Roteiro de 3 dias em Portugal – Lisboa

No final de 2019, logo depois do Natal, teríamos uns dias livres. Todo mundo viajando, tudo parado, frio por aqui…Ah, vamos viajar? Vamos! E foi assim que tendo apenas 5 dias pra cuidar de uma viagem para a Europa, entramos na internet e encontramos passagens de Boston para Lisboa a um preço mais em conta pela British Airways. Não deu outra, pouco tempo, mas a oportunidade era muito boa para perder! E assim embarcamos no desafio de aproveitar o máximo que poderíamos em pouquinho tempo.

Bandeira de Portugal tremulando em um dos nossos passeios…

Nossa viagem começou no dia 26 de dezembro e pela British Airways a conexão é em Londres. Chegamos já de noite e o aeroporto de Heathrow é bem longe do centro. O trem que vai de lá até Paddington não estava em funcionamento nessa época do ano. Resolvemos deixar Londres de lado para nos preparar pra Portugal mesmo, era o jeito. (Estive em Londres em 2017 e tem post aqui!).

Jardim do lisbon wine hotel
Jardinzinho do nosso hotel

Dia 27 de manhã cedo, partimos pra Lisboa. Foi mesmo chegar na cidade, deixar nossas coisas no hotel e ir passear. Bem, preciso falar aqui do incrível hotel que conseguimos em Lisboa! O Wine Hotel em Lisboa é espetacular! O hotel é pequeno, com cerca de 4 quartos por andar e 5 andares, se não me engano (contando o restaurante em baixo). Como o nome diz, o tema são vinhos. Eles prometem na página do hotel pela internet e cumprem: tem uma garrafa de vinho inclusa na sua diária e quando você chega ao quarto, tudo preparadinho, com taças e saca-rolhas. O hotel em si é super fofo. No segundo andar tem um jardinzinho com mesas (dá pra tomar seu vinho lá!) e o restaurante embaixo é pequeno e acolhedor. Fora o café da manhã maravilhoso. Recomendo muito, o link deste hotel pelo booking é esse aqui: Lisbon Wine Hotel. O preço é salgado, mas outros hotéis na região estavam ainda mais caros nessa época do ano.

Bom, você pode estar aí pensando que 3 dias em Portugal não dá pra nada, que não valia a pena…É pouco tempo, com certeza, mas eu já tinha ido a Portugal uma vez, faz muitos anos, e fiquei por lá 20 dias. Sabia o que queria ver, então traçar um plano não foi tão complicado. O Amor se animou com o fato de eu poder ser um babel fish na Europa e, bem, esse era meu presente de aniversário adiantado 😉 .

Comemos perto do hotel mesmo, no Bar da Odete, pra não ficar com fome. Não foi exatamente aquele almoço, só mesmo queijos e “prosciutto” . A animação era grande para ver a primeira atração que queria em Lisboa…

Castelo de São Jorge

CAstelo são jorge lisboa portugal
Uma das áreas do Castelo São Jorge

Chegamos lá caminhando mesmo, do hotel até lá eram  apenas 22 minutos de caminhada super agradável. Ainda tem uma escada rolante até chegar na parte alta, mais uma caminhada pelas “costas do castelo” (é o nome da rua mesmo!) e voilà, chegamos. E aí vem a chateação, pois a fila era absurdamente imensa! A primeira vez que fui a Portugal foi durante o mês de abril e era tudo mais tranquilo para andar. O negócio é que em mês de férias como é dezembro e frio pra caramba pelo hemisfério norte, muita gente parte pra Portugal. Ultimamente, não sei porquê, é também um destino “modinha”. Enfim, pegamos a fila.

Escalator in Portugal
Selfie a duas mãos na escada rolante, haha
fila no castelo de São Jorge, Portugal
Fila para comprar ingresso pro Castelo. Dica primeira: compre online…

A parte externa é minha favorita. O castelo remonta à idade média, século V e é testemunha das invasões e conquistas “cristãs” sobre os mouros naquela região. Caminhar pela fortaleza é impressionante – quanta história, quantas vidas, guerras…

castelo são jorge em lsboa portugal
atravessando para uma das torres do castelo
caselo são jorge lisboa portugal
Relaxando e vendo o que fazer depois numa das escadas do castelo

De lá se tem uma vista linda para o rio Tejo e Lisboa.

Beijinho no alto do Castelo de São Jorge
Vista para a cidade de Lsiboa

Existe uma parte coberta lá, o museu, que também tem história para contar.

Eu amo a luz, isso mesmo, a luz de Portugal. Acho que Deus abençoou aquela região com alguma coisa especial, porque as cores e a atmosfera são contagiantes. A gente conseguiu sentar e apreciar a vista por lá.

Existem várias programações e muito mais história neste lugar. A entrada custa 10 euros para adultos e  existem descontos para crianças, idosos e portadores de necessidades especiais. Se você planeja visitar o castelo, aconselho comprar os tickets com antecedência no site.

Do Castelo de São Jorge nós ainda andamos até o Miradouro Santa Luzia e Miradouro Portas do Sol . Ambos com lindas vistas para a cidade. No vídeo você vê os mirantes que mencionei acima, primeiro o Portas do Sol e o video acaba no Santa Luzia!

Do Miradouro Portas do Sol, partimos de tuc-tuc para a região onde ficam a Torre de Belém, o Monumento aos Descobridores, o Mosteiro dos Jerônimos e os Pastéis de Belém!

Torre de Belém

torre de belem, lisboa, portugal
Torre de Belém – olha a quantidade de gente atrás de nós…

Já começo me desculpando aqui, porque só consegui ver a torre de fora mesmo. A fila era outro absurdo, deveria ter comprado o ticket online talvez. Lance é que , de novo, quando fui da primeira vez era tão tranquilo que nem me preocupei. A torre vale muito a pena ser visitada por dentro, me diverti muito na visita em 2006. Mas dessa vez, como queríamos ainda ver mais coisas naquele dia, decidimos não ir. Da para comprar ingressos online por aqui. Custa 6 Euros e tem várias situações de gratuidade, então vale conferir o site antes.

Também recomendo o site http://lisboa.360portugal.com/Concelho/Lisboa/TorreBelem/ que tem uma visita virtual maravilhosa por lá!

Monumento aos Descobridores

Pequenininha em frente ao Monumento aos Descobridores
Vista que se tem do alto do Monumento aos Descobridores
Vista que se tem do alto do Monumento aos Descobridores, quando fui em 2006

Este a gente foi ver de perto, mas não subiu. Eu queria muito ir ao Mosteiro dos Jerônimos e realmente não ia dar tempo. Mas andamos da Torre de Belém até lá, uma caminhada não muito longa. Andamos ao redor, apreciamos. Em 2006 eu cheguei a subir, então tenho a foto para mostrar como é a vista lá de cima.

Vista que se tem do alto do Monumento aos Descobridores, da para ver direitinho o Mosteiro dos Jerônimos

Desta vez tava tão cheio que nem ia dar para ver o mapa direito…Enfim, a melhor coisa de subir é conseguir ver o mapa todo. Então, dependendo do orçamento e do tempo,  dá para pular esta atração sem muita culpa. Agora, se o movimento estiver tranquilo, vai mesmo que é bacana 🙂

Mosteiro dos Jerônimos, Igreja e Museu Arqueológico

Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, freguesia de Belém

Para ir ao mosteiro, existe uma travessia subterrânea. Basta caminhar um pouco do monumento aos descobridores e você vai ver rapidinho. Atravessar por cima fica bem impossível, hehe!

Acho que uma das minhas memórias favoritas de Lisboa é o convento dos Jerônimos. Eu não sei se vou conseguir provar aqui com minas fotos e palavras, mas garanto que se você for não vai se decepcionar. As definições de construção linda podem ser renovadas na sua mente com uma visita a esse lugar. Você pode até não concordar comigo sobre a reformulação do conceito mas o lugar é maravilhoso sim 😉

Mosteiro dos Jeronimos Lisboa
Mosteiro dos Jerónimos (grafia de Portugal!). Um dos meus lugares favoritos em Lisboa

O mosteiro foi construído ao longo de 100 anos, no século XVI e é Patrimônio Mudial pela UNESCO, juntamente com a Torre de Belém. É todo feito em rocha calcária extraída não muito longe dali. É um conjunto arquitetônico incrível e impressionante e não é à toa que atrai tantos visitantes. O bom de lá é que é tão grande que mesmo estando cheio, você não se sente apertado por lá. Uma visita inesquecível. Para aprender mais da história do lugar, olhe aqui neste link da Wikipedia!

Pátio mosteiro dos jeronimos
Vista de cima do mosteiro
Arco mosteiro dos jeronimos lisboa
Um dos arcos que dá para o pátio do mosteiro

Quando você compra o ticket para a visitação do mosteiro, pode comprar junto para o Museu Arqueológico. A entrada na igreja é garantida, pois é anexa ao Mosteiro.

O Museu Arqueológico é pequeno. Logo na entrada estes dois globos terrestres super antigos logo chamam a atenção. São do século XVIII e foram adquiridos por um conde em Haia, no ano de 1723. Estiveram também biblioteca do rei D. João V, sob posse do exército e hoje podem ser vistos no museu.

globlos terrestres no museu arqueológico de lisboa
Globos terrestres que amamos no museu

Existem outras partes de história por lá, como jóias e peças que remontam até o império romano. Vimos tudo, mas já estávamos bem cansado a essa hora.

Ainda encontramos ânimo para ir à igreja do mosteiro, o que não nos fez arrepender! Seus vitrais são imensos, se bem que alguns nos pareceram pintados ao invés do tradicional vidro colorido e montado. Mas esta parte da investigação eu deixo pra você fazer. Por aqui deixo as fotos!

vitrais coloridos igreja mosteiro dos jeronimos
Vitrais de vidro colorido na igreja. Nem todos são o vidro colorido, alguns vitrais são somente pintados ou nem isso. Ainda assim, a igreja é bonita
igreja mosteiro dos jeronimos em portugal
Nave central da igreja

Pastéis de Belém

Tinha que ter, tinha que ter, tinha que ter!! No Brasil a gente consegue comer o equivalente, chamado de “pastel de natas”. Mas os pastéis de Belém são tão famosos que a rotatividade é imensa. A confeitaria é tão tradicional que você só encontra essa tortinha fresca, quentinha. Existem outros doces no lugar, mas todo mundo – ou quase – vai lá por causa desse iguaria.

O lugar fica pertinho do Mosteiro dos Jerônimos, a uma curtíssima caminhada. Saindo do mosteiro, você vira a esquerda e vai seguindo. Fica numa esquina e é bem óbvio de ver.

Pasteis de Belem
Essa aí sou eu em 2006 quando a confeitaria estava vazia!

Novamente, em 2006 estava bem tranquilo de visitar e faço questão de mostrar a foto aqui…é mais uma daquelas expectativas e realidades, fazer o que, né? Enfrentamos a fila e curtimos nossa tortinha!

Daquela região pegamos um Uber e fomos até a praça do comércio…

Praça do Comércio

Praça do Comercio em Lisboa
Praça do Comércio em Lisboa durante o Natal
Árvore de Natal na Praça do Comércio em Lisboa

Esse lugar é super tradicional, um dos cartões postais da região! Como visitamos logo depois do Natal, a árvore estava lá, reinando poderosa. Por ali também param os bondes, ônibus, tuc-tucs e muita, mas muita gente!

Praça do comércio em Lisboa, natal 2019
Decoração de Natal na passagem de um dos arcos da Praça do Comércio

Existem muitas lojas, restaurantes, bares…por toda aquela área. A gente já tava mortinho, mas demos um jeito de comer, ir ao hotel e ainda sair de novo…

Wonderland Lisboa

Wonderland lisboa 2019
Entrada da Wonderland Lisboa, feira temporária de Natal.

Essa atração foi um plus pra nossa noite, depois de um um dia lotado…como era período entre festas -logo após o Natal e entre o Ano Novo – demos sorte. É uma feira a céu aberto, com barraquinhas de comida, roda gigante, carrossel, trenzinho e atividades para crianças e patinação no gelo.

Roda gigante na Wonderland Lisboa 2019
Roda gigante na Wonderland
Vista do alto da roda gigante na wonder land lisboa 2019
Vista do alto da roda gigante na Wonderland – praça Marquês de Pombal, toda decorada

A gente se esbaldou num crepe de banana com nutela, viu as barraquinhas com artesanato e curtiu a roda gigante – uma vista bem bacana para a praça Marquês de Pombal. Foi a cereja do bolo daquele dia.

E você ainda ta achando que 3 dias não da para aproveitar? Este foi só o primeiro, haha!!

passagens aéreas
Confira ofertas de passagens aéreas!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Escolha seus passeios com TourOn.

Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.

Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo

Física de formação, maluca de coração, apaixonada por Deus e por viagens. Viajou uns 21 países (e alguns revisitou), além de conhecer vários encantos de Minas (sua terra natal) e do Brasil. Visitou mais lugares que imaginava e menos do que gostaria, mantendo assim a sede de viajar, porque o mundo é grande, a vida curta e a grana mais curta ainda!