Skip to content

Os encantos de Paraty: dicas para ver o melhor desta cidade

paraty

Quando falo de encantos no estado do Rio de Janeiro, não posso deixar de mencionar a cidade de Paraty. Belas praias, cachoeiras, construções datadas do período colonial… Neste post, vamos mostrar o que você não pode perder em Paraty!!

Para chegar a este local, uma das opções mais conhecidas é um ônibus da viação Costa Verde que sai da rodoviária Novo Rio (no município do Rio de Janeiro). Atualmente também há ônibus da Buser com tarifas mais atrativas, mas os horários são mais escassos. O caminho até chegar por si só já lembra uma obra de arte esculpida por Deus: muitas praias e vegetações que trazem muito charme à estrada. O trajeto pode durar 5 horas, mas valerá muito a pena.

Encontre hotéis em Paraty!

paraty
A igreja cartão postal da cidade

 

hotéis em Paraty que podem atender diversos gostos: de mochileiros a hóspedes que desejam algo um pouco mais sofisticado. Há muitos passeios oferecidos por empresas de turismo, mas é possível usufruir de muitas opções por conta própria.

Uma boa opção é procurar uma hospedagem no Centro da cidade. Isto facilitará o acesso ao Centro Histórico, local cujas características arquitetônicas do período colonial estão preservadas. À noite, este local conta com muitas opções gastronômicas. Muitos destes restaurantes contam com música ao vivo. Para conferir algumas opções de restaurantes no local, confira o post do blog Viciada em Viajar com informações sobre onde comer em Paraty.

Centro histórico paraty
Centro Histórico de Paraty

Além disso, a rodoviária também é no Centro da cidade e lá é possível acessar lugares maravilhosos utilizando transporte coletivo. Um dos destinos mais procurados é o distrito de Trindade. Justiça seja feita: as praias são maravilhosas!

Trindade - PAraty
Praia do Meio – Trindade

Perto dali está a Piscina Natural do Cachadaço que pode ser acessada de barcos que saem da Praia do Meio em preços bastante acessíveis. Em maio de 2022, ida e volta de barco para lá custavam 20 reais.

piscina natural trindade paraty
Piscina Natural do Cachadaço

Cabe mencionar que para ir a este lugar de transporte coletivo é preciso ter paciência, pois os ônibus passam de hora em hora e, por questões de segurança, a empresa de ônibus que realiza o trajeto não permite que o veículo deixe o local com passageiros em pé. Há passeios guiados à Trindade. Reserve uma excursão à Trindade!

Há outras opções menos badaladas, mas também muito boas. É possível ir de ônibus à trilha que dá acesso à Praia do Sono. A trilha pode ser feita em aproximadamente 1 hora. É importante levar comida e água, pois não há lugares para comprar na praia.

Praia do Sono
Praia do Sono – Paraty/RJ

Para os corajosos, recomendo o surfe na pedra na Cachoeira do Tobogã. Assim como os outros locais citados, este também pode ser acessado através de transporte coletivo.

cachoeira em paraty
Cachoeira do Tobogã

Esta cachoeira é coladinha com o Poço do Tarzan, onde podemos assistir alguns aventureiros pulando de uma pedra de 12 metros de altura!!!!!

paraty
Poço do Tarzan

Há alguns guias que oferecem passeios de jipe pelas cachoeiras da cidade. Em maio de 2022, os passeios de jipe pelas cachoeiras e alambiques custavam em torno de 80 reais nas agências locais.

Agora você não tem mais motivos para não desbravar Paraty! Continue acompanhando nossas dicas!

Paraty
Vem pra Paraty!

Confira um passeio guiado gratuito em Paraty:

Encontre passeios em Paraty!

Não viaje sem seguro viagem!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

LEIA TAMBÉM

Roteiro de 4 dias em Ilhabela

Deixe-se envolver por Ubatuba: 5 atrativos da cidade

As aventuras de uma vegetariana: Missão Ubatuba

Destinos para aproveitar o Verão na Região Sudeste

Gostou das dicas? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!



Booking.com

 

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 

 

 

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.