Skip to content

Não cometa estes 10 erros em viagens internacionais

Quando a gente fala em viagem internacional, para muita gente é um sonho distante ou uma novidade. Bom, espero que se você estiver lendo este post, já não seja um sonho tão distante! Hora de sonhar com o destino? Então, tente não cometer esses erros e se liga nas dicas para acertar!

1. Levar bagagem demais

Quase todo mundo se embola nesse item. A gente se empolga, pensa nas mil fotos que vai tirar, não sabe direito como serão os dias e entope a mala de todos os tipos de roupa, desde calor do deserto até frio do Alaska. Calma! Vai devagar. Quando você leva bagagem demais, corre o risco de não poder fazer voos internos nos EUA ou na Europa, por exemplo. Até consegue, deixando um rim para pagar as taxas… Brincadeira, é até pagável, mas você poderá se aborrecer. Além disso, alguns trens na Europa podem ter limite de bagagem. Procure saber bem direitinho os limites de bagagem das companhias enquanto ainda estiver planejando seu destino.

Consulte a previsão do tempo dos lugares que for visitar: se vai fazer friozinho a noite e calor de dia, um casaco leve pode resolver. Pense no casaco que você já usa para aquela temperatura todos os dias. Será prático.

Praia é praia em qualquer lugar, frio é frio… e se for frio de neve, você pode pegar dicas aqui neste post com dicas de como se proteger no inverno.

Tente levar poucos frascos de menos de 100 ml cada. Assim é possível levar várias coisas que você usa mesmo sem despachar bagaem. Se for despachar, feche bem todos os frascos, de preferência com fita adesiva e envolva com plástico. Não duvide do jogo de malas que a galera faz e da variação de pressão no bagageiro. Eu nem levo perfume porque evapora tudo!

Lembre-se também que vai querer comprar uma coisa ou outra e vai ter que fazer espaço na mala para levar. Se tiver que sentar na mala para ir para o destino, provavelmente não vai caber nem uma moedinha na volta!

2. Deixar de fazer seguro viagem

Seguro viagem é um item super importante. Claro que não é sempre que um incidente acontece, mas vai que sua mala extravia… Mas, mais importante, é sua saúde. Meu ex-marido por exemplo vomitou o voo todinho de Creta a Atenas e precisei chamar o médico no hotel (é assim que fazem, você em geral não vai pro hospital a menos que o seguro te oriente ou se for caso de vida ou morte). Ele teve todo o atendimento e ficou seguro para voltar para o Brasil no outro dia.

O seguro viagem do cartão de crédito internacional (o mesmo que você usou para comprar a passagem) costuma cobrir custos deste tipo – mas só através de reembolso. Eu sempre faço um seguro extra porque vale a pena. Que tal tentar este da Real Seguro Viagem?

Seguro viagem geral 728x90

 

3.Não tomar as vacinas necessárias

Antes mesmo de comprar as passagens, confira as vacinas necessárias para o país que você vai. Sem vacina de febre amarela, por exemplo, a Copa Airlines nem te deixa embarcar. Algumas pessoas no entanto podem ser alérgicas às vacinas e se não puderem tomar, isso pode ser um problema. Acho que cada caso tem de ser avaliado.

Para o certificado online da vacina de febre amarela e outras vacinas obrigatórias, consulte o site da Anvisa:

http://portal.anvisa.gov.br/en/certificado-internacional-de-vacinacao-ou-profilaxia

4.Não procurar saber sobre a necessidade de visto, passaporte ou outros documentos

Travel docs
Documentos de viagem

Tenha seus documentos mesmo ANTES de comprar a passagem!!

Muitos países precisam de vistos para serem visitados. Muitas vezes o visto é simples, como o de Cuba ou do Canadá (por avião). Mas se você não se preparar com antecedência pode ser pego de surpresa. Quando fui para Cuba, por sorte, já tinha comprado pela agência de viagem. Mas quando cheguei no aeroporto, no check in, me perguntaram se eu já tinha comprado porque corria o risco de ficar sem – o deles já tinha acabado e a garantia de conseguir durante a conexão era nula. Então, prepare seus documentos antes. Um passaporte pode demorar até um mês para ficar pronto, dependendo da época em que você pede. Fora o tempo em que espera até ter uma data disponível na Polícia Federal.

Além disso, países do MercoSul, como a Argentina, podem até aceitar nossa carteira de identidade brasileira. Mas tem que ser recente, com foto de menos de 10 anos. No entanto, sempre prefiro levar o passaporte. Se você já tiver, é uma ideia melhor. Já ouvi caso de uma pessoa que passou um pequeno perrengue e só o passaporte resolveu. É raro de acontecer, mas um pouco de chance ainda é chance, né?

5.Comparar ingressos de sites não confiáveis

Vale para ingressos e para vistos. Toda vez que você for pesquisar um destino, uma atração (como a Torre Eifel, por exemplo) não acredite sempre no primeiro site que aparecer. Muitos deles são de terceiros e vão te cobrar uma grana em taxas. No caso de vistos, vá direto nos sites oficiais das embaixadas e das atrações, nas páginas diretas da atração. É o jeito mais seguro e comprar. Quando não se tratam de sites oficiais você corre vários riscos: ficar sem ingresso, não conseguir negociar em caso de desistência, demorar demais para chegar… enfim, não vale a pena. A menos que você esteja comprando de uma agência turística de sua inteira confiança  porque precisa parcelar. Aí tá… mas agência de confiança 😉

6. Não contar com o trânsito na hora de ir para o aeroporto

Engarrafamento…Quem nunca?! Esse foi na Califórnia

Veja bem, uma viagem internacional é cara e envolve muitos planos, sonhos e dinheiro. Não é à toa que as companhias aéreas pedem para você chegar 3 horas antes do voo. Existe a fila do check in da bagagem, existe a fila da segurança, existem os perrengues. Se você se programa para chegar bem antes, se der algo errado, dá tempo de consertar. Uma vez, quando fui pro Chile, errei de aeroporto – achei que sairia do Galeão e o voo sairia do Santos Dumont. Ainda bem que estava em tempo – consegui ir para o outro aeroporto com tranquilidade.

Muitas, senão todas, as companhias aéreas utilizam check in online. Use este recurso! Salva muito tempo na fila. E muitas oferecem o serviço de auto-check in, onde você mesmo cola a etiqueta e poe a mala no raio X. Tudo isso facilita e você pode e deve utilizar estes recursos!

7. Não se preocupar com a localização da hospedagem

O lugar em que a gente vai se hospedar deve ser olhado com carinho. Não tô falando aqui de lugar de luxo ou quarto espaçoso. Nem ainda tô falando que você tem que ficar do lado da badalação. O lugar em que a gente se hospeda deve ser um balanço de custo, limpeza e onde. Isso. Onde!

Quando fui a Londres, lembro que pensei em utilizar os serviços do AirBnB. Mas como é bem concorrido por lá, havia poucas opções e quando li as avaliações (muito importante e ler com cuidado!) descobri que eram em cima de linhas de trem ou de bares barulhentos. No fim, optei por um quarto bem simples, mas ao lado do trem e da estação de metrô que me levaria pra todos os lados da cidade! Uma hospedagem mal localizada pode estragar sua viagem, seja por ser muito longe ou numa rua perigosa. É sempre bom se informar bem antes de reservar.

8. Comprar perfume ou outras mercadorias (líquidos ou cremes) antes da última conexão

A cena se passou em 2017  no aeroporto de Londres, mas ainda tá muito viva na minha cabeça: uma mulher brasileira aos berros no telefone, contando para alguém que não poderia levar o perfume que comprou por quase 300 reais para o Brasil. Motivo? Comprou no duty free do aeroporto da Holanda e fez conexão na Inglaterra para voltar ao Brasil. Ela xingava a policial de “filha de uma devota e pura senhora” (cujo acrônimo é fdp, hehe) por tê-la feito jogar fora o perfume.  O problema é que a errada era a brasileira e não a policial. A lei diz que não se pode embarcar com frascos de mais 100 ml e o perfume passava isso. Quando a gente faz conexões internacionais, passa pela segurança novamente. Mesmo que o produto seja comprado em duty free, se for mais de 100 ml não passa. Então, se for comprar algo no aeroporto, espere a última conexão. Se for comprar no país que visita, coloque os líquidos na mala despachada.

9.Fazer todas as compras no primeiro dia

Esse é um erro que é menos comum, mas acontece. Já vi muita gente se empolgar e encher as sacolas na primeira loja. Daí, sair andando o dia todo cheio de sacola. Pior, o dinheiro falta para aquele passeio de última hora que aconteceu. Ou você já tá tão cheio de pacote que já não tem espaço na mala. Seja como for, deixe para comprar as coisas depois. O passeio é para aproveitar. Memórias não estragam, encha sua bagagem delas. E se sobrar tempo e grana, um souvenir!

10. Aceitar muitas encomendas de amigos e parentes

muitas malas
No caso eu quis levar muitas encomendas…fica a imagem de exemplo 😉

Tal como fazer muitas compras ou todas  no primeiro dia, aceitar muitas encomendas é um erro fatal. Tenho uma amiga que aceitou comprar whey protein para a outra amiga e acabou andando com três potes de um quilo cada o dia inteiro. Ainda teve que ir pro teatro com os pacotes. Fora enfiar na mala. E quando te pedem aquele “negocinho” que vem cheinho de acessórios e depois você não tem onde enfiar? Quem nunca teve que comprar mais uma mala para as compras, que atire a primeira pedra, kkkkk. Na foto acima, eu tive que comprar a mala vermelha depois da viagem aos EUA, ano passado. Na verdade ninguém pediu nada… eu que queria encher meus sobrinhos de mimos 😉

Agora, sério, tome muito cuidado com encomendas. Seja por impostos que recaem sobre eletrônicos, seja pelo peso, seja pela chatice de sair da sua rota de passeio para comprar aquela calça  Levis pra “migue”, os cremes da tia… Fazer compras e carregar compras dos outros é uma chatice. Pior dos casos, se for coisa pequena, sugira que a pessoa compre pela internet (checando os prazos) e entregue na sua hospedagem. Eu mesma já pedi e já fiz esse favor. Mas o melhor escape mesmo seria um elegante: “não posso prometer, mas verei se consigo”. É que às vezes você consegue mesmo. Mas se não der, não prometeu nada 😉

promoção passagens aéreas
Aproveite e pesquise para sua próxima viagem!

 

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo com o cupom de descontos CHICASLOKAS

Física de formação, maluca de coração, apaixonada por Deus e por viagens. Viajou uns 21 países (e alguns revisitou), além de conhecer vários encantos de Minas (sua terra natal) e do Brasil. Visitou mais lugares que imaginava e menos do que gostaria, mantendo assim a sede de viajar, porque o mundo é grande, a vida curta e a grana mais curta ainda!