O que não fazer ao sair para uma trilha ou camping
Gosto muito de fazer caminhada em trilhas e de acampar. Nem sempre que você faz uma trilha significa que vai acampar, mas fiz um resumo de dicas para iniciantes que acabam servindo para quem faz apenas trekking e/ou quem acampa.
Já dei alguma dicas para iniciantes que querem acampar em outro post. Agora vou falar sobre o que você não deve fazer ao sair para uma trilha e ao acampar. Algumas dicas vão depender de sua experiência, outras não aconselho a ninguém fazer. Então vamos ao que interessa?!?
Encontre locais de camping e pousadas!
1 – Não buscar conhecimento sobre o lugar
Essa é a primeira e a mais importante dica. Não se aventure em terras que pra você são totalmente desconhecidas. Procure informações do local que você pretende visitar. Faça buscas sobre o clima, dificuldades, perigos, rotas alternativas e tudo o que for te ajudar a planejar seu roteiro. Algumas trilhas, requerem auxílio de equipamentos específicos, como cordas e material de rapel, se você não tiver esses equipamentos poderá ter sua trilha frustrada ou correr riscos desnecessários.
2 – Acampar sozinho
Algumas pessoas já possuem o hábito de acampar sozinhas. Para essas pessoas, digo que não acho essa prática segura, mas ok. Agora se você nunca acampou eu não recomendo. Ter companhia pode ser muito útil, para possíveis perrengues que podem aparecer e até para tarefas simples que ficam mais fáceis com pelo menos mais duas mãos além das suas.
Geralmente quem gosta de acampar, gosta de fazer trilhas. Se algo acontecer durante a sua caminhada e você estiver sozinho, não terá ninguém para ajudá-lo ou ir pedir ajuda. Corremos vários risco como: torções, quedas e picadas de bichos (cobras, aranhas etc). Sempre existem perigos quando estamos expostos na natureza, lembrando que nós somos os invasores, então devemos tomar cuidado e zelar pelos lugares em que passamos.
3 – Não avisar ninguém sobre sua localização
Esse é um erro gravíssimo e que você não pode cometer. É muito importante que você avise pra onde vai e quando volta. Se você não voltar no tempo previsto as pessoas saberão onde te procurar. Se você estiver sozinho e sofrer um acidente, essa informação poderá salvar sua vida. Muitas pessoas morrem, porque ficam dias esperando socorro médico. Nem todos os parques naturais tem um controle das pessoas que entram em suas dependências, como em alguns é possível acampar, não tem como fazer o controle de quem não voltou porque está perdido ou porque está acampado. Escolha uma pessoa para passar o endereço ou trajeto que você fará e, se possível, deixe o telefone da administração do parque se for o caso.
4 – Acampar muito próximos a rios e cachoeiras
Por mais que você tenha olhado a previsão do tempo e tudo indique que não vá chover, não se engane. Se o tempo mudar, começar a chover e sua barraca estiver próxima a um rio, você estará correndo um sério risco. Esse rio pode encher,transbordar e você poderá no mínimo perder sua barraca e pertences. Rios e cachoeiras estão sujeitos a tromba d’agua. As vezes nem chove onde você está, mas se chover na cabeceira, o nível do rio pode aumentar e invadir a área que você escolheu para acampar. Por isso, procure com cautela onde você irá montar sua barraca, evite lugares muito baixos, se afaste o máximo possível dos rios e curta seu camping com tranquilidade.
5 – Acender fogo próximo a mata
Quem nunca pensou em acampar com os amigos, fazer uma roda de conversa ao redor de uma fogueira, ou um luau? Isso é muito gostoso e se o local em que estiver acampado, área de camping ou parque não tiver nenhuma objeção a acender fogueiras, maravilha. Agora se estiver em mata fechada ou muito próximo a árvores e vegetação, você poderá começar um incêndio. Por isso, respeite as regras e avalie bem se é seguro fazer uma fogueira. Se não for possível, não desista do luau. Use lanternas!
6 – Não levar medicamentos e utensílios básicos
O que levar para acampar é uma dúvida que muitas pessoas possuem. Se quiser saber mais sobre o que levar ao acampar veja nosso post.
Se vai fazer uma caminhada, use roupas apropriadas para trekking: tênis, camiseta e bermudas confortáveis. Nem sempre essas vestimentas são suficientes se vai subir ou escalar montanhas ou morros no meio do mato, por isso é importante seguir a dica n.º 1 e procurar conhecimento sobre o local que está indo. Para quem faz atividades de aventura, às vezes é necessário equipamentos especificos para as trilhas, como cordas, equipamentos de rapel, geralmente calças e blusas de manga comprida e/ou térmicas são mais indicadas neste caso.
No geral leve meios de produzir fogo (se for levar fósforo, leve em um saco estanque pois ele não deixa entrar água), purificador de água, uma lanterna mesmo que você vá fazer uma trilha durante o dia. Imagina se um rio que você tem que atravessar sobe e te impede de retornar da trilha: talvez você tenha que passar a noite ou boa parte dela na mata. É melhor prevenir do que remediar. Se você faz uso de algum medicamento controlado, não se esqueça de levá-lo. Leve medicamentos que você costuma usar como antitérmico, remédios para alergia, estômago etc. NUNCA ofereça seus medicamentos para outras pessoas e nem tome qualquer medicamento oferecido, principalmente se forem medicamentos diferentes dos mais comuns. Você não conhece o histórico médico da pessoa, não sabe o efeito colateral que esse medicamento pode trazer para ela e pra você.
Se você for acampar, além de tudo que já citei, leve saco de dormir, isolante térmico, barraca, bússola (se você souber usar), se tiver previsão de chuva, aconselho a levar uma lona para cobrir sua barraca, se chover muito forte pode ser que ela não suporte e comece a vazar.
Alugue um carro para sua próxima viagem de camping!
7 – Confiar na natureza para conseguir comida e água
Mesmo que você faça uma trilha pequena ou fique pouco tempo acampado leve água e alimentos. Imprevisto acontecem e temos que tentar nos precaver o máximo possível. Procure levar alimentos desidratados, barras de cereal, castanhas, frutas, enlatados etc. Se você for ficar muito tempo, provavelmente não conseguirá levar água para todos os dias, então voltamos a dica n.º 1. Procure informações de onde poderá encontrar água potável ao longo da trilha. Aconselho a você levar algum purificador de água, como o clorin.
Encontre ofertas de produtos para o seu camping!
Encontre ofertas de passagens aéreas!
Contrate um seguro viagem com desconto!
LEIA TAMBÉM:
4 dicas para acampar pela primeira vez
Ecoturismo: tudo que você precisa saber!
Como evitar acidentes em cachoeiras
Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com.
Escolha seus passeios com Civitatis
Pesquise passagens aéreas com Skyscanner
Encontre seu chip internacional com Easysim4u
Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem