Gruta do Maquiné: Um tesouro no Circuito das Grutas
A gruta do Maquiné está localizada na cidade de Cordisburgo em Minas Gerais a 120km da capital Belo Horizonte. Ela faz parte do Circuito das Grutas e na minha opinião é uma das mais bonitas. Vou contar como foi minha experiência ao visitá-la em fevereiro de 2020.
Encontre pousadas em Cordisburgo!
Como chegar:
A partir de Belo Horizonte, pegar a BR 040 sentido Sete Lagoas. Pegar a saída 438 em Caetanópolis e seguir 21km pela MG-231. Chegando em Cordisburgo ainda restam 6km para chegar à gruta. O caminho é todo sinalizado, é só seguir as placas.
A estrada durante todo o percurso até a gruta é ótima e possui um pedágio, no valor de R$ 5,30 até a presente data.
História
A caverna da gruta foi descoberta por um fazendeiro da região chamado Joaquim Maria Maquiné, daí o nome Gruta do Maquiné. Aproximadamente dez anos após sua descoberta, ela começou a ser explorada pelo pesquisador Peter Wihelm Lund, que encontrou restos humanos e de animais pré-históricos. Essa não foi a única gruta explorada pelo Lund. Existe a Rota das Grutas Peter Lund, que abrangem outras 2 grutas. Se quiser saber mais sobre elas, é só clicar aqui.
Ao longo dos anos foram feitas várias melhorias no local para receber os turistas.
A gruta
A gruta possui 650 metros de esculturas naturais, os visitantes só percorrem 400 metros dela. Ela recebeu uma iluminação especial, e possui uma ótima estrutura para receber os turistas.
Ao chegar na entrada da gruta, eu já fiquei impressionada: achei tudo muito limpo e bem cuidado. A gruta possui 7 salões e o salão de entrada já me deixou impressionada, imagina o restante.
A visita é acompanhada por um guia e dura em torno de 50 minutos. Geralmente os grupos saem de hora em hora para a visita na gruta. Fui visitá-la em uma sexta-feira com a minha família. O local estava bem tranquilo com poucos visitantes.
A gruta é composta por sete salões amplos, que nos encantam e despertam nossa imaginação. Os salões possuem nomes sugestivos como: Salão Urso, do Elefante e Galeria das Fadas. Vou mostrar pra vocês um pouquinho desses salões.
Com o período chuvoso acontece o escorrimento de água na gruta e acabam formando lagos naturais dentro dela. Como tinha chovido muito nas semanas antes da minha visita, tive o prazer de ver alguns deles. O interessante é que eles refletem o teto da gruta o que torna tudo muito mais lindo.
Além da gruta, o complexo possui estacionamento para os visitantes, lanchonete, restaurante e lojinhas para comprar artesanato. Eu achei tudo muito organizado, limpo e bem bonito.
Entrada:
O ingresso custa R$ 25,00 e possui o benefício de meia-entrada para estudantes, crianças de 6 a 12 anos e idosos acima de 60 anos não pagam. Só podem entrar no local crianças acima de 6 anos.
Visitação de segunda a domingo das 8 às 16hs.
Informações importantes:
- Pagamento somente em dinheiro;
- Só entra quem estiver de sapato fechado sem salto;
- Use roupas leves, não leve alimentos pra dentro da gruta, evite bolsas e sacolas;
- O local, possui restaurante e lanchonete (pagamento só em dinheiro).
Encontre ofertas de passagens aéreas!
Encontre passeios em Belo Horizonte!
LEIA TAMBÉM
25 cachoeiras imperdíveis em Minas Gerais
15 destinos mais procurados em Minas Gerais
10 cidades que você precisa conhecer em Minas Gerais
Gostou? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com.
Escolha seus passeios com Civitatis.
Adquira seu chip para celular para uso em viagens no exterior com easysim4u.
Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem