Teste de ancestralidade: uma viagem em sua própria história
Já teve curiosidade sobre a origem do seu sobrenome? Ou de onde vem esta ou aquela característica física? Conhecer as próprias origens é uma viagem na própria história. Os recursos das ciências biológicas podem nos ajudar neste processo de busca. Neste post, contarei minha experiência com um teste genético de ancestralidade global.
O que é um teste de ancestralidade?
A partir de uma amostra de DNA que pode ser obtida com uma pequena quantidade de saliva ou de sangue, este exame revela os lugares de origem dos seus ancestrais.
No Brasil há algumas empresas especializadas neste tipo de exame. My Heritage e Genera são as mais conhecidas. Com poucos cliques você pode agendar o teste de ancestralidade.
A minha experiência
Fiz o meu teste de ancestralidade com a empresa Genera. Em dezembro de 2020, exame custou R$ 199,00, havendo possibilidade de parcelamento com cartão de crédito.
O exame pode ser feito com a análise DNA a partir da coleta de uma amostra de saliva. Neste caso, a empresa envia o material para coleta em sua casa e você deve postar nos Correios após isto. Li alguns relatos na internet sobre alguns transtornos na realização do exame desta maneira como recusa da empresa postal em receber o material. Não sei se estes problemas são constantes, mas informe-se se optar por esta opção.
Escolhi fazer o teste de ancestralidade a partir de coleta de sangue. Para tal, precisei ir a uma unidade do Laboratório Sérgio Franco. Quando fiz o agendamento e escolhi esta opção, fui direcionada para escolher o local de interesse e horário. Saiba como agendar um exame de ancestralidade global.
A coleta é feita no laboratório e depois de alguns dias, a empresa Genera envia um e-mail com os dados necessários para retirar os resultados do exame na internet.
No protocolo recebido, constava a informação de que os resutados seriam recebidos em 28 dias, porém cerca de 14 dias recebi um e-mail informando que já estavam prontos.
Os resultados do teste de ancestralidade
Os resultados mostram os grupos étnicos que fazem parte da constituição do seu DNA. São exibidas as porcentagens referentes ao quantitativo originário de cada região.
Os resultados me trouxeram uma grande emoção! O sentimento de ver de onde partiram boa parte dos meus ancestrais é como resgatar uma história que nos foi negada.
Para além de trazer informações de cunho genético, os resultados do teste de ancestralidade incluem também informações sobre a cultura dos povos que fazem parte da sua constituição genética.
Sobre identidade e teste de ancestralidade
Ninguém precisa de um teste de ancestralidade para se autodeclarar preto, branco, de povos originários… A autodeclaração tem a ver com características físicas também, mas está relacionada com a sua história, seja ela uma trajetória de segregação ou de privilégios.
Um teste de ancestralidade é uma forma de resgatar parte de uma história que fora apagada por diversas formas de violência ao longo dos séculos. No meu caso, entendo que foi uma oportunidade de nomear o que antes era apenas chamado de africanos na minha história. Sou descendente dos povos Bantu. Sinto-me feliz e orgulhosa por isso.
Encontre eletrônicos, itens de viagem e muito mais na Magazine Chicaslokas!
LEIA TAMBÉM:
O que fazer para conhecer outras culturas
Os 10 mandamentos para os viajantes
10 dicas para ser feliz sem viajar
Gostou? Compartilhe no Facebook e/ou Twitter!
Siga-nos em nossas redes: Twitter, Facebook, Pinterest e Instagram!
Organize sua viagem através de nossos parceiros. Dessa forma, você ajuda a manter este blog e não paga NADA a mais por isso.
Alugue seu carro com RentCars.
Reserve sua hospedagem através de booking.com. e Hostelworld
Escolha seus passeios com Civitatis
Pesquise passagens aéreas com Skyscanner
Encontre seu chip internacional com Viaje Conectado ou Easysim4u
Adquira seu seguro viagem com a Seguros promo