Jaboticatubas: Conheça a Cachoeira do Bené

A Cachoeira do Bené está localizada na cidade de Jaboticatubas a 60km de Belo Horizonte e é um ótimo lugar para fazer um bate-volta. Passei um dia de domingo na cachoeira com a família e amigos e amei cada minuto. Foi uma injeção de ânimo para começar a semana mais descansada e relaxada. Se você está procurando um lugar para relaxar e se refrescar nesse verão, eis aí uma excelente opção.

Encontre hotéis em Belo Horizonte! | Encontre pousadas em Jaboticatubas!

Cachoeirado Bené e suas quedas
Uma das quedas da Cachoeira do Bené.

Localização

A Cachoeira do Bené não é de fácil localização. Na semana anterior ao passeio, eu fiz algumas pesquisas sobre como chegar na cachoeira, escrevi um roteirinho de como chegar e vou compartilhar com vocês. Seguindo as instruções  não tem como se perder.

Para chegar a Jaboticatubas, é só ligar o GPS e colocar como destino a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Ela fica no centro da cidade. Existe mais de um acesso para chegar lá saindo de BH, então o caminho mais rápido vai depender da sua localização.

Chegando em frente à igreja, vire à direita na praça principal, desça a rua Santa Luzia até uma praça que tem equipamentos de academia de rua e siga até ver a placa indicando a Pousada Cachoeira da Serra. Ali começa a estrada de terra. Você deve seguir as placas da pousada até chegar a uma que está escrito: Cachoeira do Bené e Bar dos Coqueiros. Vire à esquerda que é onde a placa indica. Depois desse ponto o caminho é bem sinalizado. É só seguir as demais placas que você chegará a Cachoeira do Bené. São 14km de estrada de terra até chegar a cachoeira. Alguns trechos são um pouco difíceis, mas dá pra ir. Pra quem gosta de aventura é um passeio e tanto. Fomos em 4 carros e até o que era 1.0 conseguiu chegar. Alguns trechos foram calçados pelos dono do local o que facilitou muito o acesso, visto que antes só carros com tração chegavam até lá.

Estrada para cachoeira do Bené
Trecho da estrada já chegando na Cachoeira.

Que tal alugar um carro?!? Faça uma cotação agora!

A cachoeira

Ao chegar no local nos deparamos com um ambiente tranquilo que nos remete a uma fazenda. O local tem uma casa onde fica o responsável pelo lugar e possui uma área onde você pode fazer churrasco. Fomos muito bem atendidos e nos acomodamos com facilidade.

Sitio Mirante do Bené

A cachoeira fica a 100 metros de onde nos acomodamos. É uma caminhada curta por um caminho calçado com pedras, ao final existe uma escada que temos que descer para chegar a cachoeira. A escada é um pouco ingrime e possui alguns degraus altos, por isso quem tem problemas de locomoção pode ter dificuldade de chegar, para os demais é bem tranquilo.

Cachoeira do bené

Caminho para cachoeira do Bené
Caminho que percorremos para chegar a Cachoeira.

Chegando na Cachoeira do Bené

O que dizer sobre essa Cachoeira?!? Linda! Fiquei surpresa com o tamanho dela. Imaginava ela menor, com um fluxo de água menor, afinal estamos em um período de poucas chuvas. Mas ela me surpreendeu positivamente.

Cachoeira do Bené em Jaboticatubas
Visão maravilhosa da Cachoeira do Bené!

Grandiosa Cachoeira do Bené
Só de admirar essa vista já me senti mais relaxada!

Além da queda que vemos assim que chegamos à cachoeira, que eu vou chamar de queda principal, também temos outras quedas logo abaixo, que também nos dão uma visão maravilhosa, além de formar um grande poço. Não desci até o poço pois as pedras eram muito altas. Achei um pouco perigoso, mas acredito que deve ter outro caminho para chegar até a segunda queda.

Cachoeira do Bené em Minas Gerais

Foi um dia muito proveitoso, com a família e amigos. Aproveitamos para fazer um churrasco e nos divertimos bastante. Esse bate-volta foi ótimo para relaxar e descansar afinal, nossa semana acaba sendo muito cansativa.

Banho de Cachoeira em Jaboticatubas
Não tem nada melhor do que um bom banho de Cachoeira!

Informações úteis

• Entrada: R$20,00
  • É proibido fazer churrasco próximo à cachoeira, só na área reservada para isso.
  • Para acessar a cachoeira, você tem que descer uma escada feita de pedras. Não é indicado para pessoas com dificuldade de locomoção.
  • Depois de conversar com o responsável pelo local, descobri que a casa que fica lá pertinho da cachoeira pode ser alugada, o que é uma ótima opção para passar o final de semana com a família e amigos.
Hospedagem na cachoeira do Bené
A casa da foto pode ser alugada.

Indico esse passeio para quem busca uma viagem de bate e volta bem perto de BH. É uma viagem curta e muito gostosa de fazer! Se tiver mais tempo aproveite para passar o final de semana na cidade, além dessa, existem outras lindas cachoeiras por lá. No mais é só cair na estrada e curtir o dia!

Cachoeira do Bené

Encontre passeios em Belo Horizonte!

Encontre o seguro viagem ideal para você!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

LEIA TAMBÉM

6 cachoeiras perto de Belo Horizonte

25 cachoeiras em Minas Gerais

Como evitar acidentes em cachoeiras

Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais na Magazine Chicaslokas!

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Escolha seus passeios com Civtatis.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.