Só no Rio de Janeiro: 15 curiosidades sobre os cariocas
Há uma canção que diz “Cariocas não gostam de dias nublados”. Esta parte é verdade, mas há muito mais sobre cariocas. Neste post, vou revelar curiosidades sobre os cariocas; alguns pontos que fazem parte da cultura da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Digo isso, porque os pontos citados aqui vão muito além dos limites da cidade. Poderia dizer que estou falando da cultura Fluminense, por quê não? Vamos às carioquices!!
Encontre hotéis no Rio de Janeiro!
1 – Cariocas dão dois beijinhos
Quando um carioca encontra alguém, costuma cumprimentar com dois beijinhos no rosto. Quando viajamos para outros estados, sempre sentimos a diferença.
2 – A frase “Vamos marcar” não significa que vai haver um encontro
Quando um amigo carioca diz a frase “Vamos marcar”, na verdade quer dizer “Qualquer dia, se dermos sorte, nos encontraremos novamente”. Não vai haver um encontro se iniciando após esta frase. Não sei dizer o porquê…
Se você é carioca, deixo um conselho: pare de dizer “Vamos marcar” e marque um encontro com pessoas queridas. Se o ano de 2020 ensinou alguma lição, esta é que o futuro é imprevisível.
3 – Se a festa está marcada para um determinado horário, começará mais de uma hora depois
Se a festa estiver marcada para iniciar às 19h, possivelmente esta será a hora em que muitos cariocas vão sair de casa ou começar a escolher a roupa. Não leve a mal aquele seu amigo(a) carioca que sempre chega tarde nas festas e encontros da turma.
4 – Cariocas vão de chinelo a quase todos lugares
Você vai ver que cariocas calçam chinelos para ir a quase todos os lugares. Da praia ao shopping, usamos este calçado sem restrições. Não temos cerimônia quanto a isso, afinal chinelos são os melhores calçados já inventados!
Encontre os chinelos ideais pra você!
5 – Cariocas podem usar muitos palavrões para falar com pessoas queridas
Não estou dizendo que todos façam isso, mas é possível ver um carioca reencontrando um amigo e dizendo algo como “Seu filho da ****” e depois dando um caloroso abraço. Já vi muitos amigos do meu irmão agindo assim. Pode causar estranhamento, mas há muito carinho envolvido nisso. Vai entender?!?
6 – Pessoas que usam ônibus ou trem no mesmo horário, costumam criar laços
A cidade é imensa! O trajeto entre alguns bairros pode durar mais de uma hora. Diante disso, muitas pessoas que vão trabalhar ou estudar no mesmo horário costumam passar um tempo significativo juntas. É muito comum ter amigos do trem ou do ônibus.
É comum que passageiros se reúnam no trem ou no ônibus para jogar cartas, por exemplo. Por vezes até celebram datas de aniversário!
7 – Os vendedores ambulantes estão sempre preparados
Imagine um lindo dia de sol. De repente o clima muda e começa a chover. Sempre aparece um vendedor ambulante, também conhecido como camelô, vendendo guarda-chuvas. De onde eles vêm? Do que se alimentam? Onde vivem? Eles sempre estão sempre preparados para ofertar o que o público precisa.
Não se espante se alterarem os preços de acordo com a lei de oferta-procura. Certa vez, fui a um show na Praça da Apoteose que é um lugar aberto. O tempo estava nublado e alguns vendedores ambulantes vendiam capas de chuva por 10 reais. Com o início de uma chuva torrencial, os preços subiram para 20 reais. Eu e muitos outros não tivemos escolha diante do novo cenário…
Essa regra vale para qualquer necessidade! Se está calor, vai ter alguém vendendo água. Se está com fome, vai aparecer alguém vendendo algum salgadinho. Se for de manhã, há alguém vendendo café. A lista é infinita…
8 – 20ºC é considerado frio no Rio de Janeiro
Se a temperatura chegar a 20ºC ou menos, você já vai observar alguns cariocas usando seus mais potentes trajes de inverno. Se a temperatura estiver perto de 15ºC, você vai ver muitos “batendo o queixo”! Sim, cariocas exageram quando o assunto é frio…
9 – Você pode encontrar de tudo no trem
Andar de trem no Rio de Janeiro é uma experiência antropológica! Você vai encontrar produtos inimagináveis neste meio de transporte: acessórios para telefones celulares, doces, artesanato… Além disso, ainda é possível assistir a apresentações de artistas. Bem, nada disso atualmente é legalizado, mas ouso dizer que faz parte da cultura carioca.
10 – Costumamos colocar condimentos na pizza
Cariocas costumam colocar ketchup, mostarda e maionese na pizza. Surpreendeu-me descobrir que em outros estados não faziam isso também…
11 – Há cariocas que passam meses (ou anos) sem ir à praia
Como eu disse, a cidade é enorme. Nem todos os moradores moram perto da praia como muitas novelas deram a entender. Isso quer dizer que muitas pessoas devido à distância não vão à praia com tanta frequência assim. Algumas famílias passam tanto tempo sem ir à praia que, quando isto ocorre, há um grande preparativo para passar muitas horas por lá.
12 – Muitos cariocas nunca visitaram o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor
O Pão de Açúcar e o Cristo Redentor são cartões postais conhecidos mundialmente. Muitos turistas vêm à cidade para conhecer estes pontos turísticos. Muitos cariocas nunca visitaram estas atrações por diversos motivos: distância, preço da entrada… Infelizmente, as famosas atrações não são facilmente acessadas por todos os moradores do Rio de Janeiro.
Saiba como fazer um tour no Pão de Açúcar e no Cristo Redentor em um dia!
13 – Cariocas “raiz” já comeram churrasquinho na Uruguaiana, batata de Marechal e/ou biscoito Globo e mate na praia
Alguns quitutes são tradição em determinadas ocasiões. Para um dia na praia, o recomendado é provar o tradicional biscoito Globo acompanhado de mate geladinho.
Depois de um exaustivo dia de trabalho, há aqueles que preferem ter uma happy hour comendo um churrasquinho nos arredores da Rua Uruguaiana no Centro do Rio.
No subúrbio, a tradicional batata frita de Marechal Hermes tem muitos fãs!! Se você já passou pelo bairro, sabe que a batata de Marechal é irresistível.
14 – Cariocas transformam situações inusitadas em festa
Ônibus lotado em um engarrafamento, horas no trem… Essas situações podem se transformar num tipo de festa para cariocas. Muitas vezes acontecimentos do cotidiano que poderiam tão somente estressar se transformam em momentos divertidos. Devo dizer que amo esta característica nestas personagens da Região Metropolitana do Rio.
Um pouco de história: O samba foi proibido por muito tempo. Durante os anos 30, Paulo da Portela e alguns amigos costumavam voltar para casa no bairro de Oswaldo Cruz de trem. Partindo da estação Central do Brasil, o grupo cantava e tocava suas canções do trem, pois neste espaço não havia repressão. Para comemorar o Dia Nacional do Samba (02 de dezembro), todos os anos dezenas de sambistas fazem o mesmo trajeto em referência às tradições.
15 – Cariocas tratam os outros como se conhecessem há anos
Devo dizer que esta característica é uma das que mais me fascina. Pouco tempo se passa desde que uma conversa se inicia, estão todos engajados em um bate-papo que parece um diálogo de amigos de longa data! Chamamos o garçom pelo nome, podemos ir sozinhos a uma festa de rua e encontrar companhia… Assim é o carioca!
Confira aqui alguns passeios guiados gratuitos no Rio de Janeiro:
- Free tour pelo Centro Histórico e Lapa
- Free tour da herança africana + Samba da Pedra do Sal
- Free tour pelo bairro de Santa Teresa
- Free tour por Copacabana e Ipanema
Confira mais opções de passeios no Rio de Janeiro!
Encontre ofertas de passagens aéreas!
LEIA TAMBÉM
4 dicas para passar o dia no Leme
Dicas para aproveitar Madureira
Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais na Magazine Chicaslokas!
Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com.
Escolha seus passeios com Civitatis
Pesquise passagens aéreas com Skyscanner
Encontre seu chip internacional com Easysim4u
Adquira seu seguro viagem com a Real Srguro Viagem