Skip to content

Québec City – um passeio super-romântico

Québec city

Aaaaaah, Québec! Um pedacinho da França no Canadá! O Amor, que ainda não foi à França, sempre achava que Paris deveria parecer com Québec. Na verdade, não é bem com Paris que Québec se parece não. Se parece com algumas cidades do interior da França, talvez Grenoble. Fato é que por ali todos falam francês, a comida é maravilhosa (e em porções decentes, hehe) e a cidade um charme. No post anterior contei como foi a experiência de ir de carro de New Hampshire até o Canadá. Neste post vou contar de Québec City em si.

Estátua de Samuel de Champlain, fundador de Québec
Estátua de Samuel de Champlain, fundador de Québec

Québec City é a capital do estado de Québec, no Canadá. Tem uma população de 542.298 habitantes, segundo o censo de 2017. É um lugar superturístico e vários navios de cruzeiro passam por lá. Aí já viu… entre 10h até umas 18h a cidade fica muito cheia. Nada que não dê para contornar, mas as fotos ficam mais fáceis cedo de manhã.

Cidade Velha, Québec
Cidade Velha, Québec (cedo de manhã, sem movimento)

A parte mais turística da cidade é, sem dúvida, a parte antiga. Andando por suas ruas, me senti um pouco na Europa, mas com ruas mais largas. Como fomos no comecinho do outono (final de setembro de 2019), ainda havia muitas flores nos jardins e movimento na rua. Quando o inverno chega por lá, é de matar e não dá muito para fazer coisas ao ar livre. A visita por lá é recomendada fora dos meses de inverno, porque quando as temperaturas ficam negativas a graça vai embora, acredite!

cidade velha québec
Descendo a pé pela cidade velha

Chegamos na cidade numa sexta à noite e nos hospedamos no  Hôtel Le Concorde, talvez o hotel mais feio da cidade inteira! Mas também o mais em conta perto da cidade velha, pois fica do ladinho das muralhas. Segundo o Amor, a vantagem de ficar lá, além do preço, é não ter que olhar pro hotel em si! Do alto deste hotel existe um restaurante rotatório (já falei deste tipo de restaurante quando falei de Atlanta) que tem drinks deliciosos e com preços pagáveis. A vista é ótima também. Québec merece ser vista à noite, é superbonita! A muralha fica iluminada e alguns prédios também, então caminhar por lá à noite vale à pena.

Québec à Noite
Cidade vista à noite

No sábado de manhã fomos caminhar pela cidade velha. Mas primeiro o café da  manhã. Tomar café da manhã com crepe de frutas é maravilhoso! Amamos os do Le Petit Château. Chovia um pouco, mas nada que tirasse nosso ânimo. Confesso que não li nada do que era pra fazer na cidade, deixei o Amor ficar me guiando. Mas nem ele sabia exatamente o que queria ver, hehe.  A verdade é que a cidade velha merece ser explorada, sem compromisso.

Entrada da cidade velha, Québec
Entrada da Cidade Velha, na muralha

Na cidade velha ou ciudad vieux existe um funicular que leva da parte de cima até a parte mais baixa (onde a maioria das lojinhas está), mas não usamos o serviço – é muito fácil descer a pé. Caminhamos pelas ruelas, exploramos as lojinhas, tomamos um segundo café da manhã na Place-Royale… Na praça, existe um snow globe tamanho gigante que é bem legal de ver. Existem também inúmeras galerias de arte e murais para fotografar e apreciar.

Québec City, cheia de charme e arte
Québec City, cheia de charme e arte
Place Roayle snow globe, Qúebec
Sonw globe gigante
Um dos murais de Québec City
Um dos murais de Québec City
Um dos murais de Québec City
Um dos murais de Québec City

A surpresa nesse dia foi que, já um pouco cansados de andar na chuva, entramos numa igreja anglicana, a Holy Trinity Cathedral. E não é que eles tinham, completamente de graça e em inglês e francês, um tour sobre os sinos da igreja? Pois é… estávamos lá de bobeira e vimos o pessoal se ajuntando. Só chegamos perto e começamos a ouvir a explicação sobre os sinos, como eles são tocados de cabeça pra baixo (como na foto) e como as melodias são desenhadas. Depois, eles te levam até à torre e demonstram como tocam os sinos. Pra quem fica na cidade mais dias, às quartas-feiras tem curso de como tocar o sino e é aberto a qualquer um que se inscrever!

ring a bell simulation
Demonstração sobre os sinos tocados de cabeça pra baixo

Quando já saíamos da igreja, não é que ouvimos música e quando percebemos, tinha uma senhora tocando clássicos na harpa. Concerto de harpa de graça. Ainda chovia fora, nada melhor que relaxar ao som de Mozart, Bach, Vivaldi… Foi ótimo!  Já era fim de tarde,  voltamos ao hotel para curtir um pouco a piscina aquecida e descansar, afinal, foi um dia longo, hehe.

Anglican Church in Québec
Harpa na igreja

No domingo fomos à  Montmorency Falls e ao  Sanctuaire de Sainte- Anne -de- Beaupré , mas vou falar em outro post. À tarde, voltamos à cidade velha para aproveitar o lugar com sol. E, claro, com sol tudo fica mais colorido! Engraçado foi que optamos por deixar o carro perto do porto, por achar que ficaria mais fácil e perto de ir à sorveteria que queríamos ir (já falo sobre isso). Ledo engano, hahaha! No fim, andamos em volta da cidade velha inteirinha pra voltar ao carro e perceber que se tivéssemos deixado o carro no hotel estaríamos mais perto. Enfim… não reclamo, andamos dessa vez com sol e também por lugares que não tínhamos ido antes. Por exemplo, no dia em que choveu não conseguimos ver os canhões. Québec tem uma forte história militar, foi uma fortaleza e tem muitos canhões expostos.

Um dos muitos canhões em Québec City
Um dos muitos canhões em Québec City
muralha Québec velha
Nós encostados na muralha, percebendo que o carro ta longe, mas o hotel ta logo ali!

O hotel Hotel Jardin du Gouverneur é um lugar super famoso na cidade. Talvez um dos mais caros e tradicionais de Québec City. Ñão nos hospedamos nele, como já falei antes, mas fomos lá para um drink e um almoço mais tardio.  Vale a pena simplesmente entrar e caminhar por lá, só pra ver mesmo. Afinal, é uma construção que chama a atenção por fora, por sua imponência. Claro que vale conferir 😉

Hotel Jardin du Gorveneur
Hotel Jardin du Gorveneur

Nossa missão da tarde era encontrar a loja “Chocolat Favouris”, que segundo as minhas enteadas era um lugar que a gente TINHA que ir! E, realmente, não é pra se arrepender. Essa loja, na verdade, é uma franquia e existe em outros lugares do Canadá. Mas fomos na que elas indicaram. São sorvetes de diferentes sabores, mas o toque especial está na cobertura de chocolate. Você escolhe o sabor do sorvete & o sabor da cobertura, que varia entre  chocolate ao leite, chocolate com amêndoas, chocolate amargo entre outros, inclusive smores! É muita opção, muito sabor e elas estavam certas em nos encorajar a ir! Super recomendo. Como o lugar é pequenininho, você pega seu sorvete e senta na calçada mesmo pra curtir.

Na calçada em frente à Chocolat Favouris - Rue Saint-Jean
Na calçada em frente à Chocolat Favouris – Rue Saint-Jean

Mais fotos, mais caminhada, muito amor… ficamos na cidade até a manhã seguinte, quando aproveitamos para comer mais crepes, curtir o café e comprar algumas coisinhas. Fomos embora da cidade lá pelas 11 horas da manhã. Confesso que até com uma dorzinha no coração, porque ficaria mais. Foi uma das viagens mais românticas que fizemos, cheias de doces memórias. Québec City sempre vai ser uma memória maravilhosa pra nós. Não vejo a hora de voltar!

Québec City
Québec City<3
passagens aéreas
Adquira passagens aéreas para EUA e Canadá aqui!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com TourOn.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo com o cupom de descontos CHICASLOKAS

Seguro de viagem
Evite problemas na sua viagem e contrate um seguro aqui neste banner com desconto!!

 

Física de formação, maluca de coração, apaixonada por Deus e por viagens. Viajou uns 21 países (e alguns revisitou), além de conhecer vários encantos de Minas (sua terra natal) e do Brasil. Visitou mais lugares que imaginava e menos do que gostaria, mantendo assim a sede de viajar, porque o mundo é grande, a vida curta e a grana mais curta ainda!