. Das cidades declaradas pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, Olinda é a mais antiga. Vale ressaltar que este foi o segundo Centro Histórico brasileiro a receber este título em 1982, após Ouro Preto. Saiba como é um city tour em Recife e Olinda!

RESERVE O CITY TOUR RECIFE E OLINDA! USE O CUPOM CHICAS PARA TER DESCONTOS!

8 – Salvador

salvador bahia história

A cidade foi capital do país (a primeira) e sede da administração colonial até 1763 quando a sede foi transferida para o Rio de Janeiro.

Durante o processo de independência do Brasil, em 1822, Salvador protagonizou uma luta que durou por mais de um ano, mesmo após o Brasil se tornar independente de Portugal. Apenas em 2 de julho de 1823, a Bahia foi considerada independente, assim como os demais territórios do país.

Largo do Pelourinho, Largo Terreiro de Jesus, Elevador Lacerda… Há muitos atrativos que fazem da cidade de Salvador um destino maravilhoso para quem ama história!! Veja o que fazer em Salvador!

Leia também: Praia de Itapuã em Salvador

Confira aqui passeios guiados gratuitos em Salvador para conhecer mais da história da cidade:

Confira outros posts com destinos maravilhosos do Brasil:

Entre Mochilas e Malinhas – Roteiro de 2 dias em Belo Horizonte
Let’s Fly Away – Destinos de Ecoturismo no Brasil: os 8 melhores (com bônus) [8on8]
Viajante Econômica – Oito praias do litoral norte de SP para conhecer
Dani Turismo – Destinos para descobrir na Bahia

Informe-se sobre como proceder no caso de bagagem extraviada ou cancelamento de voo!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

LEIA TAMBÉM

Destinos no Brasil: invista no turismo nacional

Patrimônios culturais de Minas Gerais

5 destinos pouco populares no Brasil com bons atrativos

10 maravilhas na natureza do Brasil

10 coisas do Brasil que são curiosas para os gringos

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais na Magazine Chicaslokas!

Gostou? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 

Banner Parceiro

 



Booking.com

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

 

 

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.