Skip to content

Parque Montmorency e Santuário de Sainte-Anne , Québec

Basílica de Sainte-Anne-de-Beaupré

Escrevi já posts sobe minha road trip até o Canadá e sobre como foi visitar Québec City. Durante um dos dias em Québec City a gente resolveu ir visitar a cachoeira Montmorency. O Amor já conhecia e queria me levar e eu, claro, quis ir. A cachoeira é perto da cidade, cerca de 30 minutos. Um pouco mais adiante também existe um outro lugar interessante para visitar: o Santuário de Sainte-Anne-de-Beauprés.

Então, domingo pela manhã (manhã de outono lindíssima!) saímos de Québec City primeiro em direção ao santuário. Como era domingo, obviamente, havia missa. Mas a gente conseguiu ver numa boa, respeitando o culto religioso, claro. Chegamos lá por volta de 9h30 da manhã. A igreja é imensa! Ela foi construída em um estilo de catedral europeia, mas é relativamente recente – finalizada em 1946. Tem hoje status de basílica, por sua imponência.

Basílica de Sainte-Anne-de-Beaupré, parte da frente
Basílica de Sainte-Anne-de-Beaupré, parte da frente

A construção chama a atenção – por fora e por dentro. Seus painéis de azulejo têm temas pouco convencionais, como os signos do zodíaco, máquinas de escrever… A capela menor, abaixo da principal, na minha opinião é tão imponente quanto outras catedrais. Também decorada com azulejos, formando mosaicos com temas de natureza, como flores e borboletas. As pinturas sacras têm um toque moderno. Só mesmo visitando para saber.  Na wikipedia é possível encontrar uma arrigo sobre a basílica, neste link. Também o website do lugar oferece mais informações. Não ficamos muito tempo por lá, afinal, queríamos mesmo era ir ver a cachoeira Montmorency. Então, após andar um pouco pela basílica, partimos para o parque.

Basilique Saint-Anne-de-Beauprés
Signos do zodíaco na entrada principal
Mosaico no chão com uma máquina de escrever (?)
capela menor Basilique Saint-Anne-de-Beauprés
Capela menor, abaixo da principal

O Parc Montmorency onde a cachoeira fica, tem mais de uma entrada. Se você conseguir estacionar na parte superior, a do restaurante, você já estará praticamente ao lado da cachoeira.  Se você parar no estacionamento de baixo (mais tranquilo de estacionar), você pode subir tanto a pé quanto de teleférico. Tentamos primeiro estacionar em cima, mas sem sucesso – parece que tem um brunch famoso lá aos domingos, então é uma loucura. Logo, desistimos e fomos para o estacionamento de baixo. Tanto o clima quanto nosso preparo estavam bons para subir pela escadaria. Mas quisemos experimentar o teleférico. Ele custa cerca de 17 dólares canadenses e demora cerca de 2 minutos para subir. Antes, claro, uma fila de 15 minutos (pelo menos) já que nada é perfeito, haha… Enfim, pulseirinhas no punho, subimos de teleférico.

Teleférico

Saindo do teleférico, a primeira coisa que você vê é o restaurante. Não entramos, mas parece bem agradável. Tomar o brunch por lá deve ser mesmo bom! Continuando a andar logo você encontra a ponte  que cruza sobre a queda d’água.  Estava super movimentada, existem turistas de todos os cantos por lá. Mas não desanime, dá pra ver mais. É que todo mundo para no começo da ponte para fotos. A vontade é de gritar pro povo que tem muito mais pra ver à frente, pra desembolar o caminho!

Montmorency
Restaurante logo na saída do teleférico
Primeira vista de cima da ponte
Vista da cachoeira de dentro do teleférico

Enfim, cruzamos a ponte, paramos em todos os mirantes possíveis. Vimos a galera cruzar de zip line (eu deveria ter cruzado, afff!) e andamos mais um pouco. O parque é mesmo all about a cachoeira mesmo, mas supergostoso de visitar. Você pode ficar o quanto quiser, tem gramado, árvores e brinquedos para crianças. Adorei o passeio no teleférico e a possibilidade de contemplar a cachoeira.

Montmorency falls
Vista da ponte, após atravessá-la
Montmorency falls
Nós no topo da cachu

Então, já sabe… se for a Québec City, não deixe de conhecer a basílica de Sainte-Anne e o parque da cachoeira Montmorency!

 

 

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitatis.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem



Booking.com

 

Física de formação, maluca de coração, apaixonada por Deus e por viagens. Viajou uns 21 países (e alguns revisitou), além de conhecer vários encantos de Minas (sua terra natal) e do Brasil. Visitou mais lugares que imaginava e menos do que gostaria, mantendo assim a sede de viajar, porque o mundo é grande, a vida curta e a grana mais curta ainda!