Skip to content

O que você não sabe sobre o Parque Lage

O Parque Lage é um parque público que fica na cidade do Rio de Janeiro, no bairro do Jardim Botânico e possui uma trilha que dá acesso ao Corcovado. O parque também abriga uma Escola de Artes Visuais. Famoso pela beleza do seu palacete e uma linda piscina que sempre aparece nas fotos tiradas pelos turistas que o visitam, o parque tem se tornado um dos pontos turísticos queridinhos dos turistas. Porém, o parque tem muito mais a oferecer. Infelizmente muitos turistas não exploram toda a beleza do parque e se concentram apenas no palacete e no  café que ele possui. Neste post, vamos apresentar o Parque Lage além das paredes do Palacete. Queremos mostrar as belezas naturais do parque e suas trilhas. Aí vai um pouco do que muitos não sabem sobre o Parque Lage. Bora conferir!?!

Encontre hotéis no Rio de Janeiro!

Parque Lage no Rio de Janeiro
Palacete do Parque Lage e a imensa fila para entrar nele.

Estive no Parque Lage em outubro de 2020 em um dia bem nublado no Rio de Janeiro. Como o dia não estava para praia, resolvemos conhecer um pouco mais da cidade. O parque estava lotado. Como é possível ver na foto acima, existia uma fila imensa para entrar no palácio. Devido à pandemia, o número de pessoas dentro do prédio está limitado, então a entrada estava sendo liberada de forma gradativa o que resultou na fila que me desanimou só de olhar.  

Como não estava disposta a encarar a fila, resolvi aproveitar e conhecer as trilhas do parque. Posso garantir que foi uma das melhores decisões que tomei. Fui guiada pela minha amiga Denise, que também é redatora do blog. Ela me apresentou esse lado que podemos chamar de lado B do parque, que é pouco conhecido pelos turistas.

Trilhas no Parque Lage -RJ
Trilhas do Parque Lage

As trilhas são supertranquilas, com grau leve de dificuldade. Elas são em sua maior parte calçadas o que dificulta quedas e escorregões. As trilhas nos levam a lugares pouco imagináveis, como uma torre, que já foi incorporada pela mata. A trilha também nos leva a uma gruta e um aquário que por causa da pandemia não estava aberto à visitação. Tudo isso em meio a muito verde.

Parque Lage no Rio de Janeiro-RJ
Torre no meio da mata. Ela já está incorporada a vegetação ao seu redor.

Em nossa caminhada encontramos essa linda queda d’água, que forma um lago grande e repleto de peixes. Esse foi um dos pontos mais lindos que eu achei no parque. O barulho da água, os peixes e a tranquilidade do local nos levou a ficar um bom tempo ali, admirando toda a beleza do lugar. 

 

Atrativos do parque Lage no Rio de Janeiro
Eu e Denise apresentando este lugar lindo do Parque Lage.

Fiz um vídeo mostrando um pouco da beleza desse espaço do parque, pra mim, só esse momento já valeu a visita. 

Continuamos subindo a trilha e parando em vários pontos para observar a natureza. É tudo muito bonito. Tivemos o prazer de ver um pouco dos animais que habitam o parque; teve direito a pássaros e macacos. Fiquei impressionada com a quantidade de jaqueiras que o parque possui. Durante todo o caminho é possível ver vários pés de jaca misturados as demais árvores da mata atlântica. 

Visita ao Parque Lage na cidade do Rio de Janeiro
Trilha para visitar um mirante dentro do parque.

Por último visitamos um mirante que nos dá uma vista privilegiada da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Vista da lagoa Rodrigo de Freitas no Parque Lage RJ
Mirante do Parque Lage que nos permite apreciar a Lagoa Rodrigo de Freitas

Durante nosso passeio encontramos pouquíssimas pessoas andando pelas trilhas, o que me deixou um pouco triste. O palacete do parque tem muitas belezas, mas não podemos negligenciar os demais atrativos que ele nos oferece. São cerca de 52 hectares de pura beleza e mata atlântica,  que estão disponíveis para todos os visitantes.

Ponto turístico do Rio de janeiro

 Informações úteis

Localização: R. Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ, 22461-000

Entrada: Gratuita

Horário de Funcionamento: Aberto diariamente – 9h às 17h

Agende sua visita ao Palacete do Parque Lage!

 

Confira aqui alguns passeios guiados gratuitos no Rio de Janeiro:

Confira mais opções de passeios no Rio de Janeiro!

 

LEIA TAMBÉM

Parque Lage em 6 pontos

7 razões para ir a Copacabana

4 dicas para passar o dia no Leme

Dicas para aproveitar Madureira

15 curiosidades sobre os cariocas

Encontre produtos para sua viagem!

Booking.com

Compartilhe no Facebook e/ou Twitter! Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!

Organize sua viagem através de nossos parceiros.  Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.

Alugue seu carro com RentCars.

Reserve sua hospedagem através de booking.com e Hostelworld

Escolha seus passeios com Civitatis

Pesquise passagens aéreas com Skyscanner

Encontre seu chip internacional com  Easysim4u

Adquira seu seguro viagem com a Real Seguro Viagem

 

 

 

easysim4u chip viagem
Para usar internet fora do país, adquira um chip internacional!

 

 

Banner Parceiro

Sou mineira com muito orgulho, administradora de profissão e viajante de coração. Meu esporte preferido é viajar, meu passatempo preferido é ler e minha meta de vida é ser feliz.