Skip to content

Trabalho em Home Office: vantagens, desvantagens e dicas

home office dicas

Com os acontecimentos do ano de 2020, vários profissionais passaram atuar em regime home office. Isto significa que estes profissionais exercem as atividades do seu trabalho em casa, geralmente utilizando meios eletrônicos. Recentemente, tornei-me um destes profissionais e, diante disso, decidi escrever sobre as vantagens e desvantagens do trabalho remoto  e compartilhar algumas dicas para trabalhar em home office e tornar a rotina menos estressante.

Vantagens do trabalho em home office

home office

O trabalho não é um impedimento de ir a outros lugares

Quando se trabalha em home office, você pode estar fora de sua cidade e isto não irá atrapalhar o desenvolvimento das suas atividades. Para quem ama viajar, este estilo de trabalho pode ser muito vantajoso! Confira: Trabalho Remoto em 5 destinos baratos.

Você não se estressa no trajeto a caminho do trabalho

A maioria das pessoas gasta muito tempo no caminho de ida e retorno do trabalho e isto é um fator que gera muito estresse. Se você não precisa se deslocar, pode descansar mais.

Você pode trabalhar de maneira confortável

Em home office, você não precisa vestir roupas e sapatos desconfortáveis, pode escolher o local mais confortável da casa… Coisas que não são possíveis em um regime “tradicional” de trabalho.

Desvantagens do trabalho em home office

dicas para trabalhar em home office

O trabalho em home office exige constante interação com aparelhos eletrônicos

Neste regime de trabalho, os profissionais constantemente necessitam manipular telefones celulares e computadores e este tempo diante dos aparelhos eletrônicos pode causar fadiga, dores de cabeça…

Trabalho em home office pode exigir formações ainda não realizadas

Com a nova realidade, diversos profissionais foram surpreendidos com a necessidade de realizar atividades remotas sem dominar o uso das novas tecnologias ou estratégias para exercer suas atividades à distância. Muitos necessitariam de uma formação para atuar em home office que muitas vezes não é ofertada pelo empregador.

Você pode ser exposto mais facilmente

Em regime de home office, muitas transações de trabalho acabam sendo realizadas através de aplicativos como Whatsapp, Zoom ou Google Meets. Estas informações podem ser publicizadas de uma maneira não desejada.

Dicas para trabalhar em home office

1 – Estabeleça uma rotina

rotina home office

O fato de estar em regime de home office pode fazer com que você tenha dificuldades de cumprir sua carga horária de trabalho. Você pode acabar trabalhando mais do que trabalharia normalmente, ou ainda ter dificuldades de cumprir com suas obrigações. Para evitar estes problemas, estabeleça uma rotina com horário para começar e finalizar os trabalhos. Não esqueça de organizar paradas para comer e caminhar.

2 – Não fique de pijama

home office trocar de roupa

Eu sei que a tentação de passar o dia todo de pijama é grande, mas isso pode não ser muito motivador para suas atividades. Ok! Você pode vestir roupas confortáveis, mas levante-se, cuide-se e vista algo para passar o dia.

3 – Exercite-se com frequência

tony britts exercícios that's it
Movimente-se!

Em sua rotina, mantenha dias e horários para realizar atividades físicas. Isto vai ajudar a manter sua saúde física e mental. Resista à tentação de apenas se jogar no sofá quando não estiver trabalhando!

4 – Prepare-se para as reuniões: evite gafes

fabio porchat esposa nua live home office gafes
Durante live de Fabio Porchat em que Guilherme Boulos foi convidado, a esposa dele apareceu nua acidentalmente. Exemplo de um possível inconveniente em uma reunião online.

Você está naquela reunião online com seus colegas de trabalho. Muitos esquecem que a câmera e o microfone estão ligados e fazem algo que não gostariam que outras pessoas vissem. Lembre-se que está numa reunião de trabalho. Vista uma camisa, não faça “caras e bocas”… Desligue a câmera e o microfone se for ao banheiro, por exemplo. Não esqueça de avisar sobre a reunião aos seus familiares para evitar exposições. Mas se algo indesejado aparecer, relaxe, não é o fim do mundo!

5 – Tenha um local destinado para o trabalho

home office trabalho
No meu cantinho do trabalho em casa

Concentre os objetos relacionados ao seu trabalho em um espaço. Evite que este seja no seu quarto, pois este deve ser seu local de relaxamento. Não faça suas refeições perto do local de trabalho. Crie limites e evite que o fato de estar em home office converta todos os ambiente da sua casa em locais de trabalho.

6 – Mantenha momentos diários de lazer

brincar com cachorro home office
Brincando com meu cachorrinho Bandit

Trabalhe, mas não esqueça de dar atenção à família, brincar com seu bichinho de estimação, assistir à sua série favorita, ler um livro… Você pode estar em home office, mas o trabalho não precisa ser a única coisa da sua vida!

Encontre ofertas de passagens aéreas!

Não viaje sem seguro viagem!

LEIA TAMBÉM:

QUIZ – Quem é você na quarentena?

Como não enlouquecer durante a quarentena

20 dicas do que fazer depois da quarentena

O que a quarentena nos ensinou?

Encontre kindles, notebook, eletrônicos e muito mais na Magazine Chicaslokas!

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter ! Dê aquela moral e siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com.

Escolha seus passeios com Civitais

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 

Banner Parceiro

 

 



Booking.com

 

easysim4u chip viagem
Para usar todos seus aplicativos fora do país, adquira um chip internacional!

 

Brasileira e carioca. Residente no Rio de Janeiro. Formada em Pedagogia, atua como professora, mais especificamente na área de Educação Especial. Casada, além disso vive com um cachorro com uma inteligência assustadora. Ama dançar. Mochileira assumida com paixão por botar o pé na estrada.